Produções do Jô, Danilo e Rafinha devem travar séria disputa nos bastidores

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação/Band

    Cada emissora tem um talk-show para chamar de seu

    Cada emissora tem um talk-show para chamar de seu

Mais alguns dias e praticamente cada uma das principais emissoras terá o seu talk show em cartaz para melhor atender o público presente. Nenhuma novidade, porque em outros países isso também acontece e até em maior escala. É uma moda de muito tempo lá fora.

A grande questão não está simplesmente no fato desses programas existirem, mas naquilo que cada um deles, isoladamente, irá mostrar de diferente, além do apresentador. Evidente que o grau de cultura e conhecimento de quem conduz conta muito, mas a maior parcela do sucesso de um programa do tipo sempre dependerá da participação de bons convidados.

E ninguém poderá dizer que num país com a dimensão do Brasil, eles não existam. A presença de uma equipe de produção competente será indiscutível, porque a coisa vai mesmo funcionar na base do quem pode mais chora menos.
 

  • Reprodução

    Caio Castro e Felipe Titto estarão no "Caldeirão"

Acertados
 
Caio Castro e Felipe Titto acertaram com o "Caldeirão do Huck" para apresentar o quadro "Saltibum", que vai reunir celebridades em disputas numa piscina. Estreia em abril. As primeiras gravações devem acontecer ainda no decorrer deste mês.
 
Disputada
 
A Globo não fala nada sobre nova temporada de "Doce de Mãe", série de Fernanda Montenegro em tempo de exibição. Só depois de avaliar os resultados da atual, se vai valer a pena pensar numa próxima, é que haverá uma consulta oficial à atriz.
 
Outras questões
 
Em meio a tudo, existe a agenda disputada da Fernanda para outros compromissos no teatro, cinema e até na própria televisão. Sabe-se, por exemplo, que os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares, na fila das 9, têm enorme interesse de contar com ela. Mas quem não tem?
 
Queda livre
 
É lamentável a queda de qualidade que se observa nos canais de documentários. Parece que chegaram ao limite da falta de criatividade ou da falta de assunto.

Hoje o que se vê são reality shows sobre negociantes de quinquilharias e absurdos direcionados aos aficionados da Ufologia. E por aí se entenda History, Discovery e outros do gênero.
 
Tudo muito parecido
 
A cenografia da Globo está levando à sério demais essa história de que programação da manhã é para dona de casa. O "Mais Você" é ambientado numa casa de vidro; o "Bem Estar" também remete a uma residência e o "Encontro", da Fátima, agora reproduz uma sala. Não tem como fugir do lugar comum?
 

  • Reprodução

    Cenários dos programas caem no lugar-comum

Uma coisa é uma coisa
 
O "Tá na Rua", do SBT, foi extraído do "Lo Sabe no lo sabe", que na Band virou "Sabe ou não sabe". Isso é indiscutível. Nem se coloca em questão a similaridade, mas a Patrícia Abravanel, naquele que é o genérico, tem um desempenho bem superior ao do André Vasco na condução do programa.
 
Uma coisa é isso...
 
Band convida mercado e imprensa para um almoço, no elegante Fasano em São Paulo, terça que vem, 11, quando serão anunciadas as novidades, poucas, da sua programação para 2014 e revelados detalhes da cobertura da Copa do Mundo.

Pano de fundo: o encontro também é visto como última tentativa para vender as duas cotas do mundial que ainda restam.
 
A outra é que...
 
Tanto neste almoço da semana que vem como no encontro com as afiliadas no dia 22, a direção da Band prepara como surpresa o anúncio do reality show "Masterchef". Uma competição de culinária lançada na Inglaterra nos anos 90 e atualizada em 2005 pela BBC.

Aviso importante: internamente já se decidiu que o start da sua produção só vai acontecer depois do programa totalmente vendido. Se mexe, Mainardi.
 

  • Divulgação

    As "Ring Girls", da Rede TV! - Vanessa Acerbi, Luana Paiva, Aline Franzoi e Priscila Santana - para a transmissão do ¿XFC¿ na noite deste sábado (8)

Portas fechadas
 
Como adiantou a coluna e bem de acordo com o que reza a cartilha, Ricardo Waddington fez ontem uma reunião com a equipe do "Vídeo Show", para dizer que a partir de agora o programa terá que reduzir o tempo de estúdio e ampliar o número de externas. Zeca Camargo, em decorrência disso, terá diminuído o seu tempo no ar.

E, se nada disso der certo, o modelo antigo, o de muitos anos, será resgatado.
 
Acerto
 
A mudança de dia – sexta para quarta-feira - fez bem ao "Câmera Record". O programa de Marcos Hummel, com o tema Dieta da felicidade, atingiu 9 pontos de média e 17% de share. Fez 2º lugar no horário. Globo, em 1º, 15, e o SBT em 3º, 6.

Antes da troca, chegava à metade disso.
 
Bate – Rebate
 
•  SporTV pretende ficar cerca de 250 horas no ar com as transmissões da Olimpíada de Inverno, a partir de hoje, direto de Sochi.
•  O Bandsports, mais modestamente, vai apresentar 148 horas...
•  ...Oliveira Andrade, Cacá Fernando, Ivan Zimmerman e Ivan Bruno vão se revezar na narração das provas.
•   Marcelo Barreto, que também viajou para esta cobertura, foi substituído na apresentação do "SporTV News" por Bruno Souza.
•  Prioridade na Globo, agora, é para a escalação da novela do Aguinaldo Silva, substituta de "Em Família".
•  E na sequência, Gilberto Braga e Ricardo Linhares...
•  ... A Globo ainda não se posiciona, de forma oficial, sobre quem será escolhido depois deles....
•   ... Vale lembrar que dois autores importantes, Silvio de Abreu e João Emanuel Carneiro, já de algum tempo estão na sala de espera.
•  O participante Diego, no "BBB", sempre chama o diretor Boninho de papi soberano.
•  E ele, até agora, não reclamou
•  Foi bastante correto o trabalho do Fox Sports na transmissão de Botafogo e Deportivo Quito, na noite de quarta-feira ...
•  ... O narrador João Guilherme foi moderado do começo ao fim, e mesmo com um brasileiro em campo, não botou fogo no jogo...
•  ... Precisos, como sempre, os comentários do Mário Sérgio.
 
C´est fini
 
É de Belo Horizonte o mais novo editor-chefe do "Domingo da Gente". João Hélio Andrade, que fechava o "Balanço Geral-MG", agora faz parte da equipe dirigida por Virgílio Abranches e Rafael Perantunes. Sob os cuidados do jornalismo, o programa terá novos formato e título, que está sendo buscado pela emissora.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos