Desejada liderança da Record está limitada ao slogan

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Não chega a ser surpresa para ninguém que o complexo de estúdios da Record no Rio de Janeiro, o RecNov, foi pensado para que a emissora pudesse acomodar até três novelas no ar. O local possui 10 estúdios, de última geração, todos com mil metros quadrados.

Tal investimento, desde o princípio, tinha como objetivo transformar o canal em uma nova força da teledramaturgia do país, capaz de bater de frente com a Globo. Além dos gastos milionários em instalações e tentativas de copiar o "modelo" da concorrente, não se economizou em contratações. Era a Record no ataque, "a caminho da liderança".

Dias de hoje, porém, devido a uma série de complicadores, dentre eles erro de planejamento, constata-se que a desejada liderança ficou limitada ao slogan. Isso e nada mais que isso. Nem tudo saiu como se imaginava.

A maior prova é a existência do próprio RecNov, com estúdios inoperantes, e apenas uma novela no ar, "Pecado Mortal" - que enfrenta problemas de atrasos em suas gravações. A Record está sob nova direção é verdade, só que esse pessoal vai precisar de muito tempo ainda para colocar ordem na casa.

  • Leo Franco/AgNews

    Raula Gil prestará homenagem a Marly Marley


Homenagem

O apresentador Raul Gil interrompeu suas férias e foi até o SBT na quarta-feira (15) especialmente para gravar um depoimento sobre a atriz e diretora Marly Marley, que faleceu na última sexta-feira (10). A mensagem será exibida na abertura do seu programa, neste sábado (18).

Primeira reunião

Marcelo Zaccariotto vai assinar a direção-geral do talk show diário de Danilo Gentili no SBT. No dia de ontem, ele participou da primeira reunião na emissora para falar sobre o formato do programa, previsto para estrear em março.

Zaccariotto rompeu com a Eyeworks Cuatro Cabezas, produtora argentina, para acompanhar o Danilo na emissora de Silvio Santos.

  • Foto Rio News

    Wlacyr Carrasco anda falando demais

Personalidade forte

Na Globo, alguns colegas de Walcyr Carrasco entendem que ele deveria se expor menos na defesa de sua "Amor à Vida". Não foram poucos os desentendimentos com jornalistas, seguidores no Twitter e atores da própria novela.

Personalidade forte 2

O autor de "Amor à Vida" faz questão de não deixar ninguém sem resposta. Não importa se o alvo é do primeiro ou do último escalão. Quanto à sugestão de maneirar um pouco, pisar no freio, um ator da novela garante que são poucas as chances de isso acontecer. E justificativa: "é que ele adora um barraco".

Abafa o caso

Falam no Projac que a direção da Globo tem acompanhado de perto os "combates" envolvendo autor e elenco de "Amor à Vida". Resta saber de que lado a corda vai arrebentar.

Futebol

Além do campeonato brasileiro Série B, a Rede TV! também irá transmitir o Paulista da Série A2, que começa dia 25 e vai até 13 de abril. Com narração de Silvio Luiz, os jogos serão exibidos aos sábados, às 10h.

  • Divulgação/TV Globo

    Fernanda Montenegro é Dona Picucha em "Doce de Mãe"

Período

A série "Doce de Mãe", protagonizada por Fernanda Montenegro, já tem seu período de exibição definido na Globo. Entrará no ar dia 30, após o "BBB", e terá seu último episódio apresentado em 1º de maio. Após encerrar seu trabalho na série, Fernanda irá aguardar a próxima novela de Gilberto Braga.

Cruel

Para a direção da Globo, o grande vilão do momento não é o Félix. Mas "alguém" muito pior. Os principais executivos da emissora não têm dúvidas de que o dono desse posto – disparado - é o Horário de Verão, que complica o rendimento de suas produções principalmente em São Paulo e no Rio. E contra tal inimigo, não há o que fazer.

Parceria

"Joia Rara", de Duca Rachid e Thelma Guedes, terá o seu último capítulo exibido no dia 4 de abril. Após as férias, as autoras vão aguardar uma nova oportunidade no horário de novelas, sempre dentro do núcleo do diretor Ricardo Waddington.

Torcida forte

Dennis Carvalho, diretor da Globo, torce muito para que um artista, que se afastou das novelas, possa rever sua decisão. E assim integrar o elenco da próxima história de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Estamos falando, evidentemente, de Wagner Moura, hoje, mais focado em cinema e campanhas publicitárias. Por outro lado, não existe mesmo a menor possibilidade de o Dennis voltar a trabalhar com Ana Paula Arosio, caso um dia ela decida voltar à TV, na Globo. Com ele, pelo menos, não há chance nenhuma.

Bate – Rebate

•  "O beijo do escorpião" é a nova novela que o diretor Atílio Riccó prepara para a TVI, em Portugal.
•  "Estádio SBT" e o talk show de Danilo Gentili são as estreias do SBT em março.
•  O canal Fox Sports, que não possui direitos de transmissão, fará cobertura jornalística da Olimpíada de Inverno de Sochi, na Rússia.
•  Para a cobertura desse evento, o Sportv vai mobilizar 40 profissionais.
•  Globo, Band e Record possuem os direitos de Sochi no sistema aberto.
•  A Record vai exibir dia 26, o "Domingo da Gente", com apresentação de Wanessa Camargo.
•  O show de Luan Santana, sob a direção de Ulysses Cruz, vai estrear dia 21 de fevereiro em São Paulo.
•  A Record ainda não definiu o próximo trabalho de Gustavo Reiz.
•  O autor, no entanto, ganhou pontos importantes na emissora com a adaptação de "Dona Xepa".

C" est fini

Para os mais próximos, Xuxa tem dito que não descarta voltar ao ar, na Globo, a bordo de um novo formato, ainda no segundo semestre. Essa possibilidade começa a mexer com sua equipe na emissora e deixar todo mundo mais animado.

Caso se confirme, poderá evitar a dispensa de vários profissionais. Até então, o comentário é que ela só viria com outro programa na grade de 2015.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos