Luciano do Valle alertou câmeras e diretor de TV para o Bernard

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Quando tomou gosto pelo vôlei e resolveu colocar este esporte em rede nacional, Luciano do Valle se cercou de todos os cuidados. Na primeira transmissão, chamou os câmeras e o diretor de TV escalados para uma partida, para prevenir: "tem um deles, Bernard, que costuma jogar a bola no teto do ginásio. Por favor, toda atenção nele". O que depois ficou conhecido como "jornada nas estrelas".

Só uma coisa...
Em situações como a de agora, é preciso tomar muito cuidado para não cair no ridículo. E muitos, sem a menor cerimônia, já caíram. Alguns, que nunca tiveram a menor intimidade com ele, tentaram tirar a lasquinha básica com a morte do Luciano. Coisa mais feia.

O Luciano foi um grande narrador e, reconhecidamente, um apaixonado pelo esporte. Deve ser lembrado e exaltado por isso. Mas foi também um ser humano comum, com virtudes e defeitos. É descabida, portanto, a tentativa de querer transformá-lo em santo. Não é por aí. 

* Colaboração de José Carlos Nery

Leia a coluna na íntegra.

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos