Na novela do Aguinaldo, história e título têm tudo a ver

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Philippe Lima e Felipe Assumpção/AgNews

    Aguinaldo Silva é autor de "Império"

    Aguinaldo Silva é autor de "Império"

Titular da próxima novela das nove, Aguinaldo Silva, explica a origem de "Império", título definitivo da sua novela, que estreia dia 21 de julho, e já foi devidamente registrado pela Globo:

"É o nome da rede internacional de joalherias do comendador José Alfredo Medeiros, o personagem de Alexandre Nero. Esta rede de joalherias é um "Império" familiar, cuja liderança é disputada pelos filhos dele, com interferências da mulher".
 
E completa: "José Alfredo sempre se refere à empresa como seu "Império", e os seus desafetos o chamam de Imperador".
 
A explicação do autor revela que existe uma ligação do título com a composição da história, daí a sua escolha e definição, para contrariedade de alguns que já vinham criticando o nome anunciado para a trama e o abandono de "Falso Brilhante", por o considerarem "mais interessante e criativo".
 
"Império" teve as gravações iniciadas, com externas na Suíça, em Petrópolis, no Rio e na cidade de Carrancas, em Minas Gerais. Os trabalhos em estúdio começam ainda nesta semana.
 
Próximas atrações – 1
Muito em breve, a Globo terá duas produções ambientadas em São Paulo.
 
A primeira, "Alto Astral", escrita por Daniel Ortiz com supervisão de Silvio de Abreu, substituta de "Geração Brasil", com estreia em novembro, vai se passar numa cidade fictícia chamada Nova Alvorada, de médio porte, do interior de São Paulo.
 
Próximas atrações – 2
Enquanto a outra, "Lady Marizete", do Alcides Nogueira e Mario Teixeira, com lançamento em abril de 2015, terá suas principais ações na favela de Paraisópolis.
 
Tatá Werneck já foi anunciada como protagonista da história.
 
Tudo limpo
Os diversos artistas que não tiveram seus contratos renovados na Record deixaram a emissora com as portas abertas.
 
Segundo a direção da casa, todos poderão ser chamados para novos trabalhos no futuro.
 
Eis a questão
O que a Record está fazendo não é nada diferente do que a Globo vem realizando há algum tempo.
 
Por mais que as novelas ainda ofereçam retornos comerciais bem compensadores, já não é mais possível manter bancos de elenco muito numerosos.
 
A ordem é apostar no contrato por obra.
 
No passado...
E em uma quantidade até exagerada, existiam casos de atores e atrizes que chegavam a ficar dois, três, até quatro anos sem fazer trabalho nenhum. Ou porque não eram chamados ou porque davam um jeito de não fazer.
 
Hoje, Globo e Record têm otimizado o aproveitamento dos seus contratados.
 
Marcos Ribas/ Photo Rio News
Julia Rabello é atriz do Porta dos Fundos
Tá lá
Integrante do grupo Porta dos Fundos, Julia Rabello, está confirmada na segunda temporada do "Vai que Cola", que estreia dia 1º de setembro no Multishow.
 
Ela volta como Jaqueline, ex-namorada de Valdo (Paulo Gustavo).
 
Havelange em série
O Canal Brasil vai estrear na quinta-feira, 21h30, uma série de 4 episódios sobre a trajetória de João Havelange, o cartola mais poderoso do esporte mundial no século 20, desde sua participação até a influência decisiva nos principais momentos do futebol em mais de cinco décadas.
 
É um trabalho de Ernesto Rodrigues.
 
Probleminha
Um chefe de reportagem do SBT quase teve a sua credencial apreendida pela CBF, uma das poucas cedidas à emissora, pela sua insistência em tirar fotos... dele mesmo durante a cobertura da seleção.
 
Os seguranças, estranhando aquilo, entenderam que alguma coisa estava errada. E, na verdade, estava.
 
Veio assistir à abertura
Ruth Arnold, diretora de marketing da Team, empresa responsável pela venda de direitos da Champions League, veio ao Brasil especialmente para assistir ao jogo de abertura da Copa do Mundo, Brasil e Croácia, na quinta-feira.
 
Antes fez questão de visitar e se reunir com executivos das principais redes de televisão do país.
 
 
Torneio em jogo
Todos consideram muito difícil a TV Globo abrir mão da Liga dos Campeões, mesmo porque os resultados oferecidos, principalmente os jogos finais, de uns anos para cá, foram bem interessantes.
 
Mas os seus direitos de exibição valem só até a próxima edição, que será disputada a partir de agosto.
 
Bate – Rebate
·       André Segatti está recebendo algumas oportunidades no "Zorra Total", da Globo, após oito anos na Record.
·       Humberto Martins pretende se dedicar mais ao cinema, após "Em Família"...
·       ... Ele participa das filmagens do longa de ação "Esquadrão Antissequestro", no Rio, e só aguarda o fim da novela para fechar contrato com outras produções.
·       Programa da produtora Dogs Can Fly, "Histórias Extraordinárias", estreia dia 22 de julho, às 22h30, no Nat Geo...
·       ... Série documental de oito episódios, vai mostrar a trajetória de brasileiros com problemas físicos graves, e suas histórias de superação.
·       Reconhecidamente uma grande atriz, Tainá Muller, a Marina, começou "Em Família" como um de seus destaques. No ataque o tempo todo...
·       ... Mas, já faz algum tempo, nada acontece para sua personagem - vai do nada para lugar nenhum.
·       A Record ainda não tem uma posição sobre a boa trilha de "Vitória", se vai ganhar disco ou não.
·       A mudança no dia ou pelo menos no horário de apresentação do programa da Sabrina já entrou em estudos na Record...
·       ... Em uma tentativa de se aumentar os seus resultados comerciais e de audiência...
·       ... O próprio sábado, faixa da tarde, surge como uma das opções.
 
C'est fini
Essa primeira temporada do "Me leva contigo", programa do Rafael Cortez nas noites de sexta-feira da Record, irá até o dia 1º de agosto.
 
E o Rafael não decepciona na condução. Joga pra cima. O problema é a iluminação. Na próxima, precisam dar um jeito nisso. É aquele tal negócio, estúdio de cinema não é o mais apropriado para programa de televisão.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos