Deficientes visuais fãs de "24 Horas" reclamam da falta de dublagem na Fox

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação

    Deficientes visuais alegam que canal exibe a série "24 horas" apenas com a opção das legendas

    Deficientes visuais alegam que canal exibe a série "24 horas" apenas com a opção das legendas

São muitas as reclamações dos deficientes visuais contra a Fox, que tem exibido a série "24 horas" apenas com a opção das legendas. Nenhum deles consegue acompanhar. O assessor de imprensa Alexandre Galvão, que mora em Sousa, na Paraíba, é um dos que reclamam que o canal pago não tem disponibilizado a opção dublada.

"Não é justo ter que esperar para assistir à série dublada um ano depois em algum canal aberto. A Fox poderia transmiti-la dublada em um horário alternativo. Em uma semana acredito que seja possível dublar três ou quatro episódios", afirmou.

Alexandre contou que hoje os recursos tecnológicos possibilitam que os deficientes visuais tenham acesso à informação, à leitura de jornais, sites e redes sociais. Ele só lamentou que o mesmo não aconteça em alguns canais da TV por assinatura, que ainda não disponibilizam a programação completamente legendada.

"O TNT é o único canal que tem a programação 100% dublada. Muitas vezes quero assistir séries e documentários em outros canais e não posso por ser legendado. A dificuldade para quem não enxerga é tremenda", disse.

Consultada, a Fox informa que o caso do "24 horas" é único na sua programação. O episódio é exibido no dia seguinte ao que vai ao ar nos Estados Unidos e não existe tempo hábil para produzir a versão dublada.

*Com colaboração de José Carlos Nery

Leia a coluna na íntegra

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos