As comparações de audiência são quase inúteis e não levam a lugar nenhum

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Esse negócio chamado audiência continua mexendo com a cabeça de boa maioria e, em determinadas ocasiões, tirando alguns do chamado ponto de equilíbrio.

É absolutamente normal para uma novela que está começando não registrar os mesmos números que o alcançado no encerramento da outra. Até poderia se compreender uma comparação entre as duas, considerados os números de um mesmo período de exibição, mas a que ou a qual lugar leva isso?

Guardadas as devidas desigualdades, é o mesmo que dizer que tal time não ganha do outro a trocentas e tantas partidas. Isto, no momento da bola rolando, não tem o menor significado. Jogador de futebol nenhum, conheço vários e treinadores também, tomam conhecimento dessas pesquisas, que alguns coleguinhas, de forma mais sofisticada, preferem chamar de "scout".

Tudo isso para dizer que "Amor à Vida" foi uma novela que terminou muito bem, e "Em Família", a sua substituta, está apenas iniciando a sua longa jornada de quase 200 capítulos.

Cenas de "Em Família"
Cenas de "Em Família"


Destaque - 1

Quem assistiu "Em Família" na sua primeira semana, por certo ainda não tem uma posição firmada sobre a novela.
É muito cedo. O trabalho está apenas começando e recomenda o bom juízo, sob o risco de queimar a língua, esperar certo tempo. Isso é uma coisa.

Destaque – 2

A outra é que os seis capítulos exibidos até agora apresentaram uma fotografia bem diferente da que normalmente se vê na maioria das novelas.

Mas muito comum em todos os trabalhos do diretor Jayme Monjardim. Ele sempre procura trabalhar com este ganho. E normalmente consegue.

Otimismo

A direção do Viva abriu mesmo negociação com Globo, para apresentar os conteúdos da Xuxa. A própria apresentadora está envolvida na questão.

Há um certo otimismo em torno. O Viva se posiciona dizendo que, se tudo correr bem, a exibição poderá começar ainda este ano.

  • Ellen Roche estará na próxima novela das sete

Faixa das 7

Ellen Rocche acaba de fechar mais uma novela na Globo. Depois de "Sangue Bom", como a Mulher Mangada, e atualmente no elenco do humorístico "Divertics", ela fará "Geração Brasil", de Filipe Miguel e Izabel de Oliveira.

É a substituta de "Além do Horizonte" na faixa das 19 horas.
 

Agenda

Alinne Moraes, grávida de cinco meses do seu primeiro filho, fruto do relacionamento com o cineasta Mauro Lima, não descuida da agenda de trabalhos.

Ela já confirmou participação especial no longa-metragem "Todo Amor", com direção de Marcos Bernstein, ainda sem data de filmagens

Os protagonistas serão Gregório Duvivier e Marjorie Estiano.Bernstein, que também é o autor de "Além do Horizonte", na Globo.

Desligando o fogão

Na última quinta-feira, 6, Palmirinha Onofre conclui mais uma temporada de gravações do seu programa para o canal Bem Simples, da Fox.

A apresentadora, dez quilos mais magra, fez tudo com o maior pique e disposição. Celso Portioli e Alexandre Frota foram alguns dos seus convidados.

A propósito...

O Frota, na última semana, enviou email para a produção do "Morning Show", da Rede TV!, agradecendo convite para participar do quadro "Prova do Choque".

Alegou falta de espaço na agenda. Aliás, só alguém que precisa muito aparecer, aceita se submeter àquilo. O Frota entendeu que não é o caso dele. Simples assim.

Problema do título - 1

"Altas Horas" como título é muito bom e se justificava inteiramente quando o programa do Serginho Groisman entrava quase em meio a madrugada do domingo.

Já de algum tempo, na inversão com o filme, deixou de ser assim.

Problema do título – 2

Embora encontre resistências dentro da Globo, há quem entenda que existe a necessidade de pensar em uma outra coisa, a partir da entrada da nova programação em abril.

Aliás, por parte de uma galera, isso poderia ser resolvido rapidamente com "Altos Filmes" e "Super Serginho". E pronto.

  • Deborah Secco muda o visual

Vontade do freguês

Na arte de se transformar, difícil encontrar alguma outra atriz parecida com a Deborah Secco.

Por causa de um filme, para viver uma soropositiva, ela perdeu quase 12 quilos. Foi ao limite da magreza. Agora, por causa de outro, "A Estrela do Diabo", teve que engordar 8 quilos. Lançamento previsto para setembro.

Bate – Rebate

•       Convenhamos que a Net não foi nada feliz com a mudança dos canais...
•       ... Virou uma confusão que ninguém entende. Quem já tinha se acostumado com os números antigos, está encontrando dificuldades para se ajustar às novidades...
•       ... Em todo caso, convém deixar os avisos com os esclarecimentos por muito tempo.
•       Bruna Marquezine, desde de pequenininha, sempre foi uma boa atriz...
•       ... Só que agora está muito melhor. Amadurecida. Dominando a cena.
•       Pessoal da Rede TV! já está se armando para a cobertura da Série B do campeonato brasileiro...
•       ... A dupla, Américo Martins e Luciano Borges, tem trabalhado quase que em tempo integral em cima disso...
•       ... E, como bom incentivo, foram avisados que três cotas de patrocínio já foram vendidas.
•       Amanhã, às 22h30, o canal Curta! vai exibir o documentário "Doces Bárbaros", produzido em 1967, com Gal, Bethânia, Gil e Caetano.
•       Na lista de prováveis para a próxima edição de "A Fazenda", na Record, além da Thammy Gretchen, aparece também Diego DH, da banda Cine.

C´est fini

Tiago Leifert e Leo Bianchi participam do "Esporte Espetacular" neste domingo, em mais uma edição da "Descida das Escadas de Santos", em São Paulo.

A competição vai acontecer durante o programa, que terá, ainda, a volta de Glenda Kozlowski à apresentação.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos