TV fechada está fora de controle na cobertura da Copa do Mundo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

A bola da Copa está rolando e com ela em jogo o risco de uma ou outra TV virar o fio será muito menor. Pelo menos é o que tudo indica. A preocupação principal agora será com o desenvolvimento da competição e o decorrer das partidas, não mais com a exaustiva cobertura dos bastidores como aconteceu até aqui.

No caso dos canais pagos, especialmente, todo cuidado será pouco para não pecar pelo exagero. Ao longo desses últimos dias, o que se viu foi uma desesperada tentativa de preencher espaços, com informações que não acrescentaram nada a coisa nenhuma.

Divulgação/Globo
"Bem, Amigos!" marcou a 1ª transmissão no estúdio panorâmico
No rádio, no passado, isso ficou conhecido com encher linguiça, que nada mais significava do que preencher espaços com enrolação. As dificuldades na operação e conexão com determinados lugares, além do atraso de alguma coisa previamente marcada, em muitas oportunidades obrigavam os seus locutores divagar em coisas como o azul dos céus, a quantidade do açúcar na marmelada, a cor do periquito verde e outros do gênero.

Havia a necessidade disso. As TVs fechadas, na briga de uma com a outra, extrapolam na vontade de bater recordes de permanência no ar, em muitas vezes sem a existência de fatos que justifiquem tal desespero. É importante lembrar que quantidade nunca foi sinônimo de qualidade.

Bonito de dia...
O estúdio panorâmico do SporTV, na Ilha Fiscal, é realmente uma obra de bom gosto. Chama atenção até pelo atrevimento das suas linhas. Mas que funciona bem de dia. O Criador, por toda a eternidade, sempre será o número um da iluminação.

... Sinistro de noite
Mas desde a sua primeira transmissão, com o "Bem, Amigos!" na segunda-feira, ficou constatado que a escuridão do lado de fora provoca reflexos que desviam a atenção do telespectador. São uns quase fantasmas desavisados passando por ali o tempo todo. Esquisito.

Reprodução/Domingão do Faustão/Gshow
Pelas próximas 5 semanas, o "Domingão" será apresentado de SP

Indefinição
Só para deixar claro, o SBT ainda não bateu o martelo sobre a sua próxima novela, mesmo porque não existe, pelo menos até agora, decisão nenhuma sobre nada. A única certeza é que será outro trabalho infantil, com adaptação de Iris Abravanel e sua equipe.

Combinado assim
Logo depois da Copa do Mundo, meados de agosto mais tardar, Luiz Bacci vai estrear com o seu programa diário na Band, faixa das 14h, antecedendo o Datena. O outro, o dos domingos antes do "Pânico", até como uma alavanca importante para Emílio Surita e companhia bela, está previsto para outubro, depois das eleições. Os dois com presença de público.

Tudo em SP
A Globo foi obrigada a realizar remanejamentos operacionais, em função da transmissão da Copa do Mundo e de todo o espaço, inclusive físico, que a competição passar a ocupar.

Diante disso, pelas próximas 5 semanas, o "Domingão do Faustão" será apresentado de São Paulo.

Vale lembrar...
Que a partir de agora, com o início da Copa do Mundo, boa parte da programação da Globo será ao vivo. Uma medida que passa a valer inclusive para o "Caldeirão" e "Esquenta", normalmente exibidos em gravação.

Lígia na Band
Como tudo vinha indicando, Lígia Mendes já está com o seu retorno acertado na Band. O contrato foi assinado, crachá no peito e conta corrente aberta no banco. Agora só resta decidir o que ela irá fazer.


Michel Ângelo/Record
Simone Spoladore ficou cinco anos na Record

Simone tá fora
Simone Spoladore deixou a Record ao término do seu trabalho na novela "Pecado Mortal". Foram 5 anos de bons serviços prestados. Uns dizem que a decisão de sair partiu dela, outros garantem que foi uma opção da própria Record, como nos casos de Leonardo Brício, Rafael Calomeni, Cláudio Heinrich e Márcio Kieling. É uma excelente atriz.

Na miúda
Toda a alta direção dos canais Fox está no Brasil, acompanhando de perto a cobertura da Copa do Mundo. A grande maioria deles, inclusive, deseja continuar por aqui até o fim da competição.

Está liberado
O SBT informa que não houve nenhum veto à presença do Danilo Gentili como convidado especial em alguns jogos da Copa do Mundo na Fox. Isto, no entanto, nunca poderá coincidir com as gravações do seu programa.

Bate – Rebate
• José Luiz Datena assumiu de vez os óculos na apresentação do "Brasil Urgente" na Bandeirantes...
• ... A propósito do Datena, o seu programa deixará de ir ao ar em alguns dias, por causa da Copa do Mundo.
• O desejo de o SBT produzir seriados de humor continua existindo...
• ... Mas dizem que a possibilidade disso vir acontecer já foi muito maior.
• O problema é que a maioria das emissoras, passando a Copa do Mundo, deve tirar o pé...
• ... Imediatamente à final da competição o país começará a respirar eleições...
• ... O primeiro turno será realizado no dia 5 de outubro...
• ... E antes dele, o horário político, de tarde e a noite, nas emissoras de rádio e televisão.
• Fazer careta quando é fotografado não é uma marca apenas do zagueiro David Luiz...
• ... É uma mania que ele pegou da mãe, dona Regina.

C'est fini
Chegaram ao fim na terça-feira as gravações da primeira temporada da série policial "Na mira do crime", da parceria Fox e Record, com produção da Casablanca. Exibição no segundo semestre.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos