O rádio está à beira do fim

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Dá dó verificar naquilo que o rádio está se transformando. Nas emissoras do interior, onde as dificuldades de manutenção são ainda maiores, a desenfreada ocupação de espaços acontece há muito tempo, em grande parte pelas igrejas com as mais diversas denominações.

Encontrar bom jornalismo e mesmo programas musicais ou culturais é como buscar agulha no palheiro. E, isto, agora de forma mais intensa, passou a acontecer também nas principais capitais.

Há o esforço de algumas poucas em resistir heroicamente e tentar fazer um rádio de qualidade, enquanto todas as demais, comodamente, já se deixaram envolver por este completo desatino. Tudo sob as vistas das nossas autoridades, que por questões políticas e objetivos eleitorais, preferem se manter a uma distância regulamentar.

É uma pena e uma irresponsabilidade o que está acontecendo. Pela sua importância, o rádio deveria receber um tratamento mais cuidadoso, tanto por parte dos seus proprietários - aqueles que lutaram para obter as concessões – quanto dos órgãos responsáveis, através de medidas urgentes que possam estimular a transmissão de programações com maior carga de informação e entretenimento. Alguma coisa precisa ser feita.

Precisa variar

A Nova Brasil FM, com emissoras distribuídas em diversos lugares, tem como saudável objetivo apresentar o melhor da moderna música popular brasileira.

Só que de moderna tem pouco e de variação quase nada. É como um clube, onde apenas os mesmos são executados. O ouvinte nunca é surpreendido com nada diferente.

  • PhotoRioNews

    Bruno Gagliasso está sendo disputado na Globo

Bruno na fita

Bruno Gagliasso foi intensamente disputado na Globo, nesses últimos dias.

Ainda em "Joia Rara", ele estava nos planos de Aguinaldo Silva para um dos principais papéis de "Falso Brilhante", próxima das nove e com estreia em agosto.

Mas, foi a dupla Daniel Ortiz e Silvio de Abreu, de "Buu", novela das 19 horas, que acabou levando a melhor. Bruno fará um dos protagonistas desta comédia romântica que entrará no ar em novembro.

A decisão permitirá ao ator, que vem de vários trabalhos seguidos, descansar um pouco mais.

Papo definitivo

Ainda no decorrer desta semana, o superintendente de Jornalismo e Esportes da Rede TV!, Américo Martins, se reunirá com o dono, Amilcare Dallevo, para definir detalhes da cobertura da Série B do campeonato brasileiro.

O desejo é que a equipe comandada por Luciano Borges receba alguns reforços, principalmente para as reportagens e apresentação.

  • Michel Angelo

    Rafaela Mandelli é a protagonista do episódio "A Impura", da série "Milagres de Jesus", que a Record vai exibir na próxima quarta-feira. A adaptação é da autora Paula Richard

Curto-circuito

Já foram bem melhores, num passado não tão distante, as relações entre os autores da Globo com os diretores das suas novelas.

Hoje, quando há uma melhor afinação entre eles, como caso de exceção, é quase motivo de festa.

Está lá

Roberto Carlos vai passar boa parte deste mês em Miami, na sua casa de Key Biscaine, inteiramente dedicado a gravação do seu novo DVD.

É o primeiro em espanhol.

Coisinha estranha

Ninguém vai sentir falta nenhuma dos clipes de "Em Família" se eles forem imediatamente retirados do ar.

Ao contrário de outras ocasiões, este trabalho de agora não está alcançando a menor repercussão junto ao público. Não deu liga.

Tudo combinado

Como contratada da Bom Bril, Ivete Sangalo já tem como compromissos assumidos com a empresa, participar do Programa Raul Gil, que também é patrocinado pela mesma marca.

Foi tudo acertado que ela será uma das juradas na final do quadro "Mulheres que Brilham".

  • Divulgação

    Ivete Sangalo será jurada em quadro do programa do Raul Gil

Fez as contas

A propósito do Raul Gil, ele tem marcado direitinho quantas vezes foi chamado para apresentar novamente o seu programa na Record.

De acordo com esses registros, só do senador Marcelo Crivella, sobrinho do Edir Macedo, foram 6, só nos últimos dois anos.

A propósito...

A Bom Bril renovou contrato com o SBT por mais um ano, garantido as suas inserções comerciais em vários programas.

Entre eles, Eliana, Ratinho e o próprio Raul.

Rafinha prefere "Os Nerds"

Na Band, estava tudo certo para "Os Opalas" ser a banda do novo "Agora é Tarde", com apresentação de Rafinha Bastos, que estreia dia 5. Estava.

Alguns pilotos depois, optou-se por uma outra, "Os Nerds", comandada por André Abujamra.

Bate – Rebate

•       Além dos produtos da Jequiti com o seu nome, Adriane Galisteu gravou a campanha da Tele Sena da Páscoa com Celso Portiolli...
•       ... Empresas do Grupo Silvio Santos. Existe outra leitura nisso?
•       Está confirmada para abril a estreia de Grazi Massafera no "Superbonita", do GNT.
•       A Band está em vias de fechar a transmissão de outras competições internacionais de tênis...
•       ... Pegou gosto pela coisa.
•       Sábado, aqui se comentou que o jeito de falar do Humberto Martins na novela "Em Família", em determinados momentos, chegar a ser um sussurro...
•       ... Mas quem acompanha a novela desde o começo lembra que na primeira fase, o Laerte do Guilherme Leicam falava de um jeito diferente do Laerte de agora, Gabriel Braga Nunes...
•       ... Nem parecem a mesma pessoa.
•       Inúmeros problemas estão à espera do vice da Band, Marcelo Meira, em férias nos Estados Unidos...
•       ... Existem detalhes da unificação em processo na Bandeirantes que necessariamente ainda precisam passar por ele...
•       ... Volta na quarta.

C´est fini

A programação do Viva sofrerá alterações na sexta-feira, 7, com o cancelamento das exibições de "Quinto dos Infernos", "A Próxima Vítima" e "Água Viva", por causa da transmissão do desfile das escolas campeãs de São Paulo.

E, nesta quarta-feira, chega ao fim a reprise de "Anjo Mau".

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery


 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos