Diretor da Record manda telespectador assistir à Globo
-
AgNews
Elenco de "Vitória", novela da Record, em lançamento da trama, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro
Na coletiva de "Vitória", quarta-feira, o número um da teledramaturgia da Record, Anderson Souza, falou que não haverá mudanças no horário de exibição das novelas. Disse que antes se reclamava que às 22h era muito tarde e que então irá insistir com a faixa das 21h, porque está produzindo um produto de qualidade. Não tem por que se preocupar com a concorrência, e completou: "o público que gosta do nosso trabalho e do nosso elenco, vai assistir. Os que não quiserem, vão assistir a concorrência. A gente não pode ficar se preocupando com isso".
Mas tem cabimento? A Record, com o que gasta, deve sim se preocupar em conquistar resultados melhores. É uma obrigação. E a conquista do público deve acontecer se utilizando de todos os mecanismos possíveis. Não existem apenas as 21 ou 22 horas para apresentar novelas. O SBT, com "Carrossel" antes e "Chiquititas" agora, sabiamente faz uso da contraprogramação – novela contra "Jornal Nacional". A Record está optando pelo bater de frente – novela versus novela, e a de maior audiência da primeira colocada. Existe algum sentido nisso?
Não é por nada...
Mas sinta como as coisas são complicadas. "Vitória" vai estrear exatos dez dias antes da Copa do Mundo. A Record, com um evento desses pela frente, naturalmente terá prejuízos na sua audiência.
Vai ficar de fora e não terá para onde correr.
Não bastassem...
Todos os inevitáveis problemas, Edir Macedo, chefe da Universal e dono da Record, determinou jejum de mídia durante a Copa do Mundo para toda a igreja. Nenhum dos seus fiéis poderá ver o futebol e televisão, com um todo, no período.
E "Vitória", a nova novela que vai começar, como é que fica? Uma situação bem conflitante. É o poste fazendo xixi no cachorro.
Só devemos lamentar...
A existência de tantos equívocos, assim como a maneira de pensar e agir da direção da Record. As chamadas de "Vitória", no ar com a melhor qualidade, indicam para um trabalho muito bem feito.
Junno Andrade, namorado da Xuxa, teve acertada a sua participação em "Boogie Oogie", da Globo e do autor Rui Vilhena, substituta de "Meu Pedacinho de Chão" no horário das 18h. Estreia em agosto.
Ele vai ser o dono da principal discoteca da trama, ambientada no ano de 1978.
Como se recorda
Junno fez testes para a série "Na Mira do Crime", da Fox, mas não foi aproveitado no elenco.
Nem por isso deixou de receber elogios do diretor Edson Spinello, numa rede social: "Já escolhi atores em papéis importantes que não fizeram o melhor teste. Somente para complementar o comentário, Juno superou as minhas expectativas no teste que fez".
Fora dos padrões
A Bandeirantes é conhecida por dar uma finalização caprichada em seus produtos. Sempre foi assim através dos anos.
Menos agora. O "Café com Jornal" tem uma arte, criada para abrigar os caracteres, completamente fora dos padrões. Mais feia, impossível.
Formato
Um dos formatos cogitados para o Luiz Bacci, em sua estreia na Bandeirantes, é o "Intrusos" ou algo muito próximo dele, sucesso de audiência nas tardes da argentina América TV.
É um programa de polêmicas, bastidores da fama e muito sensacionalismo.
Novos contratados
Nos fundos do prédio principal do SBT, onde ficam os carros de reportagem --perto do heliponto e cidade cenográfica--, vivem duas galinhas e um galo caipiras. Que depois de aparecerem numa novela, passaram a ser cuidados e alimentados pelos funcionários. Ficaram bem mansinhos, uma maravilha, mas abusados de tudo. É só deixar um carro com as portas abertas que eles entram.
Quando tá mais frio, então, as "senhoras" em questão não perdem a oportunidade. Até já botaram ovos em alguns deles.
E aí...
Há alguns dias o supervisor de operações, Flávio Brandão, irritado porque pisou onde não deveria, autorizou um motorista, que tem criação em casa, a levar as galinhas e o galo embora.
Fez isso para não sujar mais o seu sapato ou o de ninguém e também para que não continuassem correndo risco de um atropelamento. Na boa intenção.
Pois bem...
Na semana passada, dona Íris Abravanel sentiu falta dos bichinhos e perguntou o que tinha acontecido. Quando foi informada do destino deles, determinou que todos voltassem imediatamente para o SBT. Disse que não foi consultada e que não autorizava essa doação.
Providência imediatamente tomada. No dia seguinte todos já estavam de volta ao antigo aconchego.
Esta é só mais uma da série de coisas que só acontecem no SBT.
Sob encomenda
Letícia Wiermann foi convidada pelo diretor mexicano Felipe Fernandez del Paso, indicado ao Oscar pelo filme "Frida" e que já fez vários trabalhos com Tarantino, para gravar diferentes reportagens sobre o Rio de Janeiro.
Foram feitas 32 matérias sobre a cidade e o estilo de vida do carioca. Letícia dividiu a tarefa com o apresentador Maximilliano Villegas, para exibição na TV Azteca durante o período da Copa.
Bate – Rebate
• Para aqueles que estão com saudades dos ex-participantes do "BBB-14", o aviso de que, a partir do dia 7, a maioria já estará liberada pela TV Globo...
• ... Termina o contrato do direito de imagem...
• ... Isto significa que esse pessoal, como de praxe, poderá atender convites e participar de programas da concorrência.
• Sob o comando do diretor Rogério Gomes, foram concluídas as etapas de gravações de "Falso Brilhante" na Suíça e em Petrópolis...
• ... Por outro lado, ainda não existe uma decisão sobre o tema de abertura e a trilha da novela...
• ... Mas são grandes as possibilidades de serem inteiramente produzidos em cima de grandes sucessos do passado. A tendência é esta.
• Paloma Tocci, a partir desta segunda, passa fazer sua participação no "Café com Jornal" da Band, direto de Teresópolis.
• O Warner Channel insiste em não exibir as suas séries dubladas...
• ... Difícil entender tal resistência, quando se sabe que a TV por assinatura tem duas saídas de áudio...
• ..."Friends" e "The Big Bang Theory", que já possuem episódios dublados, são apenas dois exemplos.
C´est fini
Um congestionamento monstro está sendo previsto para os estúdios da Globo, no Projac, durante o período da Copa do Mundo. Além de abrigar tudo o que já existe, a programação ao vivo será intensificada – por aí se entenda "Caldeirão", "Esquenta" e cia. bela. Cogita-se, inclusive, a transferência provisória de alguns deles para São Paulo.
Então é isso, amanhã tem mais.
*Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.