Previsão do tempo também exige atenção e cautela

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução

Pessoal que faz a previsão do tempo no rádio ou televisão precisa observar determinados cuidados e ficar atento a certos detalhes. "Tempo bom" nem sempre significa a presença do sol, que arde em praticamente todas as regiões do nosso país nesse Verão para cada um.

O que pode ser "bom" pra quem está numa praia, poderá ou fatalmente não será para o pessoal do interior do Nordeste, por exemplo. É uma avaliação indispensável, que não pode faltar.

Os responsáveis por isso devem se limitar à informação, deixando a interpretação para o ouvinte ou telespectador. Na verdade, e a bem da realidade dos fatos, ao contrário da maioria, alguns dessa área já trabalham desta maneira.

A propósito disso, é curioso como a apresentação dos boletins informativos sobre o tempo se acentuou nos últimos anos. Aqui e lá fora. Nos Estados Unidos, em praticamente todas as emissoras, isso virou uma febre.

Em estudos
Bandeirantes e Cuatro Cabezas devem colocar na pauta da próxima semana as primeiras discussões sobre nova temporada do "A Liga". Existe o desejo de reformular quase que por completo a sua equipe de repórteres.

Devagar, devagarinho – 1
Toda essa demora no processo de implantação do programa da Sabrina Sato na Record tem levantado suspeitas de que será quase impossível cumprir o combinado.

A estreia, antes prometida para março, deve ficar para a última semana de abril ou até começo de maio. De qualquer forma, sabe-se, o programa será exibido nas noites de sábado e não mais aos domingos, como se anunciou até agora.

Sabrina Sato
Sabrina Sato

Devagar, devagarinho – 2
Mais otimista, o estafe da Sabrina acredita que as dificuldades serão superadas no tempo certo e o lançamento ainda poderá vir a ser confirmado para março. Resta acelerar o processo de implantação. A escolha de um diretor, pelo que tudo indica, deve recair sobre alguém da própria Record.

Carlos César Filho, o Cesinha, aparece como nome indicado para implantar e dirigir o programa, embora Marcos Mion não concorde com a sua saída do "Legendários".

Apenas isso
O ex-jogador Falcão foi contratado pela Fox para ancorar o projeto da Copa do Mundo. Mas não existe nada combinado para sua permanência após o mundial. O desejo dele, segundo se comenta, é continuar insistindo na carreira de treinador de futebol.

Diferencial
A propósito disso, na Bandeirantes se trabalha com a possibilidade de transmitir todos os jogos da Copa do Mundo com equipes completas nos estádios. Inclusive na primeira fase, quando serão quatro partidas por dia.

Pirataria
Na intenção de reforçar a luta contra a pirataria na América Latina, a Fox criou duas novas posições. Virginia Servent foi nomeada Diretora Antipirataria para América Central e República Dominicana, baseada na Guatemala, e María Isabel Devia como Diretora Antipirataria para a Região Andina baseada na Colômbia.

Cada um no seu quadrado
A Record vai separar as equipes que trabalham no "Hoje em Dia" e "Programa da Tarde". Um mesmo profissional não poderá mais prestar serviços para os dois programas.

O processo de separação será concluído na próxima semana e está relacionado à volta de Vildomar Batista ao "Hoje em Dia".

Problemas técnicos
A respeito do sumiço das legendas em português de seus programas transmitidos para o Brasil, a assessoria da TV5Monde, da França, informa que a emissora passa por problemas na legendagem, desde o final de 2013.

Diz ainda não haver previsão para a solução desses problemas técnicos, mas que já estão sendo realizados os devidos reparos.

Chamando a atenção
Cacá Bizzocchi, que até bem pouco tempo dirigia o time de Campinas, hoje se coloca entre os principais comentaristas de vôlei da nossa TV. O seu trabalho nas transmissões do BandSports chama atenção pela precisão e conhecimento do assunto. Uma grande descoberta.

Alteração na grade

  • AgNews

    Roberto Cabrini

"Conexão Repórter", do Roberto Cabrini, será exibido às quartas-feiras no SBT, na mesma faixa das 11 da noite. "Casos de Família", da Christina Rocha, diante disso, terá apenas uma edição semanal, aos sábados.

Jornalismo - 1
A partir de segunda-feira, 27, o jornalismo da TV Gazeta apresenta seu novo formato. Além da mudança de cenário, com a Avenida Paulista ao fundo, a cidade de São Paulo será o foco das principais notícias em uma abordagem diferenciada.

O "Jornal da Gazeta", às 19h, dará espaço à opinião de especialistas e entrevistas, com as participações de Maria Lydia e Bob Fernandes (Política Nacional), João Batista Natali (Política Internacional), César Giobbi (Cultura),Ricardo Carvalho (Sustentabilidade), Vinícius Torres (Economia), Celso Cardoso (Esporte) e Luciana Magalhães (Meteorologia).

Jornalismo – 2
Já o "Jornal da Gazeta", às 22 horas, terá a sua duração ampliada em 10 minutos, terminando às 22h30. Juliana Verboonen, no mesmo informativo, passará a ter a companhia de Laerte Vieira na bancada.

Bate – Rebate
•       O canal Megapix comemora a liderança de audiência em 2013, com a exibição de filmes na faixa das 22 horas...
•       ... Embora se fale em 22 horas, o truque é o mesmo utilizado por outras emissoras, principalmente da aberta...
•       ... A exibição só começa quando termina a novela da Globo.
•       Além de Mateus Solano, também estarão na pizza do "Domingão", Walcyr Carrasco e os atores Paolla Oliveira, Malvino Salvador, Susana Vieira, Tatá Werneck...
•       ... E mais: Vanessa Giácomo, Elisabeth Savalla e Wolf Maya, entre outros...
•       ... Os musicais serão com Daniel e Gabriel Valim.
•       Glória Maria será a atração do "Além da Conta", do GNT, neste domingo, 22h30, andando com Ingrid Guimarães pelas ruas de Nova York...
•       ... A indecisão das mulheres no momento das compras será um dos assuntos abordados.
•       Começaram os ensaios de "Meu Deus", espetáculo que reúne Dan Stulbach e Irene Ravache...
•       ... Com direção de Elias Andreato, a peça estreia dia 21 de março no Teatro Faap, em São Paulo.

C´est fini
Oscar Magrini, que vem de uma série de bons trabalhos, teve agora confirmada sua participação em "O Caçador", nova série da Globo, em 10 episódios, escrita por Marçal Aquino e Fernando Bonassi. Cauã Reymond faz o protagonista.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos