Inexperiência de Sabrina Sato levou Record a amarelar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
Sabrina Sato
Sabrina Sato

Na Record, há quem entenda que a emissora agiu certo ao "amarelar" e mudar o programa da Sabrina Sato do domingo para sábado.

Colocar uma pessoa sem nenhuma experiência num dia de disputa tão intensa poderia ser um tiro no pé. Correr o risco de mais um enorme fracasso.

Daí a necessidade de preparar melhor a nova contratada, longe da tensão ou responsabilidade de enfrentar Portioli, Eliana, futebol, Faustão e companhia bela.

No sábado à noite, ela poderá ficar mais à vontade, brincar mais, ser até a Sabrina do "Pânico", porque a cobrança será infinitamente menor.

Claro, sem a possibilidade de faturar mais, porque os valores que correm por fora, merchandising entre eles, serão outros completamente diferentes, mas tudo isso servirá como importante "laboratório" ou preparação para desafios mais ousados lá na frente. Por enquanto, a ordem parece que é a de evitar maiores sustos.

A volta do que não foi
Lembra do André Machado, nota divulgada aqui, que foi do "Pânico", estava no "Caldeirão" e resolveu aceitar o chamado da Record para integrar a equipe da Sabrina?

Pois é, depois de se despedir do pessoal na Globo, se apresentar na Record e verificar que a coisa não era bem assim, ele voltou para o "Caldeirão". Tá lá de novo.

Problema – 1
Alguns diretores da Record pecam pelo noviciado. Pela falta de experiência. Já disse aqui, igreja é uma coisa, televisão é outra, completamente diferente.

Antes de contratar alguém, por mais nome que tenha, não basta simplesmente dinheiro. É necessária a existência de um projeto.

Problema – 2
Outra situação que a Sabrina causou, sem ter culpa nenhuma, foi essa insatisfação dos demais apresentadores da Record.

A sua chegada e a necessidade de a qualquer custo botar um programa no ar, mexeu com todos os outros. Olha o salseiro que se instalou.

TV paga
O que está acontecendo com a programação de filmes na TV paga? Será que alguém explica?

Universal, TNT, FX, AXN e outros tantos com nomes irritantes, continuam fazendo os seus assinantes de perfeitos idiotas. "Velozes e Furiosos", com todos os números que têm direito, ninguém aguenta mais. Contado por um telespectador foram 18 exibições em um mês. Pode? Serviço pago.

  • Michel Angelo/Record
  • A atriz Juliana Didone, caracterizada como Maria Clara, irmã gêmea de Leila (também interpretada por ela), na novela "Pecado Mortal"

Me engana...
"Pecado Mortal", com "melhores momentos", durante uma semana, a partir de hoje? O que significa? Uma novela que tem quase 100 capítulos voltar ao começo?

Isto denota falta de planejamento, descaso com telespectador ou, na pior das hipóteses, falta de frente de capítulos. E ainda mudam o horário no meio da exibição. Sinceramente, Record, deixa pra quem sabe.

Rio 40 graus
A Globosat enviou um comunicado aos seus mais diferentes setores, autorizando os funcionários a usarem bermudas, devido ao forte calor no Rio, onde fica a sua base principal.

Até então, isto era proibido. A medida, no entanto, é provisória, está em fase de testes, e vale até o fim deste mês. Para homens e mulheres.

Encontro marcado
Marcos Mion e a Bandeirantes, entenda-se Diego Guebel, ficaram de sentar e conversar nesta semana. O encontro foi marcado, para aquela que será a primeira reunião entre os dois.

Tirar alguém da Record é tudo que a Band sonha e deseja, embora existam antecedentes no caso, naquilo que diz respeito ao Mion. Tem até a história de um banheiro quebrado, que até hoje não foi esquecida.

Rafinha em ação
E esta será uma semana que a Band pretende fazer as coisas acontecerem. Ou começarem a acontecer.

Rafinha Bastos, na quarta-feira, vai gravar os primeiros pilotos do "Agora é Tarde", substituindo Danilo Gentili como novo apresentador.

O programa entrará em curso normal de exibições, em março, inteiramente reformulado.

Internacional – 1
Terminou com números bem positivos a ação da área internacional da Globo na feira Natpe, em Miami, realizada na última semana.

"Salve Jorge", de Glória Perez, lançada como "La Guerrera", foi licenciada para a TPA, de Angola, e a STV, de Moçambique.

Além dos países africanos, "Salve Jorge" está no ar no Canal 13, do Chile, e na Teledoce do Uruguai, além da SIC, de Portugal.

Internacional – 2
Outros títulos também do catálogo da Globo chamaram atenção na mesma feira, como a ganhadora do Emmy, "Lado a Lado", "Flor do Caribe", "Serra Pelada" e os filmes "Até que a Sorte nos Separe" 1 e 2.

Programadores de diversos países já apresentaram interesse no licenciamento desses produtos.

Bate – Rebate
•       Rodrigo Branco, hoje na direção do "Ultimate Fighter", foi sugerido a Record pela Sabrina Sato para trabalhar no programa dela.
•       Diretores da Record acreditam que, mais tardar, até o meio da semana, toda essa questão de diretores de programas estará solucionada.
•       Afastada da TV, Amandha Lee está em cartaz no Rio, Casa de Cultura Laura Alvim, com a peça "Dona MacBeth".
•       Romeu Tuma Junior será o entrevistado de hoje no "Roda Viva", 22 horas, da Cultura.
•       O elenco de "Pé na Cova", com Falabella, Marília Pêra e companhia bela, começa gravar nova temporada da série neste mês.
•       Perguntar não ofende: alguém conseguiu decifrar o significado do "tô sapecando", do comercial de refrigerante na TV?...
•       ... Quem descobrir primeiro, informa.
•       A parceria com o projeto "Escola de princesas" e o lançamento de um site de relacionamento, no ar em março, são as novas apostas de Marlene Mattos.
•        André Tal será o representante da Record na cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.
•       Marcelo Mansfield, que não acompanhou Danilo Gentili em sua mudança para o SBT, já se colocou à disposição da Band para novo trabalho...
•       ... Ele tem contrato com a casa.
•       Amanhã será o último dia da jornalista Bianca Wilbert na Comunicação da Record. Ela vai para a Globosat.

C´est fini
A TV Azteca, importante TV aberta do México, confirmou a estreia de "Avenida Brasil", de Adriana Esteves, Débora Falabella e cia., no horário nobre, dia 17 agora.

A novela de João Emanuel Carneiro, assim, se consolida como a mais licenciada da história da Globo - mais de 125 países adquiriram os direitos de exibição. Virou fenômeno mundial.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos