Programa religioso na TV funciona na base do "me dá um dinheiro aí"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação

    O "aviõezinhos" de Silvio Santos estão sendo usados pelas igrejas

    O "aviõezinhos" de Silvio Santos estão sendo usados pelas igrejas

O negócio televisão no Brasil nunca esteve tão próximo da desmoralização absoluta. O "Quem Quer Dinheiro?", criado por Silvio Santos para o voo e distribuição dos seus "aviõezinhos", foi ligeiramente alterado e trocado de lado por parte dos programas produzidos pelas mais diferentes igrejas.

Virou o "Me dá um dinheiro aí?", mas agora de uma maneira mais despudorada da que sempre existiu ou da que até aqui se colocava em prática. O fiel "patrocinador", aquele que banca essa folia e que já estava acostumado ao corpo a corpo, boleto bancário, venda da toalhinha, aromatizantes, promessas de falsos milagres e todo tipo de encenação, em sua boa fé hoje verifica que não existe nem mesmo a intenção de disfarçar coisa nenhuma.

A tomação de dinheiro acontece na cara dura. No último domingo, com a maior naturalidade deste mundo, um senhor da igreja Mundial - que não era o dono Valdemiro Santiago, gritava aos presentes: "Quem pode doar agora mil reais para manter esta obra?!. Quem não tiver pode dar 500 mesmo, que também ajuda".

E assim foi, até chegar às possibilidades de cada um dos presentes. Uma verdadeira palhaçada. E deixava claro que era tudo para manter a obra do bispo, ou seja, os aluguéis de horários na televisão. Fato é que as concessões de TV, em muitos casos, foram parar nas mãos de pessoas que não estão interessadas em fazer televisão. É daqui pra pior.
 

Reprodução/Instagram
Caso de racismo envolvendo Daniel Alves foi assunto da semana
Tirando lasquinha
 
Todo e qualquer movimento contra o racismo deve ser apoiado e incentivado. Falar do Daniel Alves, aqui, é desnecessário. Tudo de bom já foi dito sobre ele, baseado em informações do autor Walther Negrão, que conhece o jogador de perto. É um tremendo boa cabeça.
 
Tão boa cabeça...
 
Que quando o Neymar se transferiu para o Barcelona, embora tivesse uma proposta milionária do futebol inglês, o Daniel preferiu permanecer no clube catalão. Abriu mão de um dinheiro muito maior, para acompanhar seu companheiro nos primeiros dias no novo time. Sabia que aquilo seria importante para ele, Neymar.
 
É uma obrigação...
 
Repudiar todo e qualquer ato dos idiotas racistas, como dar apoio irrestrito a qualquer movimento do bem. O curioso é que já transformaram a atitude do Daniel, a mais natural e inteligente possível, em uma jogada de marketing.

Já são muitos, incluindo os mesmos de sempre, interessados em tirar a sua lasquinha. Em vez de querer se aproveitar da situação, essas pessoas deveriam tomar atitudes concretas, como foi a do Daniel. Só aparecer na foto, com a bananinha na mão, não vai adiantar coisa nenhuma.
 
E outra...
 
Também estou fechado com o pai do Daniel, em uma das coisas mais sabias e cuidadosas que ouvi até agora: da próxima vez, chuta, manda pra escanteio, e não come. Vai que um desses criminosos enfia alguma coisa na banana. Tem muito maluco nesse mundo.
 
E a última...
 
Vale lembrar que ainda recentemente, tivemos os casos do Tinga e do arbitro do Rio Grande do Sul, Márcio Chagas da Silva,e muitos do que aí estão nem se alvoroçaram. Não vieram a público fazer um barulho tão grande. O Ibope de retorno, com certeza, não seria o mesmo do Daniel Alves.
 
Fui...
 
O "Superpop", da Luciana Gimenez, passa por outro momento daqueles. O diretor Ricardo de Barros se afastou na noite de segunda-feira, porque decidiu dar um novo rumo na vida.
 
Por novo rumo na vida...
 
Entenda-se o "Encrenca", nos moldes do "Pânico" – que o Ricardo já dirigiu e que a emissora pretende estrear em breve nas noites de domingo. Outros setores, no entanto, falam em incompatibilidade com a Luciana.

Por enquanto, não foi designado ninguém para ocupar o lugar. A Rede TV! confirma a sua saída e mudança para o novo programa.
 

Reprodução
Priscila Fantin ganha espaço na Globo: convidada do "Vídeo Show" na segunda-feira, ela completou a sua participação em "Malhação" e fica, agora, à disposição das próximas estreias
Lado B
 
Guilherme Weber, diretor do longa "Deserto", procurou a coluna para esclarecer que a Ancine não deve ser responsabilizada pelos eventuais atrasos de pagamentos do elenco, já tendo esta repassado todo dinheiro aprovado e previsto para este projeto.

A produção, segundo ele, aguarda a liberação de recursos captados junto a outros patrocinadores para fechar os pagamentos pendentes do filme. Então, pronto.
 
Social
 
Na segunda-feira, noite da sua estreia, Otávio Mesquita recebeu a direção do SBT para um coquetel em sua casa. Maciel, Glen e companhia bela. Cerca de 20 pessoas. O programa, em seu primeiro dia, exibido quase às duas da manhã, marcou 3,2 de média, com 25% de participação. Encostadinho no Jô.
 
Mudanças do "Fantástico"
 
Sobre todo processo de mudanças no "Fantástico", a sua dupla de apresentadores também passou a ser questionada. Tadeu Schmidt já não é uma unanimidade. E do lado feminino, há quem fale em erro de cálculo.

Patrícia Poeta, mais descontraída e com a cara do programa, não deveria ter saído. Renata Vasconcellos, com jeito mais sério, cairia como luva no "Jornal Nacional". Opiniões. As duas são ótimas. Titulares em qualquer time.
 
Gravado
 
Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto, os apresentadores do "SBT Brasil", foram recebidos por Silvio Santos, ontem, nas gravações do "Jogo das 3 pistas". Nenhum dos assuntos em cartaz nos últimos dias entrou em questão, mas o clima, o tempo todo, foi de grande simpatia e cordialidade.

O quadro vai ao ar no programa do próximo domingo.

Roberto Nemanis/SBT
Rachel Sheherazade no "Programa Sívio Santos"
 
Coisa mais feia
 
Parece que aqui é proibido se dar bem na vida. Ter sucesso e ser bem sucedido. Os invejosos não permitem. A vítima da vez é a Ticiana Villas Boas, apresentadora da Bandeirantes. Porque casou com alguém muito rico e deu uma entrevista na "Veja" contando com é a vida dela, já teve quem deflagrasse uma campanha contra ela.

Bem naquela do inimigo mora ao lado. Querem o quê, hipocrisia?
 
Bate – Rebate
 
•   Certeza: Vanessa Gerbelli é uma das melhores atrizes atualmente em cartaz.
•   NBA: a ex-jogadora de basquete Magic Paula vai voltar ao canal Space, em maio...
•   ... Paula será a comentarista das finais da Conferência Oeste da liga americana, que serão exibidas no Brasil com exclusividade pela emissora do grupo Turner.
•   Em maio o canal Viva completa quatro anos no ar...
•   ... Entre as atrações anunciadas, a exibição da série "A Diarista", com Cláudia Rodrigues.
•   Resta saber se no "Repórter Record Investigação", o novo contratado Domingos Meirelles fará apenas as vezes de apresentador...
•   ... Na estreia, pelo menos, foi assim, com o bom Gerson de Souza no campo e ele no estúdio.
•   Muitos autores de novelas, em vésperas de estreias, sofrem com a marcação cerrada de alguns atores...
•   ... Dão palpites na história, no personagem e não se acanham no momento de pedir mais destaque...
•   ... Por essas e outras, o Aguinaldo, que vem aí com "Falso Brilhante", já avisou que não quer papo com ninguém...
•       ... Proibiu todas as ligações, para desespero de uma atriz com mais quilômetros de estrada. Do contrário, justifica, não vai conseguir trabalhar.
 
C´est fini
 

Uma nova estratégia de programação está em prática na TV Assembleia, com o comando de Ana Claudia Carletto. O ponto forte é o telejornal ao vivo e entradas inúmeras ao vivo durante a programação, tanto de locais dentro da Assembleia como de fora. Está funcionando.
 
A Jovem Pan estreou o programa "Pingo nos is" com Mona Dorf, Reinaldo Azevedo e Patrick Santos. Está no lugar da "Hora da Verdade", às 6 da noite.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos