Telejornais insistem em repetir notícias superadas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

A notícia é sempre importante e deve ter prioridade, seja lá em quais circunstâncias for. O que as emissoras não podem, e nem devem, é banalizar o uso de determinados meios que os tempos modernos passaram a oferecer.

O link ao vivo nos telejornais ou mesmo em programas de variedades sempre se justifica, porque o fato em foco pode ser mostrado com maior agilidade, ainda que não tenha a qualidade desejada em tempos de HDTV.
 
Mas se de um lado as facilidades hoje disponíveis passaram a viabilizar todo este avanço, inclusive com a utilização da imagem por internet em diversos casos, é preciso que nas redações também exista este acompanhamento.
 
É comum em algumas emissoras repetir uma única matéria, com a mesma finalização e sem acrescentar nada de diferente, cerca de 10 ou 12 vezes, nunca considerando aspectos como superação ou desatualização. O público rotativo deve ser considerado, mas a inserção de novas informações tornou-se algo importante e imprescindível, considerando-se a intensa concorrência dos dias atuais. Isto, se alguém assim preferir, se chama comodismo ou preguiça. 
 
Alguma coisa está errada
Nas passagens das matérias feitas pela Ilze Scamparini da Itália, já de algum tempo é possível observar que, além de abrir sempre mais a imagem, o rosto da repórter aparece ligeiramente desfocado.
 
Dá toda a impressão que é de propósito.
 
Band
Ticiana Villas Boas acompanha trabalho da seleção na Granja Comary
Vidinha normal
Ticiana Villas Boas deu a nota na cobertura da seleção na Band. Durante todos esses dias, em Teresópolis, ela agendou entrevistas, conseguiu exclusiva com o Parreira, ralou como todos os repórteres, correu atrás de pautas, fechou VT, fez a própria maquiagem...
 
... E enfrentou o bandejão, a comidinha por quilo, sempre na maior elegância. 
 
Fora do ar
A Copa do Mundo, ao longo do seu desenvolvimento, vai mexer com a programação da Globo quase que por inteiro. A prioridade será absoluta em vários horários, levando ao cancelamento ou redução de tempo de vários produtos.
 
O "Vídeo Show" também entra nesse pacote, a exemplo de "Malhação", "Jô", e "Geração Brasil", entre outros.
 
Esquema especial
O "Vídeo Show", em particular, ficará de fora para tornar possível a exibição dos pré-jogos e, em alguns casos, as transmissões dos jogos. Mais para frente, no entanto, se houver um espaço, a Globo poderá requisitá-lo. 
 
Um recesso que o diretor Ricardo Waddington pretende aproveitar, para dar andamento nas gravações e planejar o lançamento de novos quadros. 
 
Ilustres candidatos -1
Tiririca, que até ameaçou desistir da política, foi convencido pelas bases que deve continuar.
 
Vai sair novamente candidato nas eleições de outubro para deputado federal pelo PR (SP).
 
Ilustres candidatos – 2
Mas a bancada da graça, ou bancada dos palhaços como eles mesmos preferem chamar, poderá receber reforços importantes, se outros humoristas postulantes também conseguirem chegar lá.
 
Rossini Macedo, o Tonho dos Couros, vai sair pelo Espírito Santo, Geraldo Magela por Minas Gerais e Lailtinho Brega no Ceará.
 
Novo campo
A 9ine - agência de marketing esportivo e entretenimento, que tem à frente o ex-craque Ronaldo, decidiu investir na área de TV.
 
Para cuidar deste setor foi chamado Rodrigo Branco, com passagens na Band, Multishow, Sony e o "The Ultimate Fighter", na Globo, como último trabalho. Rodrigo intermediou a transferência do Bacci para a Bandeirantes, mas sem o envolvimento da empresa do Ronaldo.
 
Calma nessa hora
O "Café com jornal", da Band, nem bem estreou e já tem gente se engalfinhando por lá. A cobrança por melhores resultados está levando muita gente boa perder a cabeça.
 
Notícias que chegam de lá revelam que o editor-chefe Ricardo Arcon e o editor-executivo Erick Melo só não partiram para a agressão física, graças à pronta intervenção da turma do deixa disso.
 
Lourival Ribeiro/SBT
Rosanne Mulholland em "Carrossel"
Professora Helena na Globo

A equipe de "Buu", a próxima novela das sete da Rede Globo, garante que terá Rosanne Mulholland, a professora de "Carrossel", no elenco da trama, assinada por Daniel Ortiz e Silvio de Abreu.

Segundo informações da equipe da novela, ela será uma nadadora, apaixonada por Alejandro Claveaux, irmão da personagem de Mônica Iozzi. 
 
Rosanne acaba de fazer "A Magia do Mundo Quebrado", filme de José Eduardo Belmonte, e está em cartaz com a peça "39 Degraus", em São Paulo.
 
Procurada pela reportagem do UOL, a atriz afirmou que não fechou nenhum contrato para a novela.
 
Na linha do tudo é possível...
A Record vem aí com a sua nova novela, "Vitória", que em meio aos diversos caminhos, nos anuncia a composição de um triângulo amoroso. E um triângulo amoroso diferente.
 
De um lado uma égua, puro sangue inglês, com dois garanhões. Vale pelo ineditismo. Ou pioneirismo. Em nossos registros, nas novelas pelo menos, não consta nada parecido. 
 
Bate – Rebate
•       Ângela Maria vai comemorar os seus 65 anos de carreira artística com um único show no Bar do Nelson, da Lilian Gonçalves. Dia 5.
•       Matthew McConaughey será o astro de junho no Megapix. Estão anunciadas as exibições de 3 filmes dele durante o mês...
•       ... Começa com "Armações do Amor", no dia 12, às 22h30.
•       Nesta sexta-feira, o ex-apitador e hoje comentarista Arnaldo Cezar Coelho vai conversar com os jogadores da seleção...
•       ... O convite partiu dos membros da comissão técnica.
•       A jornalista e apresentadora Maria Paula Limah assinou com o SporTV e vai estrear no comando do "Madruga SporTV". 
•       O atraso nas gravações da segunda temporada da série "Milagres de Jesus" levou a Record decidir pela reapresentação de antigos episódios. ..
•       ... Entre os dias 4 e 18 de junho serão reprisados "O Endemoniado de Gerasa", "A cura da mão ressequida" e "A cura do servo do centurião"...
•       ... É mais uma tentativa de botar o trabalho em dia. 
 
C'est fini
Olha a boa notícia: Márcio Bernardes teve um stent colocado com sucesso, no Hospital do Coração, em São Paulo. O procedimento foi realizado na tarde da última quarta-feira.
 
Ao final dele, Márcio recebeu todas as garantias dos médicos de que estará, dia 12, a postos, no Itaquerão, para a abertura do mundial.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos