Cadeia de Rádio e TV é solicitada e cancelada no mesmo do dia

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Elza Fiúza/Agência Brasil

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Ontem, as emissoras de rádio e televisão foram surpreendidas com a convocação de uma cadeia nacional de Rádio e Televisão para o pronunciamento do Excelentíssimo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Nada diferente do que sempre aconteceu, não fosse o horário das 21h15 e a surpresa do mesmo dia, com o claro propósito de se apoiar na audiência de espera de "Amor à Vida", da Globo. Por que não às 20h ou às 20h30, como sempre ocorreu?

O horário de 21h15 foi uma novidade política. Algo com jeito, forma e cheiro de campanha para as eleições que vêm por aí. Para a Globo, não haveria grandes transtornos, porque aconteceria num interprograma, sem interferência nos resultados de uma novela em sua última semana de exibição. Mas quanto às demais, o prejuízo fatalmente seria muito grande. No horário, entre todas, são cerca de 60 pontos em jogo.

Para a felicidade geral, no final da tarde, veio a informação de que não haveria o pronunciamento. Estava cancelado, deixando no ar a pergunta sobre o que de tão importante seria dito. E, no fim, não foi.

Por vias que não se sabe quais são, de uma forma ou de outra, foi evitada a efetivação de mais um oportunismo político.

Capítulo 2
Ainda na tarde de ontem, logo após a primeira comunicação, veio uma segunda, informando que o pronunciamento do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, será feito na noite desta quarta-feira, no tradicional horário das 20h30. Dos males o menor. Vamos saber, enfim, o que de tão importante nos será comunicado. 

Fase de aquecimento
No dia 20 de fevereiro começam as gravações do novo programa de Marcius Melhem e Marcelo Adnet na Globo, que vai mexer com o universo da televisão. Estreia fixada para 10 de abril. 

As exibições serão sempre às quintas-feiras, na 3ª linha de shows. Direção geral de Maurício Farias. Elenco e título ainda estão sendo definidos.

É o seguinte:
Até a metade do ano, o SBT vai promover uma grande mexida nos seus correspondentes internacionais. Ainda não está definido quem irá para o lugar de quem.

Marcelo Parada, diretor de jornalismo, está cuidando pessoalmente do assunto.

Estádio SBT

  • Divulgação

    A jornalista Juliana Franceschi

A jornalista Juliana Franceschi também vai integrar a equipe do novo programa do SBT, "Estádio SBT", com apresentação nas noites de sábado, a partir do dia 8 de março.

Ela ficará responsável pela maior parte das reportagens, uma vez que a ideia é também colocar Lívia Andrade, Thomaz Rafael e o ex-jogador Edmilson, entre outros, na realização de externas.


Encontro internacional
Suzana Pires e Walther Negrão, acompanhado da Orphila e netos, marcaram em Barcelona, dia 2, domingo, um novo encontro para discutir detalhes da série "A Casa da Eny". Uma viagem de trabalho e lazer.

Ela vai de Rotterdam e ele daqui, convidados pelo lateral Daniel Alves para assistir ao jogo contra o Sevilha.

A propósito...
Por causa de uma bursite, o Negrão não conseguiu comparecer ao Palácio dos Bandeirantes, na noite de segunda-feira, para as homenagens que a sua novela, "Flor do Caribe", recebeu por ter colocado a questão do Holocausto.

Juca de Oliveira e Júlio Fischer estiveram presentes.

Cenas do último capítulo de "Flor do Caribe"
Veja Álbum de fotos

Deu certo uma vez...
A Record passou a se orientar por resultados de pesquisas para retomar programas que atingiram boas críticas e audiências.

Foi em cima disso que o diretor Marcelo Silva autorizou a segunda temporada de "A Lei e O Crime", de Marcílio Moraes, ainda sem data de gravação prevista.

Em cima disso
A nova "A Lei e o Crime" terá as suas primeiras cenas gravadas no Rio de Janeiro, mas, logo depois, grande parte de sua ação acontecerá em São Paulo.

Um outro trabalho que também está em vias de ganhar  nova temporada é a série "Fora de Controle".

Impressão - 1

"Patrulha Salvadora"
Veja Álbum de fotos

Existem dois motivos para acreditar que o seriado "Patrulha Salvadora" terá vida longa no SBT. Primeiro, porque Silvio Santos telefonou de Orlando e fez muitos elogios ao programa, algo que motivou a equipe.

E, outra, pela sua boa audiência, 2º lugar aos sábados na Grande São Paulo.

Impressão – 2
Ah, mas lembra a turma do contra, o Silvio também dizia – para Neila Medeiros - que adorava o "SBT Notícias", e deu no que deu!

São situações diferentes. O jornal, à época, ficava atrás de quase todas as emissoras e ainda prejudicava o "SBT Brasil". Não havia mais o que fazer. O "Patrulha" se estabilizou na vice-liderança.

Tour da Sabrina

Sabrina Sato
Sabrina Sato

Hoje, a partir do meio-dia, Sabrina Sato fará um tour pela sede da Record em São Paulo.

Todos os seus passos, incluindo andanças pelas produções e conversas com os demais apresentadores, serão acompanhados por uma equipe do "Domingo Espetacular", como matéria especial do próximo programa.


Convocação
A Record convidou vários assessores de cantores e celebridades para uma reunião, nesta quinta-feira, dia 30, a partir das 17 horas, na sede de São Paulo.

Na oportunidade, o diretor Virgílio Abranches irá explicar como irá funcionar o novo formato do "Domingo da Gente", agora sob os cuidados do Jornalismo e apresentação de Geraldo Luis.

Bom jornalismo
Ontem, em vários programas esportivos do rádio e da televisão, foi destacado o furo do repórter Vanderlei Lima, do nosso UOL Esporte, ao ouvir Valdir Rocha, ex-dirigente da Portuguesa. Um personagem de todo esse complicado caso, que ainda não havia se manifestado.

Bate - Rebate
•       Depois das férias, divididas entre Las Vegas e o Havaí, César Filho retomou o comando do "Jornal do SBT –Manhã".
•       Ainda do jornalismo do SBT, com a saída de Carol Castelo Branco, Patrícia Rocha assume a apresentação do jornal aos domingos.
•       Luciano Huck retoma as gravações do seu "Caldeirão" na Globo.
•       Angélica, com o "Estrelas", também.
•       A propósito do "Caldeirão", Fernanda Teles, que foi da Fremantle e dirigiu o último "Ídolos", já se integrou à sua equipe de produção.
•       Renata Gaspar, do espetáculo de improviso "Finalmente Juntos", está próxima de acertar com a Globo. Há o interesse...
•       ... Já se falou no seu nome para a série "Doutora Priscila" e também para o novo programa do Marcelo Adnet.
•       A PUC Minas abriu inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural...
•       ... Coisa rara por aqui, inclusive com foco especial na matéria Televisão, a cargo do professor Leonardo Drummond.
•       Ontem cedo, na cobertura do acidente na Linha Amarela, a imagem do Globocop, da Globo, estava com um batimento daqueles...
•       ... E demoraram um tempão pra ajustar.

C'est fini
Na caixa de entrada, mensagens com o "Aí, eu te pergunto: quando volta o Marcelo Rezende?". Na segunda-feira, está confirmado, segundo a Record, o seu retorno ao "Cidade Alerta". Ainda não foi estipulada uma data para a passagem do bastão no "Balanço Geral SP", do Geraldo Luis para Luiz Bacci. Mas vai acontecer em breve.

Aliás, ainda sobre a campanha "Volta Gonça", em função dos desacertos na Record, ontem a galera lançou mais uma "é nóis, Gonça!".

E é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau! 

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos