Patrícia Poeta enfrenta as suas gafes com naturalidade

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Patrícia Poeta
Patrícia Poeta

A partir do dia 2 de junho, o "Jornal Nacional" será ancorado por Patrícia Poeta e Galvão Bueno, acompanhando a seleção brasileira onde ela estiver.

"Vai ser a primeira vez que a gente vai trabalhar junto, eu e o Galvão, num evento esportivo", revela a jornalista. Eles, inclusive, já trocaram figurinhas e deixaram alguma coisa combinada a respeito disso.
 
Além deste trabalho com o Galvão e durante todo o período da Copa do Mundo, a Patrícia vai apresentar uma série especial de reportagens, cujos detalhes – para não ouriçar a concorrência – ainda não são revelados. 
 
Em dezembro próximo, ela completará 3 anos na bancada do "JN" e tira de letra, com segurança, as gafes cometidas no ar até aqui. Especialmente aquela em que se levantou e começou a tirar o microfone quando os créditos ainda corriam na tela: "Somos humanos, todo mundo erra. Acontece no dia a dia. Se eu errar, peço desculpas e sigo em frente. Os erros humanizam o telejornal".
 
O enfrentamento de casos assim com naturalidade, de fato, sempre provoca uma maior aproximação com o público, deixando claro para quem está em casa que aquela pessoa do vídeo nada mais é do que gente como a gente, sujeita a erros e acertos. 
 
Foi uma aula - 1
Este começo de "Meu Pedacinho de Chão" está impressionando a todos. Fácil, fácil, a Globo vai capturar o público infantil que faltava no horário.
 
É uma produção da mais alta qualidade. Um jeito novo de fazer televisão. Tem direção de ator, direção de cena, imagens impressionantes, luz perfeita e tomadas que nunca foram vistas na televisão.
 
 
Foi uma aula – 2
Lá atrás, quando a Tupi ainda existia, "Beto Rockfeller" foi um marco na produção da teledramaturgia. Um antes e depois.
 
Acho até que em "Meu Pedacinho de Chão" não existe esta pretensão, mas pelo que mostrou até aqui, ela pode mudar muita coisa no jeito de fazer novela no Brasil.
 
Foi uma aula – 3
Tudo isso está sendo escrito levando-se em conta apenas dois capítulos. O risco de queimar a língua é grande, mas trata-se de algo, no caso, que deve ser assumido.
 
Poucas vezes se viu uma novela com os cuidados e marcações de atores e cenas, como está acontecendo. Claro que vai pagar um preço, talvez até na sua audiência, pela novidade. Mas trata-se de algo que a Globo deve corajosamente levar à frente.
 
Isso não pode
A Rede TV! está querendo transformar uma participante de programa em produtora executiva. Ela não está habilitada para tal. Falou-se até na possibilidade de "esquentar" um DRT, o que acaba se constituindo num crime. Dá cadeia.
 
É bom não fazer isso.
 
Priscila Prade/Divulgação/TV Cultura
Mel Lisboa fala da peça "Rita Lee mora ao lado" e, acompanhada de uma banda, canta no "Metrópolis", hoje às 23 horas, na TV Cultura
Inversão - 1
A alta direção da Globo promoveu mudanças em algumas das suas próximas novelas. Na verdade, uma troca de horários.
 
"Lady Marizete", de Alcides Nogueira, não será mais exibida às 18 horas, na sequência de "Boogie Woogie", de Rui Vilhena.
 
Inversão - 2
A produção, ambientada na favela Paraisópolis, foi transferida para a faixa das 19 horas e vai estrear em abril do ano que vem, imediatamente após a exibição de "Buu", de Daniel Ortiz e Silvio de Abreu.
 
Isto foi decidido depois de a casa constatar que existe uma boa pegada de comédia na trama, que será dirigida por Wolf Maya e Carlos Araújo. 
 
Inversão - 3
Com a transferência de "Lady Marizete" para as 19 horas, abriu-se um espaço às 18 horas, que deverá ser ocupado por um trabalho, ou de Lícia Manzo ou de Elizabeth Jhin. 
 
A Globo ainda não tem uma decisão sobre o caso.
 
Longa de ação
Se as gravações de "Em Família" permitirem, Humberto Martins irá iniciar, ainda este mês, participação no filme "Esquadrão Antissequestro", do Newton Cannito, com Murilo Rosa, Rafael Zulu e Simone Soares. Direção de Marcus Dartagnan.
 
O problema é que as gravações da novela continuam bem atrasadas.
 
Bianca Aun/Divulgação/TV Globo
Heloísa Périssé como Marali
Heloísa em dois tempos 
Com estreia marcada para 15 de maio, uma quinta-feira, a série de humor "A Segunda Dama", em 9 episódios e já inteiramente gravada, passa agora por processo de sonorização.
 
Heloísa Perissé vive as gêmeas protagonistas, Analu e Marali, que de igual só possuem a herança genética.
 
Também no elenco Dan Stulbach, Elisângela Vergueiro, Hélio de la Penã, José Loreto, Laura Cardoso, Zezeh Barbosa e João Pedro Zappa.
 
Novo programa de humor
A Rede TV! prepara o lançamento de um novo programa de humor nos domingos, em sua faixa da noite. O formato é uma espécie de revista semanal com os fatos e curiosidades que mais se destacaram no mundo dos esportes, da televisão, da música e do entretenimento. "Encrenca" é o título.
 
Com estreia prevista para maio e exibição ao vivo, o programa terá à frente o mesmo time do "Quem não faz toma", da rádio 89 FM, Tatola Godas (âncora), Ricardinho Mendonça, Ângelo Campos e Dennys Motta.
 
Bate – Rebate
  • Bruno Vicari está de aviso na Jovem Pan. Optou por trabalhar só no SBT...
  • ... Este é um que deve gostar de uma aventura. De viver perigosamente.
  • Tem um pessoal que acha que porque corta o cabelo no Jassa e faz agrados ao cabeleireiro, consegue vida fácil no SBT...
  • ... Foi-se o tempo. Agora não é mais assim.
  • Patrícia Kogut já adiantou que Cauã Reymond estará na próxima novela do João Emanuel Carneiro...
  •  ... Aliás, o desejo do autor é repetir muita gente da bem-sucedida "Avenida Brasil"...
  • ... A começar pela Adriana Esteves, se for possível. A novela dele é a terceira da fila...
  • ... Só irá ao ar depois do Aguinaldo e do Gilberto Braga, no horário das 9.
  • Os comentaristas esportivos Maurício Noriega e Paulo Vinícius Coelho lançaram seus novos livros neste começo de semana...
  • ... O do Noriega é o "Oswaldo Brandão – libertador corintiano" e o do PVC, "Tática Mente".
     
C´est fini
 
A festa do 36º Prêmio Profissionais do Ano, organizado pela Globo, vai acontecer no dia 29 de outubro, em São Paulo.
É um acontecimento sempre muito aguardado por todo o mercado.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos