O mau uso da palavra nas novelas causa grandes estragos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Amor à Vida/TV Globo

    Valdirene acaba atacando Boninho no meio da entrevista

    Valdirene acaba atacando Boninho no meio da entrevista

Ninguém exige das novelas perfeição absoluta em todos os detalhes. Determinadas coisas podem perfeitamente passar batido, sem incomodar quem quer que seja, até os mais exigentes. O que não se deve é subestimar a inteligência do público ou não calcular o estrago que o uso errado das palavras pode causar na vida de muitas pessoas. É preciso tomar muito cuidado com isso.

Qual a necessidade de alguém andar ou falar errado daquele jeito, como a personagem da Tatá Werneck? Qual é a graça que existe naquilo? Quem não sabe pronunciar "Big Brother Brasil" de maneira correta, depois de 13 edições do programa na principal rede de televisão do país? O único caso, com certeza, é a Valdirene da novela. Qual, entre outras bobagens, o porquê daquilo?

É uma situação semelhante ao "vareia" do Renato Aragão, de há muitos anos, que de tanto ele usar virou vício para tristeza das nossas escolas e dos seus educadores. A televisão, como agora está fazendo, só tratou de espalhar o que não deveria.

Por que não evitar essas coisas? Vale lembrar aos nossos autores que existem zilhões de situações que podem ser engraçados nas novelas ou programas. Falar e ensinar errado, com toda certeza, não precisa ser incluída no meio delas.

Cenas de "Amor à Vida"
Cenas de "Amor à Vida"

Caubói
As primeiras cenas de Francisco Cuoco em "Amor à Vida" irão ao ar a partir de amanhã. Rubão, um fazendeiro, pai de Ignácio (Carlos Machado), é o seu personagem. Ele vai se envolver ainda com Tamara, Rosamaria Murtinho.

Folga esticada
O elenco de "Amor à Vida" só retornará aos estúdios na segunda-feira (6). A folga do Ano Novo, ao contrário do que aconteceu no Natal, foi um pouco maior. Se nada acontecer daqui para frente, os trabalhos, em sua maioria, serão encerrados no dia 20. Apenas as cenas finais e decisivas ficarão para depois disso.

Tempo pela frente
A direção da Globo não tem demonstrado pressa em conversar com os atores de "Amor à Vida" pelo tal contrato por obra. O compromisso da maioria vai até o fim de fevereiro, tempo suficiente para negociar com os que devem permanecer na emissora. Maria Casadevall entre eles.

A propósito...
Todos, na Globo, têm destacado bastante a atuação da executiva Mônica Albuquerque e o trabalho que ela vem desenvolvendo como diretora de Desenvolvimento Artístico. Sobram elogios para a sua conduta, principalmente pelo canal de diálogo que abriu com todos os contratados da casa.

Futuro incerto – 1
É bastante complicada a situação do BandSports. As dificuldades para concorrer com outros canais esportivos, como Fox, Espn e SporTV são sempre muito grandes. Trata-se de um caso que a alta direção do Grupo Bandeirantes vem analisando com muito cuidado.

Futuro incerto – 2
Um diretor da Band, usando de todas as letras, disse que não existem meios de concorrer com a Globo, Disney e Rupert Murdoch. A briga pelos direitos de transmissão dos grandes eventos é sempre desigual. Na maioria das vezes é impossível concorrer.

Futuro incerto – 3
Diante de tais dificuldades, dentro do Grupo Bandeirantes já há quem levante a possibilidade de dar um outro encaminhamento para o canal. Tirar dele a função esportiva e atuar num outro campo, onde possa concorrer em condições de maior igualdade.

Primeiro isso

É impossível pensar na estreia de Sabrina Sato na Record antes de abril.

Embora existam esforços por parte da direção da emissora, ainda será necessário superar uma série de grandes problemas até se pensar numa data provável. O principal deles é encontrar um formato de programa.


Por outro lado...
Tudo caminha para que Carlos César Filho, o Cesinha, depois de vários trabalhos com tantos artistas, como Eliana e Marcos Mion, tenha um papel importante na implantação do programa da Sabrina. A sua indicação para a direção-geral é o que se tem como mais provável nos dias atuais.

Papai Noel diferente
O narrador esportivo Silvio Luiz reforçou consideravelmente o seu caixa nos últimos dias de 2013. Quase no apagar das luzes do ano que passou, ele assinou vantajoso contrato comercial com a Sony, para veiculação dos produtos desta empresa na Internet.

Bate – Rebate
•       A novela "Em Família", do Manoel Carlos, substituta de "Amor à Vida", começa intensificar suas gravações a partir de agora...
•       ... Tudo o que existia de externa já foi feito.
•       Até agora, os programas esportivos das rádios e TVs ainda comentam o triste fim do último campeonato brasileiro...
•       E o lamentável episódio que envolveu Portuguesa e Fluminense...
•       ... Que mal pergunte, por que as reuniões do STJD têm que acontecer na sexta-feira, véspera da rodada do fim de semana?
•       ... Não parece uma coisa meio burrinha?
•       ... Fosse na segunda-feira, como era no passado, haveria, no mínimo, um tempo maior para anunciar as suas decisões.
•       Nadja Haddad, contratada recentemente, também fará parte da equipe do SBT que irá cobrir o carnaval na Bahia.
•       Lembrando: segunda-feira, faixa das 10 da noite, na Band, acontece a estreia do "Quem quer casar com meu filho?"...
•       ... É um reality show, em 10 episódios, com apresentação de Adriane Galisteu.

C'est fini
No ano passado, sempre se baseando em índices de audiência, não foram poucos, dentro da própria Globo, que chegaram a afirmar que a emissora iria acabar com "Malhação". Erraram, claro.
A nova temporada já está a caminho, com estreia depois da Copa do Mundo, escrita pela cineasta Rosane Svartman. O Entretenimento da Globo promete um projeto ousado, capaz de seduzir o público jovem.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos