Viva explica por que não paga atores por reprises

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Alguns profissionais ligados à área de Teledramaturgia, dentro e fora da Globo – principalmente os de fora, reclamam que não recebem nada por seus trabalhos apresentados no canal Viva.

Existem queixas e como elas se acentuaram nos últimos tempos, esta coluna teve o cuidado de saber, junto às duas emissoras, se isso tem razão de ser ou não.

A Globo, no caso, declarou que todos recebem pelas reprises e que os pagamentos acontecem normalmente.

O Viva, também consultado, informa que não tem nenhuma obrigação de pagar direitos para autores, atores ou demais pessoas envolvidas, e justifica por que: "O contrato do Viva é de licenciamento do conteúdo da TV Globo e de outros fornecedores internacionais ou de produtoras independentes. Pagamos pelo conteúdo. Os fornecedores, como a TV Globo, BBC, CBSG etc, são responsáveis pelo pagamento dos direitos a seus contratados". Ouvidas as partes, próximo assunto...

  • Divulgação

    Priscila Fantin voltará para "Malhação"

De volta ao começo
Com uma personagem criada especialmente para ela, Priscila Fantin começa a gravar hoje participação especial em 20 capítulos de "Malhação".

A sua personagem, Raquel, surge inesperadamente na trama, à procura do filho Guilherme (Matheus Costa) e do ex-marido, João Luiz (Erom Cordeiro), que foram abandonados por ela.

A atriz, vale lembrar, iniciou a sua carreira na TV como protagonista de "Malhação", em temporada exibida entre outubro de 1999 e abril de 2000.

Revoada geral
Representantes de todas as emissoras começam e passam boa parte desta semana em Miami, envolvidos com a Natpe, considerado um dos eventos mais importantes da indústria da televisão no mundo atual. O Brasil terá uma das maiores delegações.

Briga forte
A participação brasileira na Natpe, além da costumeira presença das principais redes abertas, também conta com o maciço comparecimento das TVs fechadas.

E com a promessa de fortes emoções na busca e concorrência de conteúdos.

Anote
Voltou a ficar muito forte na Record a posição do vice-presidente de jornalismo, Douglas Tavolaro.

E não pela proximidade que realmente existe com o dono, Edir Macedo. A sua habilidade, no trato das mais diferentes questões, é reconhecida por todos.

Novela é novela
No sábado, em uma das mais concorridas pizzarias de Campo Belo, bairro de São Paulo, o público presente parou para assistir aos momentos finais do capítulo de "Amor à Vida" daquela noite. Silêncio geral.

O flagra na Aline. Forte expectativa para a reação do César, Antonio Fagundes, com a faca no pescoço da mulher. A exibição termina, sobem os créditos, com um "Ah!!!" geral de lamentação, seguido de aplausos.

É uma coisa séria esse negócio chamado novela no Brasil.

  • Divulgação

    O "Ser Mulher", comandado por Helô e Ticiane Pinheiro, estreia sua quarta temporada na quarta-feira, dia 29, às 22h15, no Fox Life. Serão 26 episódios, um inédito por semana

Por convicção
Não chega a ser novidade para ninguém que vários atores da Globo, "por convicção", não aceitam fazer merchandising de nada em novelas. Marcello Antony era, até aqui, o caso mais conhecido.

Mas tem outro...
Agora se sabe de outro presente na mesma "Amor à Vida". Mateus Solano também é avesso a este tipo de coisa em novelas, séries ou outros do gênero. Quando há a necessidade de alguma ação desta natureza, e sua presença em cena é necessária, ele pede para não ser enquadrado.

Segunda temporada
Os roteiristas envolvidos em "Milagres de Jesus" receberam de Marcelo Silva, número 1 da Programação da Record, na semana passada, garantias da realização de uma segunda temporada da série. Apesar de todos os problemas que ainda existem com a primeira. As gravações continuam interrompidas.

Campanha
Na volta do "Pânico", ao vivo, dia 16, será anunciada ao público a realização de uma campanha que irá culminar com a escolha de uma nova participante do programa, a que irá ocupar o lugar da Sabrina. Todo um barulho, entre quatro ou cinco meses, será feito em cima disso.

Teatro
Cláudio Curi estreia dia 7, no Teatro do Núcleo Experimental, em São Paulo, o espetáculo "Ou você poderia me beijar", com direção de José Henrique de Paula. Ainda no elenco, Roney Facchini, Marco Antonio Pâmio, Rodrigo Caetano, Thiago Carreira, Felipe Ramos e Clara Carvalho.

De novo em cartaz
Hoje, esse negócio de homem com homem e mulher com mulher está tão natural, que as pessoas poderiam não se preocupar mais se haverá ou não beijo gay nas novelas. É curiosa a preocupação de alguns em ficar patinando, o tempo todo, neste mesmo assunto. Coisa que cansa. Nem sei se Freud explica.

Foco na TV
O acerto de Mauro Beting com a Fox, para comandar o "Central Fox" e participar de outros programas, sinaliza para sua saída do Grupo Bandeirantes. E serve também como indicativo de que, muito em breve, Cláudio Zaidan será o comentarista titular da rádio Bandeirantes.

A bandida...
Prevista para entrar no ar no começo de maio, "Vitória", novela de Cristianne Fridman, substituta de "Pecado Mortal" na Record, terá Juliana Silveira como a bandida da história. A atriz, sempre conhecida por papéis comportados, agora, será a líder de um grupo de neonazistas.

  • Divulgação/TV Record

    Thais Melchior será a protagonista feminina de "Vitória", nova novela da Record

... e a protagonista
A Record contratou Thais Melchior, ex-Globo, com passagem por "Saramandaia", entre outras produções, para fazer a protagonista feminina de "Vitória", a joqueta Diana.

Na história, em uma ação de vingança, ela será seduzida por seu meio-irmão, o paraplégico Artur (Bruno Ferrari), provocando a discussão do incesto.

A que ponto...
Foi tão confusa a última semana na Record, que os seus funcionários resolveram levar na brincadeira.

Alguns, diante de tanto tumulto, com muito bom humor resolveram lançar a campanha "Volta Gonça", referindo-se ao retorno do ex-número 1, o bispo Gonçalves.

Bate – Rebate
•       Ignácio, Carlos Machado, e Murilo, Emílio Orciollo Netto terminam "Amor à Vida" como vendedores de "quentinha"...
•       ... Já, entre quinta e sexta-feira, Mauro Mendonça Filho colocará fim nas gravações da novela...
•       ... A cena em questão vai reunir Antônio Fagundes e Mateus Solano, considerada o ponto alto do último capítulo.
•       Foi bastante criativa a homenagem a São Paulo que a Ana Maria Braga apresentou sexta-feira, no "Mais Você"...
•       ... Saiu do lugar comum, quando se trata do aniversário de uma cidade, e foi em busca de coisas diferentes...
•       ... Alguém, de 80 anos, dono de um comércio no Cambuci, que toca piano o dia inteiro...
•       ... Um personagem bem interessante.
•       Dadá Maravilha será o convidado especial do "Cartão Verde", amanhã, terça-feira, às 22 horas, na Cultura.
•       Record espichou as férias da equipe do Roberto Justus...
•       Com as mudanças feitas na área da produção, não tinha onde colocar o pessoal.

C´est fini
A Fox terá uma equipe na Rússia durante a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados entre 6 e 23 de fevereiro.

Como não possui direitos de transmissão, fará a chamada cobertura jornalística.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos