Palmirinha e Danilo Gentili são convidados para comentar futebol na Fox

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • UOL e Divulgação

    Danilo Gentili e Palmirinha são convidados para comentar futebol na Fox

    Danilo Gentili e Palmirinha são convidados para comentar futebol na Fox

Contagem regressiva para a abertura da Copa do Mundo na quinta-feira (12) com Brasil e Croácia. As emissoras envolvidas têm buscado maneiras das mais diferentes para atrair a atenção do telespectador.

Se a TV aberta, representada por Globo e Band, continuará levando vantagem com a bola rolando, os canais fechados também buscam se destacar por uma cobertura de bastidores mais abrangente.

A Fox (1 e 2) está, desde a semana passada, 24 horas no ar em cima disso. SporTV, BandSports e a ESPN prometem fazer o mesmo a partir de hoje. É bem interessante a preocupação de todas em ir ao encontro do público em casa, fazendo-se valer de expedientes que não são os mais comuns.

O canal 2, da Fox, que desde o começo tinha a pretensão de apresentar uma transmissão diferenciada --daí o interesse frustrado de contar com Silvio Luiz-- irá fazer todos os jogos com foco de humor. Para isto, foram definidas três duplas: o casal Marília Ruiz e Paulo Bonfá; Cadú Cortez e Ana Paula Oliveira; e Paulinho Arapuã e Mano. Vários convidados especiais também participarão, desde Palmirinha até Danilo Gentili.

Divulgação/Band
Renata Fan integra a equipe da Band na cobertura da Copa do Mundo

Números da TV

Juntas, Globo e Bandeirantes vão movimentar cerca de 4.000 profissionais na cobertura da Copa do Mundo.

O número oficial divulgado pela líder envolve algo próximo de 2.500 pessoas, enquanto a Band irá mobilizar cerca de 1.200. Ambas, porém, admitem que os seus contingentes possam sofrer modificações e ganhar novos componentes.

Na fechada

No sistema pago, ninguém deve superar o SporTV com as suas três emissoras totalmente voltadas para o campeonato mundial. Serão mais de 600 profissionais.

A ESPN, por sua vez, tem credenciadas 236 pessoas, enquanto a Fox informa que mobilizará mais de 300.

Se escondendo do jogo

O ex-jogador Zico recebeu propostas de diferentes emissoras para servir como "convidado especial" nas suas transmissões da Copa do Mundo.

Globo e Fox foram apenas duas delas. Mas em todos os casos, ele não demonstrou interesse. Até agora, pelo menos, não fechou com ninguém.

Nada na frente

Valéria Monteiro está completando a primeira temporada do programa "O Show da Vida é Fantástico", no Viva, mas não tem nada acertado sobre uma próxima.

A apresentadora vai ficar no aguardo dos acontecimentos.

Tá na casa

Longe das novelas desde a participação em "Saramandaia" (2013), Marcos Pasquim continua, sim, com contrato na Globo. Mas o acertado com a casa é que o seu retorno ao vídeo só se dará no ano que vem, em trabalho a ser definido. Está reservado, mas seu estafe diz que não tem "autorização para falar sobre o assunto".

Enquanto isso, o ator participa da turnê da peça "E Aí, Comeu?", de Marcelo Rubens Paiva, com Leona Cavalli, Mouhamed Harfouch e Renato Rabello.

Tendência

Aqui e em vários outros lugares já se disse que "O Rebu", nova novela das 23 horas da Globo com estreia para o dia 14 de julho, terá exibições às segundas-feiras, após a novela das 9, empurrando o "Tela Quente". O mesmo, aos sábados, já acontece com o "Altas Horas" antes e "Super Cine", depois.

É a Globo se preparando para tirar os filmes de campo.

Divulgação/TV Globo
Bel Kowarick e Tony Ramos em cena de "O Rebu"

Em estudos

Na Bandeirantes está aprovado o orçamento para Luiz Bacci apresentar um programa diário. À tarde ou à noite.

Mas como não deram em nada os entendimentos com Gugu Liberato, agora se analisa a possibilidade de ele entrar aos sábados e domingos, depois do "Terceiro Tempo".

Programa da Ana Paula

Em relação ao "Master Chef", um programa de talentos culinários, sob o comando de Ana Paula Padrão, o início de trabalhos está previsto para a primeira semana de agosto.

Realização da Band com a Eyeworks e gravações nos próprios estúdios do Morumbi.

Pré-produção - 1

A Record, também até agosto, pretende fechar todo o orçamento da sua primeira novela bíblica, "Moisés - Os Dez Mandamentos", para só então tomar decisões sobre a sua produção.

É uma estreia anunciada para 2015, mas ainda com algumas "sombras".

Pré-produção - 2

Se o custo de produção de "Moisés", por ser uma produção de época, superar a expectativa e não for condizente com a realidade comercial da teledramaturgia da Record, já existem determinações para se pensar em outra coisa.

Tais alternativas devem ser analisadas desde agora.

Clima pesado

O Brasil não tem que parar por causa da Copa do Mundo.

Pensando assim, ou mais ou menos assim, Reinaldo Gilli, presidente da Record no Rio de Janeiro, avisou que não vai liberar ninguém durante os jogos da seleção brasileira.

Quer todo mundo trabalhando normalmente. E nada de televisão ligada, muito menos na Globo. A esperança de todos é que a decisão do alto comando, em São Paulo, a de liberar a todos, vai passar tranquilamente por cima da dele.

Bate - Rebate

  • Record está usando certa cautela na escalação de Leonardo Brício em próximos trabalhos...
  • ...Constatou-se, internamente, que a imagem dele como rei Davi "ainda é muito forte".
  • O SBT fará reajustes na sua grade de programação durante o período da Copa...
  • ....Séries, entre elas o "Chaves", em grande quantidade, serão usadas em horários estratégicos...
  • ...E por horário estratégicos, entenda-se os que existirem grandes jogos, especialmente da seleção brasileira.
  • Ainda do SBT, foi liberada verba para confeccionar os agasalhos do pessoal que está envolvido na cobertura jornalística da Copa...
  • ...O problema, dizem, é que existiam outras prioridades.
  • O "Na Moral", do Pedro Bial, em sua 3ª edição, irá estrear no dia 3 de julho e ficará no ar até 14 de agosto...
  • ...Serão apenas 7 exibições.
  • Acontece nesta segunda-feira (9) o lançamento do DVD do filme-denúncia "Blood Money - Aborto Legalizado"...
  • ...Considerado por muitos como um documentário de utilidade pública pelo teor das informações que traz ao público brasileiro...
  • ...Na Livraria Cultura, do Shopping Bourbon, em São Paulo, a partir das 19h. Trabalho do cineasta Luís Eduardo Girão.

C'est fini

Não houve mesmo tempo de a papelada ficar pronta, por isso não foi possível Ana Paula Padrão e Bandeirantes assinarem contrato antes da viagem dela ao exterior na manhã de sábado.

Mas está tudo certo. É só o que basta. As partes já têm tudo conversado e acordado.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos