Mudanças no "Melhor do Brasil" têm toda razão de acontecer

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
Fotos de 'O Melhor do Brasil'
Fotos de 'O Melhor do Brasil'

Rodrigo Faro está em férias na Record, ainda distante do seu "Melhor do Brasil" e da necessidade de rever praticamente tudo que foi feito até agora.

Aqui, desde os primeiros dias, se falou dos prejuízos que seriam inevitáveis com a troca do programa do sábado para o domingo, sem que existisse alguma preparação para isso. Uma coisa, como acontecia antes, era ter apenas a Globo pela frente, outra e completamente diferente é entrar num dia e horário tão concorridos como o de agora.

Os números demonstram que a Record, quando ainda tinha o Gugu, nunca perdeu para o SBT. Olha só:
2009 – 12,4 contra 9,9;
2010 – 9,9 a 8,7;
2011 – 10,9 a 8,0;
2012 – 8,8 a 7,7
2013, enquanto esteve lá, 7,6 a 7,4.

Na troca, em julho, a situação se inverteu completamente. O SBT assumiu definitivamente a vice-liderança do horário com a Eliana e não largou mais. A grande vítima em tudo isso, mais uma vez vale repetir, foi o Rodrigo Faro. O seu único e grande erro foi aceitar essa situação.

Feliz da vida

  • Divulgação

    Osmar Prado como o Virgílio, de "Amor Eterno Amor" (2012)

Benedito Ruy Barbosa ficou bastante satisfeito com a escalação de "Meu Pedacinho de Chão", que a Globo vai apresentar na faixa das 18 horas, em substituição a "Joia Rara".

É, realmente, um elenco forte, mas a presença de alguém em especial, Osmar Prado, deixou o autor muito feliz. Ele não esconde a alegria dos dois voltarem a trabalhar juntos.


Trabalho forte
Sobre a pré-produção de "Meu Pedacinho de Chão", à distância, o Benedito tem recebido do diretor Luiz Fernando Carvalho todas as informações possíveis.

Aliás, o trabalho de preparação do elenco, ao longo desta última semana, exigiu demais de todos.

Só boatos

  • Divulgação

    Elizabeth Savalla

Elizabeth Savalla, um dos destaques de "Amor à Vida", não está reservada para nenhuma outra novela ou série da Globo. Oficialmente, ninguém a procurou.

Até porque, antes de tudo, a emissora ainda precisa acertar a sua renovação de contrato.

Lançamentos
"Força de Elite", série policial, produzida pela Medialand, estreia dia 4, às 21h, no canal MGM, com exibições às terças-feiras.

Também no MGM, e da mesma produtora, "Muito Além do Medo", série de suspense e terror, estreia dia 6 de fevereiro, às 21h, com apresentações às quintas-feiras.

Informação é outra
A Cultura pede a palavra e explica que, em vez de uma, como foi colocado aqui, são seis as equipes colocadas à disposição do jornal do meio-dia. Tudo bem. A diferença é grande.

O problema
Ainda no que diz respeito ao jornal do almoço na Cultura, a queixa nem é a quantidade, mas o horário – 8 da manhã - que esse pessoal começa a trabalhar. Numa cidade como São Paulo, com os conhecidos problemas de trânsito, o tempo sempre joga contra. É nada para sair, gravar, voltar e editar.

Boa frente

"Em Família", substituta de "Amor à Vida" na Globo, promete um transcorrer sem maiores sustos ou desafios.

O autor Manoel Carlos já abriu uma frente de 25 capítulos. Estreia com folga e prazo para promover os ajustes que sempre são necessários após o lançamento.

Disputa
Está difícil apostar no futuro da apresentadora e repórter Rita Batista.

Ao mesmo tempo em que se confirma a sua escalação no Carnaval da Band, ela é disputada pela TV Aratu, afiliada do SBT em Salvador, e também, com igualdade de condições, pelo Grupo Metrópole de Comunicação.

A propósito...
Ainda a respeito da Rita, no decorrer dos próximos dias, ela deverá se reunir com a direção da Band para definir a sua situação na casa. Se continuará ou não no "A Liga".

A intenção, segundo se sabe, é apenas reforçar a equipe da temporada, com mais uma ou duas contratações.

Tudo parado
Apesar de a Record e a Academia de Filmes descartarem a existência de algum problema, as gravações dos episódios de "Milagres de Jesus" continuam paralisadas.

Até se chegou a anunciar que seriam retomadas no final deste mês, mas ninguém está acreditando nisso.

Próximo episódio
Depois de fazer uma professora de educação física, em "Rebelde", Anita Amizo, participa do segundo episódio da série "Milagres de Jesus", "A Mulher Encurvada", que a Record exibe dia 29.

Samara é a personagem, melhor amiga da protagonista Miriam (Roberta Gualda). 

Bate – Rebate
•       Marília Gabriela volta às gravações do programa "De Frente com Gabi" no próximo dia 29.
•       Um assunto frequente nas reuniões da Globo é o crescimento de audiência do "Cidade Alerta".
•       O programa policial da Record é apontado como um dos vilões para a baixa audiência das novelas, ao lado do horário de verão e até o trânsito em São Paulo.
•       Em tempo, Marcelo Rezende reassume o programa no dia 3 de fevereiro.
•       Wanessa Camargo é quem comandará o "Domingo da Gente", neste domingo, na Record...
•       ... Inclusive recebendo uma homenagem do pai, Zezé di Camargo.
•       Curioso é que o SBT também anuncia o mesmo Zezé com o irmão Luciano no "Rede da Fama", quadro da Eliana.
•       E hoje também, no "Domingão", a pizza com o pessoal de "Amor à Vida", marcando a exibição da última semana da novela.
•       Com "Lady Marizete", novela de Alcides Nogueira e Mário Teixeira, programada para 2015, a Globo vai promover a volta da sua faixa das seis para São Paulo.
•       A história será ambientada no Morumbi e na favela de Paraisópolis.
•       Como outro detalhe, um traficante de drogas irá atormentar a vida da mocinha da história.

C'est fini
A rádio Bandeirantes apresentou, pela primeira vez, na quinta-feira, uma versão contemporânea de "Coração do Mundo". É o Hino do futebol, em nova roupagem para a Copa do Mundo, com produção do Jairzinho e Simoninha. E as participações de Luiza Possi, Péricles, Luciana Mello, Guilherme e Jair Rodrigues

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos