SBT se vê forçado a mexer nas suas manhãs

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Lourival Ribeiro/SBT

    Ana Vitória Zimmermann e Matheus Ueta apresentam o programa infantil "Bom Dia & Companhia" nas manhãs do SBT

    Ana Vitória Zimmermann e Matheus Ueta apresentam o programa infantil "Bom Dia & Companhia" nas manhãs do SBT

Aqui se fala muito da economia da Record na abertura dos intervalos comerciais. Uma façanha que as outras, por causa da conta no fim do mês, não se permitem. Mas existem sempre as exceções de praxe e a mais gritante delas é apresentada pelo SBT, mas que só está agindo assim por imposição do momento.

Todo aquele que tem acesso ao Controle da Concorrência, com o histórico do que ocorre nas várias emissoras em diferentes horários, certamente já percebeu que de algum tempo os desenhos animados da manhã são exibidos sem interrupção.

Algo que poderá levar alguém a imaginar que se trata da mesma estratégia utilizada em situações de necessidade, com o intuito de aumentar a audiência. Acontece que no caso em questão isto só ocorre por absoluta ausência de comerciais, causada pela falta de interesse de se anunciar na programação infantil. Não está valendo a pena queimar nem mesmo os velhos e conhecidos "calhaus".

Este estados de coisas certamente obrigará a direção do SBT, muito em breve, a realizar intervenções por aí.

Joaquim Norte Souza/Caras
Record tentou
Márcia Goldschmidt está em Portugal desde janeiro, agora muito mais tranquila com a saúde da sua filha. A menina se recuperou bem da cirurgia realizada no Brasil.

A Record, por aqui, bem que tentou a participação da Márcia, para uma "homenagem" no programa do Geraldo Luis, mas ela não aceitou. Segundo os mais próximos, porque quer distância da baixaria.

Vai lá
A Record, mesmo sem os direitos da Copa, terá equipes em todas as cidades-sede para a sua cobertura jornalística. Cerca de 100 profissionais serão destacados para realizar este trabalho.

Cargo vago
A Rede TV! ainda não tem uma definição sobre quem irá ocupar a sua direção de esportes. Há quase 15 dias, o departamento está no piloto automático. Segundo consta, existem dois nomes na mira.

Antônio Chahestian/Record
Marcos Mion grava "Legendários" com Sérgio Mallandro
 Acelerando o passo
Marcos Mion começou a adiantar as gravações do "Legendários". Conforme o combinado com a Record, ele vai sair de férias  em julho.

Obra parada
Depois de um início que chamou atenção, a Bandeirantes tirou um pouco o pé nas obras das futuras instalações do BandSports. O ritmo já não é o mesmo e nem existe mais um prazo para a conclusão dos trabalhos.

Reprodução
Arritmia cardíaca
O narrador e apresentador Maurício Torres se sentiu mal no último dia 1º de Maio, uma quinta-feira, quando viajava do Rio de Janeiro a São Paulo, onde faria gravações dos "offs" para o "Esporte Fantástico" daquele fim de semana.

Após o desembarque, ele foi direto para o hospital Sírio-Libanês, onde permanece internado na UTI. O quadro, segundo constatado, é de arritmia cardíaca – e não de infarto.

Tirando da frente - 1
A equipe de autores de "Pecado Mortal", novela da Record, tem dois desafios nesta reta final. Criar tramas para fechar a história e juntar esforços para reduzir custos. E como reduzir custos? Com menos tempo de gravação em estúdios.

Por bem ou por mal, alguns cenários inclusive já foram desmontados, algo que não é normal antes da novela terminar.

Tirando da frente - 2
Por trás desta ordem para que a produção de "Pecado Mortal" diminua sua presença nos estúdios também está uma determinação da Record para que os trabalhos de "Vitória" sejam acelerados.

Os espaços desocupados por "Pecado" estão sendo imediatamente tomados por cenários da próxima novela, que estreia em junho.

Curioso é que...
A Record possui no Rio um dos maiores complexos de estúdios do país. Qual será a necessidade da nova novela utilizar as mesmas instalações da que está saindo do ar? Esquisito, né?

Trabalho encerrado
Jorge Fernando encerrou uma bateria de testes com jovens atores e atores mirins. Trabalho realizado nas últimas duas semanas, necessário para completar o elenco da novela do Daniel Ortiz, próxima das 19 horas.

Futebol inglês
A partir deste domingo os canais ESPN irão exibir os três jogos que poderão definir o campeão da Premier League, campeonato Inglês.

Às 10h50, a ESPN vai mostrar Liverpool e Newcastle United; na ESPN Brasil estarão Manchester City e West Ham United, e na ESPN+, Cardiff City e Chelsea. O futebol internacional, em muitas ocasiões, tem colocado os canais ESPN na liderança de audiência na TV fechada.

Junior Schön/Divulgação
Jacqueline Sato vai integrar o elenco da série policial "Na mira do crime"
Série policial
Recém-saída de "Além do Horizonte" na Globo, Jacqueline Sato, agora, vai integrar o elenco da série policial "Na mira do crime", de Tiago Santiago e direção-geral de Edson Spinello, que será exibida na Record e na televisão paga.

Uma produtora de TV, Sandrinha, é a personagem,. Em função deste novo trabalho, Jacqueline teve que mudar os cabelos com o Wanderley Nunes.

Bate – Rebate
•          "Fantástico" vai estrear a próxima edição do "Medida Certa" em setembro...
•         ... Mas ainda não tem nada fechado com o responsável Márcio Atalla sobre o número de participantes.
•         ... A tendência é se investir num só. No máximo, dois.
•         Depois de "Flor do Caribe" na Globo, Licurgo Spínola grava a série "Milagres de Jesus" na Record. O episódio é "Os Dez Leprosos"...
•         ... Que ainda reúne no elenco Gabriela Durlo, Caetano O"Maihlan, Márcio Mariante, Lu Grimaldi e Cico Caseira. No ar, dia 14.
•         A Record ainda não tem data para a estreia da "Fazenda"...
•         ... A produção já está reunida na seleção de nomes para esta próxima edição.
•         O ator Flávio Galvão está confirmado no elenco de "Falso Brilhante", do Aguinaldo Silva.
•         ... Ainda sobre "Falso Brilhante", notícias que chegam dos seus bastidores revelam que Viviane Araújo tem tudo para surpreender o público presente...
•       ... Está havendo um cuidado muito grande, por parte de vários setores da produção, na montagem da sua personagem.

C'est fini
Começa hoje a terceira edição do "Mulheres que brilham", quadro do "Programa Raul Gil" no SBT.

Neste ano, foram mais de 9 mil inscrições. Depois de várias audições regionais, 48 foram selecionadas. Destas sairão as 10 finalistas que estarão de volta ao palco do programa a partir de julho.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos