Globo quer seguir a trilha da TV americana

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

A Globo pretende, a partir de agora, fazer uma forte aposta no modelo de séries semanais, caminho trilhado com muito sucesso pela televisão americana. Haverá investimentos em produtos das mais diferentes durações. Este é um dos desafios da sua nova direção.

Mas, se a ideia é copiar o que está dando certo lá fora, isso exigirá um empenho criativo de autores e diretores, e não apenas no desenvolvimento das próprias tramas, mas daquilo que vai ficar como "gancho", para levar o telespectador a se interessar em assistir ao episódio da semana seguinte. Elemento imprescindível, que nos Estados Unidos é feito em todas as situações e com raro brilhantismo.

Falta ainda este truque à maioria do nosso pessoal, algo que só será alcançado através de um exercício frequente. E é exatamente isso que a Globo está propondo, criar boas histórias e provocar expectativas. Talento não é o problema.

Deu um tempo
Depois de avançar nas gravações e deixar o seu pessoal tocando por aqui, Amaury Junior viajou na quinta-feira para Orlando.

Só deve retornar depois do feriado da Páscoa.

Deixou cair
A novela "Em Família" está demorando a deslanchar. Daqui a pouco não vai dar mais. As ações não acontecem e todas as cenas apresentadas, sempre bastante longas, nunca concluem coisa nenhuma.

O autor Manoel Carlos precisa virar rapidamente esse jogo. Enquanto é tempo.

Cenas de "Em Família"
Cenas de "Em Família"

Tudo marcado
Ainda com pequenas dúvidas em seu elenco, a novela "Buu", do Daniel Ortiz com supervisão do Silvio de Abreu, deve disparar a sua produção ainda em maio.

 

Em agosto começam as gravações em estúdio.

Bola nele - 1
Convocado para apresentar o "Jornal Nacional" com Patrícia Poeta durante a Copa do Mundo, de onde a seleção brasileira estiver, Galvão Bueno fará, ainda, dois programas especiais para o Sportv.

Ambos também voltados para a realização do mundial.

Bola nela – 2
No dia 9 de junho, direto do estúdio panorâmico na Ilha Fiscal, ele falará sobre todo o esquema de cobertura que será realizado pelo canal campeão no Mundial.

Dará o pontapé nos trabalhos e também apresentará um programa de encerramento, no dia 14 de julho.

Bola nele – 3
Ainda em se tratando do Galvão, está tudo certo para a estreia dos novos cenários do "Bem, Amigos!", logo depois da Copa do Mundo.

O projeto inclui presença de convidados na plateia.

Entrevista do Marin

Divulgação
Entrevista do presidente José Maria Marin no "É Notícia", da Rede TV!

Duas aspas chamaram atenção na entrevista do presidente José Maria Marin no "É Notícia", da Rede TV!, programa que será levado ao ar, logo mais, à meia-noite:
1 - "O nosso país é continental. Você querer basear o calendário de futebol brasileiro no europeu, você tá brincando."
2 – "recebi duas vezes membros do Bom Senso na CBF. Quando eu vi que era muito mais um movimento político do que uma sinceridade de melhoria, eu deleguei a uma comissão de clubes".

Disputa por ela
Fernanda Machado, fora do ar desde "Amor à Vida", não deve ficar muito tempo nessas condições.

A exemplo do que aconteceu com Bruno Gagliasso, já existe briga pela sua escalação nos bastidores da Globo.

Fernanda Machado
Fernanda Machado

 
Questão da Xana
A personagem Xana Summers, uma "bicha do bem", dona de um salão de beleza onde trabalha Viviane Araújo, como manicure, foi definida em "Falso Brilhante". Já tem o seu intérprete.
Paulo Gustavo não pôde atender o chamado, por causa do teatro e TV paga.
 
A partir daí, Nelson Freitas foi cotado para este trabalho, mas o diretor Rogério Gomes acabou optando pela escolha de Ailton Graça. É dele.  

Cinema
Malvino Salvador também está com as suas atenções para o cinema. Segundo ele, falta pouco, cerca de 20% em captação de verbas, para sair o filme do lutador José Aldo - Malvino fará o protagonista.

O ator que já tem outros dois trabalhos no gatilho, "Qualquer Gato Vira Lata 2" e "A Jaula de Ouro". Televisão, por enquanto, só no "Vale a Pena Ver de Novo".

Segunda edição

Paulo Belote/Divulgação
Fernanda Lima no "Superstar"

A Globo exibe neste domingo a segunda edição do "Superstar", e com a torcida para que os problemas no aplicativo, motivo de várias reclamações, estejam solucionados.

É um programa que tem tudo para arrebentar.

Bate – Rebate
•       Continua um certo tumulto nos bastidores de "Em Família"...
•       ... A semana que passou foi de intensa correria nas gravações. É uma novela que está vivendo perigosamente.
•       Depois das férias, o "Esquenta" volta a programação da Globo neste domingo.
•       No caso do menino Jean Paulo Campos, o SBT ficou falando sozinho. Literalmente...
•       ... Há um certo inconformismo.
•       Globo vai iniciar as gravações da sua nova novela das 11 da noite, "O Rebu"...
•       ... Os trabalhos devem começar em externas, a princípio na Argentina...
•       ... O problema todo é a situação daquele país. A escolha de um outro, desde a última quinta-feira, passou a ser uma hipótese muito provável...
•       ... Talvez o Chile.
•       Eliana está de volta ao Brasil, após os trabalhos de gravação em Dubai.
•       O autor Renato Modesto recebeu sinal verde da Record para escrever os roteiros da segunda temporada da série "Milagres de Jesus".
•       Amanhã, dia 14, às 23h10, Malu Mader voltará ao  canal Viva como a garota de programa Paula Lee.
•       É a sua personagem em "Labirinto", minissérie de Gilberto Braga, exibida em 1998 na Globo.
•       O elenco conta ainda com Fábio Assunção, Betty Faria, Antonio Fagundes, Paulo José, Marcelo Serrado, Cláudia Abreu e Luana Piovani, entre outros.

C'est fini
A novela "Lado a Lado", vencedora do Emmy Internacional, estreia dia 17 no Canal Cuatro, de El Salvador. O Cuatro faz parte do grupo Telecorporación Salvadoreña, antigo parceiro da Globo e que já mostrou produções como "A Vida da Gente", "Cordel Encantado", "Insensato Coração" e "Araguaia". A emissora exibe atualmente em sua grade "Fina Estampa" e "Cheias de Charme".

Já o Canal 2, pertencente ao mesmo grupo, apresenta "Avenida Brasil" em seu horário nobre.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos