Copa do Mundo no Brasil vai bater todos os recordes

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Está chegando a hora. Mais alguns dias e, como diria Fiori Giglioti, abrem-se as cortinas e começa o espetáculo. Desde já, no entanto, é preciso preparar o espírito de todos. Apesar dos protestos e todas as transgressões cometidas ou que ainda se cometem, podemos esperar por recordes de audiência na transmissão desta Copa do Mundo no Brasil. Índices que jamais foram alcançados em competições do gênero. Tudo nos conduz a este dimensionamento.

Em números exatos, o público terá 11 alternativas diferentes para acompanhar aos jogos, considerando as duas emissoras abertas, Globo e Band, e nove fechadas, entre três canais da Espn, três do SporTV, dois da Fox e o BandSports.
 
Só em jogos do Brasil, as opções oferecidas também deverão atender perfeitamente a simpatia de cada um. Só no caso dos narradores, o telespectador poderá escolher entre Galvão Bueno, Téo José, Milton Leite ou Luiz Carlos Junior, João Guilherme, Paulo Andrade e José Luiz Datena.
 
E respeitadas essas preferências, deveremos chegar a um resultado para entrar na história. Não tem como dar zebra.
 
Curiosidade
Na ESPN, em todos os jogos do Brasil, haverá um trio de Paulos.
 
Paulo Andrade irá narrar, enquanto os comentaristas serão Paulo Vinícius Coelho e Paulo Calçade. Parece de propósito.
 
Voz da Copa
A Bandeirantes escalou Nivaldo Prieto para fazer a voz de chamadas dos jogos da Copa do Mundo.
 
Na última segunda-feira ele gravou todo o material da primeira fase.
 
Tudo é a Globo
Nas redes sociais, teve gente que achou um absurdo a Globo exibir "Pânico no metrô", quarta, na ausência do futebol, por causa da greve dos metroviários em São Paulo.
 
Menos, menos. O que tem uma coisa com a outra? O filme já estava programado. E a emissora está presente em todo o país. Se for assim, do jeito que as coisas andam, só vai ser possível voltar aos tempos de passar receita de bolo.
 
Onde se pretende chegar?
"Império" já é anunciado como título valendo da novela do Aguinaldo Silva, substituta de "Em Família", na Globo.
 
Depois dela, também como definitivo, fala-se em "Babilônia", do Gilberto Braga.
 
É bem o caso de perguntar: o que será que ainda nos reservam por aí?
 
Trabalho rápido
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais recomendou à Rede Globo que as gravações de "Império", próxima das 9, em locação na cidade de Carrancas, contassem com o mínimo possível de pessoas no local, em virtude de ser uma área de proteção ambiental.
 
Assim foi feito.
 
Mobilização
Sobre os trabalhos realizados em Carrancas, cidade de 3.952 habitantes, a Globo enviou apenas uma parte muito pequena do elenco.
 
Lá estiveram Lilia Cabral, Alexandre Nero, Chay Suede e Andréia Horta, com direção do Rogério Gomes, e tudo foi feito rapidamente. O transporte da equipe, inclusive, aconteceu por helicóptero.
 
Cenas de "Geração Brasil"
Cenas de "Geração Brasil"
Foi de propósito
O grupo de discussão de "Geração Brasil" foi realizado, há menos de um mês da novela no ar, portanto, muito antes do que normalmente acontece. Problemas com a audiência.
 
O principal desafio da sua equipe será adaptar suas pretensões tecnológicas com o que o público se acostumou encontrar no horário.
 
Perdendo espaço
A direção da Record tem realizado estudos para substituir, gradativamente, os filmes e seriados da grade de programação.
 
Algo que se pretende colocar em prática já no começo do ano que vem. E acabar com isso no mais breve espaço de tempo possível. No ano que vem, se tudo correr como espera, tudo será diferente.
 
Inteiramente igual
O último episódio de "Tapas e Beijos", levado ao ar terça-feira, na Globo, foi totalmente baseado na trama de "Entrando numa Fria Maior Ainda", com Ben Stiller e Robert de Niro.
 
A história do suposto filho que ele teria com a babá, sem qualquer disfarce, foi exatamente a mesma do filme.
 
 
Última semana
Apresentado por Valéria Monteiro, diariamente, às 23h no Viva, o programa "O Show da Vida É Fantástico" irá ao ar pela última vez na próxima semana.
 
Na segunda-feira, 9, Valéria vai receber Guilherme Arantes, para comentar o videoclipe da música "Imagens".
 
Como outros convidados, nos demais dias, José Augusto com "Aguenta coração", Júlio Teixeira com "Nuvem de lágrimas", Domênico Lancellotti e Moreno Veloso com "Naquela Estação" e Guto Graça Mello com "Coisas da Vida".
 
Bate – Rebate
·       O "Esporte Fantástico", da Record, neste sábado, fará uma grande homenagem a Maurício Torres, morto no último sábado em São Paulo.
·       Na próxima segunda-feira, às 21h20, Milton Neves estreia o "Band na Copa", com a participação do humorista Robson Nunes e um time de comentaristas.
·       A Rede TV! marcou para o próximo dia 22, a estreia do "Encrenca", seu novo programa dos domingos.
·       Foi definido também seu horário de exibição, das 19 às 20h30, ao vivo.
·       Carlinhos da Silva, ex-"Pânico" e Record, por pouco não entrou na equipe do "Muito Show" da Rede TV!...
·       ... Ele chegou a participar de algumas reuniões para discutir valores, mas as negociações não avançaram.
·       A partir do dia 23, o Viva irá estrear a exibição da série "As Cariocas", com exibições às segundas-feiras, 11 da noite.
·       Na Record, há a expectativa que a nova novela, "Vitória", acabe se fixando na faixados 10 pontos.
·       A greve do Metrô complicou os planos do José Luiz Datena nesta quinta-feira...
·       ... Ele foi obrigado a adiar a sua ida ao Itaquerão para providenciar a credencial da Copa.
 
C'est fini
Começaram os trabalhos da segunda temporada do programa "Tá no Ar" da Globo, comandado por Marcius Melhem e Marcelo Adnet. A primeira terminou nesta quinta-feira.
 
Por enquanto tudo ainda se limita a parte de textos. As gravações só terão início em outubro. Serão outros 9 episódios.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos