Análise - Direção da Record peca pela total inexperiência

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Montagem com reprodução

    Apresentadores de programas de variedades da Record

    Apresentadores de programas de variedades da Record

Para quem está de fora ou mesmo para os mais próximos, a sensação que passa do Artístico da Record é da mais completa bagunça. As mudanças processadas e mesmo as que ainda estão em curso tiveram em comum a prerrogativa de provocar enorme insatisfação. E ninguém sabe como tudo isso vai terminar, embora exista a certeza de que coisa boa não será.

Os resultados vinham revelando a necessidade de mexer, mas a simples troca do seis por meia dúzia, ou até menos que isso, e a tentativa de aproximar peças que não combinam apenas deixam o prenúncio que a possibilidade de acerto é praticamente nenhuma.

Assim como não é lógica ou racional a tentativa de transferir para os estúdios do Rio de Janeiro produções e gravações da "linha de shows". Há um erro de avaliação. Se algum diretor da Record não tem essa informação, precisa ser avisado que isto implicará despesas. E despesas muito altas.

A iluminação de um estúdio preparado para novelas ou séries não é a mesma dos programas de auditório. Quem está nesse negócio chamado televisão há mais tempo sabe bem o que isso significa.

É mais um momento ruim da Record, talvez provocado pela falta de maior experiência dos seus atuais responsáveis.

Desordem

Fotos de "O Melhor do Brasil"
Fotos de "O Melhor do Brasil"

Sabe aquela ideia de botar o Rodrigo Faro, diariamente, na faixa da tarde? Pois é, esse assunto foi novamente colocado numa reunião do Artístico da Record, na última sexta-feira.

A possibilidade de ele apresentar um programa de games voltou a ser cogitada. E numa dessas "O Melhor do Brasil" aos domingos, que ainda não rolou, pode até acabar.

Paquera

  • AgNews

    O apresentador Marcos Mion

Ninguém sabe exatamente se o Marcos Mion procurou a Bandeirantes ou se a Bandeirantes procurou Marcos Mion.

Fato é que já existe uma aproximação, o desejo de conversar.

Coisa de cinema
Está praticamente concluída a construção da nova sede da Record em Goiânia. Faltam apenas os retoques finais.

Trata-se de um dos prédios mais modernos da cidade. A sua inauguração está prevista para março.

Parceria segue
A velha máxima "não se mexe em time que está ganhando" será observada pelo diretor José Luiz Villamarim.

Depois da "O Canto da Sereia" e "Amores Roubados", ele convidou novamente Walter Carvalho para a direção de fotografia de "O Rebu", próxima novela das 23 horas na Globo.

Esvaziamento
A Record está na iminência de perder importantes profissionais da sua Criação Visual e Departamento de Chamadas. A maioria dos seus componentes tem conversas bem adiantadas com as concorrentes.

BandSports em HD
Os planos da alta direção do Grupo Bandeirantes em relação ao canal esportivo BandSports são de grandes investimentos.

Já pode ser anunciada para 1º de março a estreia do canal em HD no line-up da Net. Falta apenas definir o número. O BandSports tem para este ano as transmissões de Roland Garros e Copa do Mundo como as suas principais atrações.

Bagunça
Os assinantes da Claro TV em São Paulo constantemente têm sofrido com falhas de redirecionamento de canais.

No domingo, por exemplo, na Bandeirantes, em vez da transmissão de Atlético de Sorocaba e Palmeiras, entrou o campeonato carioca – Nova Iguaçu e Fluminense.

Horário
A partir de março, sob a responsabilidade do departamento de jornalismo e apresentação de Geraldo Luiz, o programa "Domingo da Gente" será exibido das 11 às 15h15 na Record. Ao vivo.

Ainda no dia de hoje começa a montagem da sua equipe de produção.

Confraternização

Vote no melhor e pior da novela

  • Reprodução

Os diretores Carlos Henrique Schroder e Manoel Martins, Geral e Entretenimento, respectivamente, promovem quinta-feira um coquetel no Projac, Rio, com toda a equipe de "Amor à Vida", para comemorar os resultados da novela.

 

Já no dia seguinte, todos irão se reunir em uma churrascaria para acompanhar a exibição do último capítulo.

Abafa geral
Na Record, em tudo que diz respeito a Sabrina Sato, ninguém está autorizado a falar ou fazer qualquer coisa. O que aumentam as suspeitas de que antes de abril não haverá estreia nenhuma.

Surpresa
Desde o dia 12, a Rede TV! exibe reprises do "Sob Medida", da Daniela Albuquerque, aos domingos, 23h35.

E foi justamente com uma reprise que o programa atingiu, anteontem, sua melhor média de audiência, 2 pontos, superando os índices da edição inédita, que estreou em março do ano passado.

Não conta pra ninguém
O programa que Márcio Ballas gravou "em sigilo" na Venezuela é o "Americas Funniest Vídeos Brasil", sob encomenda do grupo Turner.

É um clássico americano, também conhecido aqui como... vídeocassetadas. Gravou a temporada toda de uma vez só.

Bate – Rebate
•       Luiz Henrique Rios fará a direção-geral da próxima temporada de "Malhação", que estreia após a Copa do Mundo...
•       ... A direção de núcleo é de José Alvarenga.
•       Neila Medeiros, a partir da madrugada de hoje, passa a substituir Karyn Bravo no "Jornal do SBT".
•       Nelson Sato, da Sato Company, está participando da Natpe, em Miami.
•       Na tarde de hoje, terça, na sua sede, em São Paulo, a Rede TV! vai iniciar testes para escolher as Ring Girls do XFC – Xtreme Fighting Championships...
•       ... O evento, rival do UFC, terá 10 edições no Brasil...
•       ... Com as suas exibições aos sábados, a Rede TV! tem registrado média de 1 ponto na Grande São Paulo.
•       O programa "Arquivo N", da GloboNews, nesta quarta-feira, vai relembrar os 40 anos do incêndio do edifício Joelma, em São Paulo.
•       Foi pra gaveta a proposta de um programa feminino nas manhãs do SBT...
•       ... Ninguém fala nada, mas são fortes os rumores de que o dono deu o contra.
•       Carol Castelo Branco não integra mais o quadro de apresentadores do SBT. Ela deixou a emissora na semana passada.
•       "Domingão", 17 de média e 36% de share, e "Fantástico", 20 com 37%, atingiram anteontem seus melhores índices neste mês.

C'est fini
Em meio a um ambiente tenso, Rodrigo Faro, após período de férias, volta às gravações de "O Melhor do Brasil" nesta próxima quinta-feira, em São Paulo. E, de acordo com a Record, sob a direção de Rita Fonseca, muito provavelmente pela última vez. A sua saída é dada como certa.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos