É tempo de se fazer justiça ao Renato Aragão

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação

    Zacarias, Didi, Dedé e Mussum na consagrada série "Os Trapalhões", exibida na TV Tupi (1975)

    Zacarias, Didi, Dedé e Mussum na consagrada série "Os Trapalhões", exibida na TV Tupi (1975)

Até pela questão do RG mais antigo, acompanhei a carreira dos "Trapalhões" desde o começo, inclusive a transferência da Tupi para a TV Globo, que foi uma das mais tumultuadas da época.

Os Electras daquele tempo, que serviam a ponte-aérea, nunca foram usados com tamanha intensidade em tão poucos dias por representantes das duas emissoras. Cada qual procurando fazer a sua parte. Uma TV querendo segurar, e outra querendo levar o quarteto. Era, como foi por muitos anos, o grande grupo de humor do momento.

Fui amigo próximo de alguns deles, como o saudoso Mussum, além do diretor Adriano Stuart e dos redatores Mario Wilson e Carlos Alberto de Nóbrega, que trabalhavam com eles. As brigas sempre existiram, mas nunca foram nada diferentes das que conhecemos e até hoje ocorrem em qualquer tipo de grupo. Até os Beatles se desentenderam.

Só não acho justo, nesta altura da vida, como aliás tem acontecido, a tentativa de transformar o Renato num alvo e jogar sobre as suas costas coisas que ele não merece. A sua liderança trouxe benefício a todos. É uma justiça que precisa ser feita.

Profundamente lamentável

Reprodução/TV Record
No "Câmera Record", família do Trapalhão Zacarias diz que Renato Aragão nunca os procurou
Em uma descarada tentativa de tirar alguma vantagem no caso, o "Câmera Record" apresentou um programa sobre o Renato Aragão na quarta-feira. Algo muito próximo da leviandade absoluta.

E que acabou contrariando todas as normas do bom jornalismo. Ao Renato, como nem era possível acontecer – porque está hospitalizado, não foi oferecida a chance de se defender dos ataques que não merecia.

Apronto final
A propósito da Fox e da Copa do Mundo, nesses próximos dias o seu diretor geral, Eduardo Zebini, terá uma reunião derradeira com toda a equipe de transmissão, para tirar as dúvidas existentes.

Aliás, como outra novidade, o seu segundo canal também já passou a ser aferido pelo Ibope.

Assustou com o preço - 1
A Record tentou buscar em Portugal um galã para sua próxima novela, "Vitória". Alguém com pegada. Tipo machão, que ninguém coloca em dúvida.

Aquele, como dizia o saudoso Cassiano Gabus Mendes, que na hora de sentar não entrega.

Assustou com o preço – 2
De acordo com fontes da emissora, houve até o cuidado de enviar alguém até Lisboa, para pessoalmente tentar convencer o artista a vir trabalhar no Brasil.

Só que a conversa esbarrou no valor do cachê. O ator em questão, cujo nome não é revelado, pediu muito alto.

Fora da festa
Autor da próxima novela das 9 da Globo, Aguinaldo Silva, certamente causaria na festa de lançamento da nova programação da emissora, dia 2, em São Paulo. A questão é colocada no passado mesmo.

Devido a compromissos já assumidos em Portugal, onde se encontra neste momento, ele estará ausente. Só regressará ao Brasil em meados de abril.

Eliana fala da separação

Eliana, nos momentos finais da última gravação no SBT, quarta-feira, solicitou silêncio no estúdio, para que pudesse esclarecer determinados fatos sobre o fim do casamento com o músico João Marcello Bôscoli.

Falou por alguns minutos. Fez este depoimento, para o programa deste domingo, com o propósito de dar uma satisfação ao público dela e agradecer todo carinho que tem recebido.


Mais uma briga
"Proteste Já" sem confusão é qualquer coisa menos "Proteste Já". Oscar Filho, do "CQC", na quarta-feira, chegou de surpresa numa sessão da Câmara de São João das Pontes, Minas, onde vereadores são acusados de terem recebido dinheiro para evitar cassação de prefeito.

O caso é da administração anterior. Desta vez quem apanhou foi um vereador, com o Oscar ali, no meio da bagunça. A equipe volta hoje a São Paulo.

Toque de bola

Divulgação/TV Globo
O jogador Marcelo, do Real e da seleção, gravou participação no "Rumo à Copa"
A Globo estreia dia 7, uma segunda-feira, ao vivo, logo depois do "Jornal da Globo, o programa "Rumo à Copa", sobre a Copa do Mundo, com apresentação de Cristiane Dias e Fernanda Gentil.

Nele, haverá um quadro interativo que se propõe a unir o país através de uma corrente, em que artistas, jogadores e anônimos recebem a bola de um lado e, sem deixar cair, devolvem para o outro, numa edição contínua.

Ciúme de você
Nos interiores do SBT já rola certa ciumeira com o tratamento diferenciado oferecido ao programa do Danilo Gentili. Algumas produções reclamam que pra ele tudo, enquanto as demais têm que correr atrás.

Na TV, ou fora dela, as coisas são sempre muito parecidas.

Audiência trabalhista do SBT vai parar na delegacia
O ex-diretor de externa do "Domingo Legal", Flávio Tito, sentindo-se ofendido pela advogada Lúcia Maria Gomes Pereira, em audiência trabalhista que move contra o SBT, registrou queixa contra ela na Delegacia de Osasco.

Na oportunidade, a advogada tentou barrar o depoimento de uma testemunha, contemplada com a reforma do seu apartamento, alegando que essa pessoa  teve um caso amoroso com Flávio. Como não existiam meios para comprovar o fato, a juíza indeferiu seu pedido.

Flávio, após a audiência, procurou a delegacia para registrar um BO contra Lucia Maria.

Bate – Rebate
•       O "Sábado Total" poderá voltar a ser ao vivo, a partir de 19 de abril. Está em discussão...
•       ... Gilberto Barros vem batalhando para abandonar o sistema gravado, apesar de saber que a missão é complicada...
•       ... O modelo atual, gravado, foi colocado em prática por  questão de custo...
•       ... O "ao vivo", nos fins de semana, sempre sai por um preço mais elevado.
•       O "Hoje em Dia", da Record, completa nove anos no ar em agosto...
•       ... Mas os seus novos quadros, com Chris Flores e Celso Zucatelli, entrarão no ar bem antes disso.
•       O processo de preparação de Rafael Cortez para o "Me leva contigo", seu novo programa na Record, envolveu visitas a um fonoaudiólogo.
•       ... Aliás, expediente que também foi adotado pela Sabrina Sato.
•       Wagner Moura, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Lenine já gravaram participação no "Estúdio", programa do Dado Villa Lobos...
•       ... Que estreia dia 4 de maio, às 19 horas, no canal Bis.

C'est fini
A partir desta sexta-feira, o canal BandSports poderá ser sintonizado em todo o Brasil também em HD, através do canal 575 da operadora NET.

Boa notícia: Ney Gonçalves Dias deixou a UTI do Dante Pazzanese. Está num quarto. E o problema dele, com toda a sintomatologia de coração, os exames comprovaram que é pneumonia. Tratando.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos