Audiência do futebol na televisão está na UTI

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Buda Mendes/Getty Images

    Com Flamengo e Palmeiras em campo, Globo teve 14 e a Bandeirantes 5 ponto no Ibope no domingo (4)

    Com Flamengo e Palmeiras em campo, Globo teve 14 e a Bandeirantes 5 ponto no Ibope no domingo (4)

Qual o futuro do futebol na televisão aberta brasileira? De maneira quase geral, a baixa qualidade dos espetáculos nos leva, a cada rodada que passa, a um panorama ainda mais sombrio e desalentador.

As competições promovidas em nosso país, salvo finais ou jogos que possam decidir alguma coisa, já de alguns anos têm despertado interesse quase nenhum junto à grande parte dos telespectadores. Até os clubes com maiores torcidas, encabeçados por Flamengo e Corinthians pela ordem, estão longe de repetir os mesmos resultados do passado.
 
E é um cenário que, pela linhagem dos atuais dirigentes, se mostra irreversível e sem nenhuma possibilidade de se alterar, mesmo na eventualidade da seleção brasileira chegar ao título na Copa do Mundo. Na manhã desta quarta-feira será conhecida a lista definitiva dos convocados, sem chances de serem incluídos mais de três ou quatro atletas que vestem camisas dos times daqui. Todos os demais atuam lá fora e nem pensam em retornar ao Brasil tão cedo. A tendência é seguir o joguinho de sempre.
 
É um quadro que assusta. Domingo, no principal dos nossos campeonatos, com Flamengo e Palmeiras em campo, Globo deu 14 e a Bandeirantes 5. Somados, foram míseros 19 pontos. Isso quebra qualquer grade.
 
Jogo bom, hoje, virou exceção.
 
Está na hora
Chegou o momento de tomar uma providência. A televisão, que paga muito pelos direitos do futebol, deveria exigir maior comprometimento por parte dos clubes. 
 
O que passa, pelo menos para quem está do lado de fora, é a impressão da mais completa bagunça e desorganização. Tudo começa e lamentavelmente termina na falta de capacidade e seriedade dos seus dirigentes.
 
 
Que mundo é esse?
O estádio do Morumbi vai receber o show do One Direction, uma boy band com grande prestígio junto à moçada, neste fim de semana.
 
Mas há quaseum mês, em cerca de duzentas barracas, um número enorme de jovens está ali abrigado, sem nada o que fazer o dia inteiro. E, pelo jeito, sem trabalhar ou estudar. Está certo isso? 
 
Reprodução / Facebook
Larissa Riquelme fez ensaio com as cores do Brasil
Não vem mais
Já subiu no telhado a história da Larissa Riquelme com a Bandeirantes. No mês passado, a paraguaia chegou a se reunir com dirigentes da emissora e era apontada como uma provável atração da Band para a cobertura da Copa do Mundo.
 
Os impedimentos com ela são sempre muito grandes. Na "Fazenda", da Record, também foi assim.
 
Avanço técnico
No jogo Vasco e Atlético Goianiense, da série B, no sábado, a Rede TV! passou a utilizar a tecnologia de transmissão, via satélite NS3.
 
É uma codificação que permite a colocação de mais informações, de áudio e vídeo, e ocupando menos espaço no satélite. É inédito na aberta.
 
Paduardo/AgNews
Wanessa participou da Parada Gay em São Paulo
Parada forçada?
Depois de confirmar, Wanessa Camargo cancelou participação nas gravações de hoje, no "Programa da Sabrina", na Record.
 
Grávida de 7 meses, ela mandou avisar que passou mal depois de participar do encerramento da Parada LGBT, domingo, em São Paulo. Informou ainda que, por ordem médica, será obrigada a guardar repouso absoluto. Então tá.
 
Há, no entanto, quem jure de pés juntos que tal cancelamento só aconteceu porque ela já tem um compromisso assumido com a Globo. Teria ficado com medo de se queimar.
 
Onde vai parar?
Domingo, em seu artigo na Folha, o sempre brilhante Maurício Stycer discorreu sobre o vale-tudo em nome da audiência colocado em prática pelo "Domingo Show", da Record.
 
Com toda honestidade, é impossível saber onde este programa poderá chegar. A cada semana, verifica-se, há o desejo de se superar na abordagem de temas que só visam aumentar os seus resultados. 
 
A Record...
Com iniciativas do tipo, abre completamente mão da dependência comercial, imprescindível na vida de qualquer empresa de comunicação. Poucos anunciantes têm coragem de atrelar suas marcas a um produto de tão baixa qualidade.
 
Não por acaso se viu um filme da Igreja Universal, talvez como tentativa de justificar o dinheiro que cai do céu, nos intervalos do último programa.
 
Fase de aquecimento
O diretor Mauro Mendonça Filho marcou para junho o início de gravações da nova série policial da Globo, "Dupla Identidade", de Glória Perez, que ainda não tem seu elenco completamente fechado. 
 
Enquanto isso, segue o trabalho de preparação de seus protagonistas, Débora Falabella, Luana Piovani e Bruno Gagliasso.
 
Babi em nova série 
Próxima minissérie da Record, "Plano alto", do Marcílio Moraes com direção-geral de Ivan Zettel, está com a sua seleção de elenco bem adiantada.
 
Uma das novidades será a presença de Babi Xavier. É a volta dela, após o trabalho realizado em "José do Egito". 
 
Além de outros...
Este elenco ainda terá as participações de Milhem Cortaz, Gracindo Junior, Victor Fasano, Daniela Galli, Jussara Freire, Giuseppe Oristânio, Juan Alba e Esther Góes. 
 
"Plano alto", com estreia em agosto, pretende caminhar pelo universo político, desde a ditadura do século passado até os Black blocs de agora.
 
Leo Franco / AgNews
Regina Duarte participará de "Falso Brilhante"
Participações especiais 
A Globo acertou as participações especiais de Regina Duarte e Reginaldo Faria em "Falso Brilhante", do Aguinaldo Silva, que vai substituir "Em Família".
 
A Regina fará Maria Joaquina, uma compradora de diamantes que participa dos quatro primeiros capítulos, em cenas gravadas em Genebra, Suíça. 
 
Já o Reginaldo será Sebastião Feliciano, um tipo que vai entronizar o protagonista Alexandre Nero no mundo dos diamantes, mas que é morto no primeiro capítulo, numa revolta de garimpeiros no Monte Roraima.
 
Bate – Rebate
•       A ida de Gracindo Junior para "Plano alto" abriu caminho para a entrada de Camilo Bevilacqua em "Marluce e Marcelly", outra série da Record.
•       A casa Terra da Garoa está preparando grande festa para homenagear os 60 anos artísticos do Carlos Alberto de Nóbrega.
•       Boa notícia: Nilton Travesso, completamente restabelecido, está retomando as suas atividades na Jovem Pan e GNT.
•       Renata Fan não irá se afastar completamente do programa "Jogo Aberto" durante o período da Copa do Mundo...
•       ... A sua ausência só irá ocorrer, direto das cidades-sede, quando a seleção brasileira estiver em campo.
•       Na Band, comenta-se a participação da Ana Paula Padrão poderá acontecer no programa MasterChef...
•       ... Trata-se de um reality show com chefs de cozinha...
•       ... Ainda no decorrer desta semana, ficaram de marcar uma conversa definitiva.
 
C'est fini
O "Domingo Espetacular", da Record, guardados os devidos excessos, é o "Fantástico" de ontem. Está investindo em boas reportagens e despertando a atenção do público.
 
Peca no exagero das durações. A matéria da banana ficou quase 40 minutos no ar. Foi quase um filme.
 
Paulo Ildefonso, 62 anos, conhecido profissional da TV brasileira, com passagens na Tupi, Band e SBT, entre outras, faleceu na última sexta-feira. Triste. Falência múltipla dos órgãos.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos