SBT vai acabar com a programação infantil

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Lourival Ribeiro/SBT

    O programa "Bom Dia & Cia", que vai ao ar nas manhãs do SBT

    O programa "Bom Dia & Cia", que vai ao ar nas manhãs do SBT

Está prometido para o começo de maio, no SBT, o lançamento de um outro jornal, com o mesmo César Filho, substituindo o que ele apresenta atualmente. Terá um formato mais próximo de uma revista, concorrendo diretamente com o "Café com Jornal", que a Bandeirantes também vai estrear na mesma ocasião. Até aí, um a um.

O que chama atenção é que aos poucos o SBT começa a despertar para a dificuldade que a programação infantil, já há algum tempo, passou a enfrentar na TV aberta em relação aos canais fechados. Não bastasse isso, o contrato com a Warner não foi renovado e, para muito breve, boa parte deste material que ainda está no ar não poderá ser utilizado, o que inviabilizará por completo esta situação.

Muito mais que uma tendência, agora passou a haver a necessidade de pensar numa programação sem os desenhos animados, que por muitos anos fizeram a alegria das manhãs do SBT.

Outra coisa
Está comprovado de forma absoluta que programação infantil não gera mais audiência na TV aberta. Não adianta insistir. E a rentabilidade comercial também foi comprometida, com as normas impostas para as ações de merchandising. Deixou de ser um bom negócio.

O que não pode
No que diz respeito aos filmes na TV aberta, o que não deve ser feito é a edição de vários deles, como vem acontecendo em praticamente todas as emissoras. É o que agora se transformou em uma prática comum, para se ajustar aos espaços disponíveis nas grades de programação.

Pra complicar
Na TV fechada as reprises dos filmes se intensificaram de uma maneira absurda nos últimos tempos. Uma coisa próxima do insuportável. Aliás, a programação geral dos canais pagos não apresenta novidade há muito tempo. A única foi a estreia da quarta temporada de "Game of Thrones" na HBO. E nada mais que isso.

Milagre
Como pode a Record, com um programa de 4 horas e 25 minutos no ar, caso do "Domingo Show", abrir apenas dois intervalos comerciais? As outras emissoras, as normais, nunca irão conseguir chegar perto de tal proeza.

Ficou assim

Felipe Assumpcao / AgNews
A atriz Adriana Birolli
O autor Aguinaldo Silva definiu da seguinte maneira a participação de Adriana Birolli em "Falso Bilhante", substituta de "Em Família": nos primeiros capítulos, a atriz fará a fase jovem da Lilia Cabral e, durante o decorrer da história, voltará à trama, mas aí na condição de sobrinha de Lilia.

Segunda temporada
Pelo menos no roteiro, a 2ª temporada de "Milagres de Jesus" caminha a passos largos na Record.

Os autores que trabalharam na primeira já estão escrevendo para a próxima. Além disso, o grupo acaba de receber um reforço. Gustavo Reiz, que adaptou "Dona Xepa", está desenvolvendo um dos episódios.

Velho problema
Ainda em se tratando de "Milagres de Jesus", a Record precisa acertar com urgência o seu esquema de gravações. O pessoal está batendo escanteio e correndo para cabecear. São muitos os episódios e poucos profissionais para tocar os trabalhos.

Tanto assim, que para a equipe, só haverá um feriado de folga, o do dia 21. Tem gente infeliz, claro, mas se não gravar, não vai para o ar.

Alvo de investimentos
A direção da Band resolveu olhar com mais carinho para as necessidades do "Pânico".

Foi este um dos motivos, comprar formatos que se ajustem ao programa, que levou o executivo Diego Guebel ao MIP, em Cannes, na semana passada.

Cirurgia – 1
Virgílio, Humberto Martins, na novela "Em Família", poderá passar por uma nova cirurgia no rosto. Quem avisa é Manoel Carlos: "estou pedindo uma nova pesquisa e se for possível faremos o personagem passar por uma nova cirurgia de remoção".

O autor lembra que ele já passou por duas, pagas pelo pai de Laerte, Itamar, que morreu há pouco tempo.

Cirurgia – 2
Maneco prossegue: "o problema das cirurgias é que elas produziram um queloide, que é de difícil erradicação. Muitas vezes o queloide fica mais visível do que uma cicatriz sem tratamento cirúrgico".

De acordo com ele, "existem muitas matérias na Internet que explicam esse procedimento". Não se sabe se esta operação irá provocar uma mudança no comportamento do personagem.

Divulgação
A atriz Cinara Leal
Cinema americano
Após temporada em Los Angeles estudando e fazendo testes para filmes, Cinara Leal, foi aprovada para integrar o elenco de "Dois do Texas", do diretor Mark Lucas, já em fase produção.

A atriz também está em vias de fechar um segundo trabalho nos Estados Unidos.

Bate – Rebate
•       Chegaram ao fim as gravações da série de humor "Por isso sou vingativa", protagonizada por Camila Morgado, que estreia no Multishow no dia 28...
•       ... A produção tem 13 episódios e também reúne no elenco André Gonçalves, Pedro Paulo Rangel, Berta Loran, Mario Faini e Márcio Rosário...
•       ... No último sábado, a equipe de "Vingativa" fez uma festa surpresa para Camila Morgado no set de gravações...
•       ... A atriz completou 39 anos e ganhou dois bolos enormes da produção, flores e muito mais. Ela já negocia também sua volta à TV aberta.
•       A RAI deu um prêmio de 500 mil euros a uma participante de um programa de auditório...
•       ... Aquele das caixas que o SBT já fez por aqui...
•       ... Estranho isso para um país em crise.
•        Alguém está pisando na bola, a Rede TV! ou a Net...
•       ... As informações sobre o programa que é apresentado nunca batem...
•       ... Domingo, por exemplo, a operadora anunciava Amaury e o que estava no ar era o Gilberto Barros. Parecidos só no branquinho dos olhos.

C´est fini
Rodrigo Faro ficou bastante satisfeito com os resultados do seu programa de domingo. Em alguns momentos, ele chegou a liderar a audiência.
Ontem, pela primeira vez, gravou valendo nos estúdios de Paulínia.

Carlos Henrique Schroder participou da abertura dos trabalhos da convenção comercial da Globo, em Comandatuba. Encontro sob a liderança de Willy Haas.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos