Globais são esperança de bilheteria para filme sobre Complexo do Alemão

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução/Facebook/AlemaoOFilmeOFFICIAL¿

    Cauã Reymond em cena do filme "Alemão"

    Cauã Reymond em cena do filme "Alemão"

O longa-metragem "Alemão", sobre a invasão do Complexo do Alemão ocorrida em novembro de 2010, e que foi notícia no mundo todo, está recebendo os seus últimos tratamentos em um estúdio de São Paulo. Dirigido por José Eduardo Belmonte, o filme chegará aos cinemas no dia 14 de março.

Cauã Reymond vive um chefe do tráfico, Antonio Fagundes um dos chefes da polícia e haverá ainda um núcleo de policiais infiltrados.

O elenco reúne também Milhem Cortaz, Caio Blat, Gabriel Braga Nunes e Otávio Muller, entre outros. Até por tudo o que o evento representou, há uma grande expectativa de como isso será contado no cinema.

Por outro lado, as presenças de Cauã e Fagundes nesse drama são vistas pelos produtores como estratégicas e de enorme importância. E não apenas pelo fator talento, mas também pela força que eles exercem na mídia em geral e no próprio mercado. Tem essa pimenta.

Fatores que, somados a uma forte campanha de lançamento, poderão levar "Alemão" a atingir seus objetivos e evitar a estatística de mais um fracasso de bilheteria. É o que se espera. Até porque, lamentavelmente, só o que tem dado certo por aqui --em se tratando de produção nacional-- é o gênero comédia – ou quaquaquá, como diz Aguinaldo Silva.

Que assim seja

  • Eduardo Knapp/Folha Imagem

    O piloto Felipe Massa

As expectativas da Globo em relação à temporada 2014 da Fórmula 1 são bem animadoras. No seu departamento de esporte, o pessoal não tem dúvidas de que um outro Felipe Massa, agora piloto da Williams, entrará nas pistas, disposto a ser protagonista. Há uma forte aposta nele.

É essa também a torcida de muitos brasileiros amantes da principal categoria do automobilismo.


Gigantes da TV paga
É interessante constatar que na TV paga, hoje, há três grandes grupos de comunicação no segmento esportivo, representados por ESPN, Sportv e Fox Sports.

Canais que procuram oferecer uma programação diversificada, através de eventos nacionais e internacionais, também com o objetivo de aumentar sua participação no bolo de audiência.

A concorrência entre esses gigantes ganhará um novo capítulo em 2014, ainda no primeiro trimestre, com o lançamento do Fox Sports 2. Já existe toda uma expectativa em torno disso.

Não parou por aí

Fotos do "Agora É Tarde", com Danilo Gentili
Fotos do "Agora É Tarde", com Danilo Gentili

Diego Guebel, número 1 do Artístico da Band, ainda está bastante indignado com a atitude do Danilo Gentili, que abandonou seu compromisso com a Bandeirantes e assinou contrato com o SBT. Uma relação que acaba em bronca. O caso já está sob os cuidados do departamento jurídico da emissora para as medidas cabíveis.

O "Agora é Tarde", segundo Diego, com Gentili ou sem Gentili, vai continuar. Todas as decisões sobre o programa, agora em férias, serão tomadas já a partir da próxima semana. 

Não vale a pena ver de novo – 1

  • Montagem sobre divulgação

    Os atores Thiago Lacerda (à esq.) e José de Abreu, que atuam em "Joia Rara" e entram no ar dia 1º de janeiro com a minissérie "O Tempo e o Vento"

Está na moda na Globo, um mesmo ator aparecer em duas produções inéditas – em novela e série, por exemplo, ao mesmo tempo. Uma repetição desnecessária que acaba tirando a chance de um outro alguém poder trabalhar. E descabida porque o banco de elenco da emissora é enorme e não justifica ações deste tipo.

Não vale a pena ver de novo – 2

Outra crítica frequente na Globo está relacionada a atores que saltam de uma produção para outra como se estivessem trocando de roupa. Para o artista é bom, porque em certos casos já garante outro contrato, e também ruim, porque impossibilita uma reciclagem e descanso de imagem. Já no caso do telespectador, é só ruim mesmo, uma vez que ele é privado de receber uma novidade.

Dias de hoje
Em outros tempos, os testes de DNA promovidos no programa do Ratinho eram vistos como apelação, desespero e tentativa de conquistar um ou dois pontos a mais no Ibope. Mal sabia ele que faria escola.

Hoje, o que mais se vê na televisão são os testes de DNA. Nem as novelas das 9, da Globo, conseguem evitar mais essa situação.

Tá devagar
De repente, não se falou mais no programa que o cantor Thiaguinho poderá apresentar no canal Multishow, ainda no primeiro semestre de 2014. O assunto deu uma boa esfriada. Silêncio geral.

Me chama, me chama
Em fevereiro, Warner e Rede TV! irão iniciar o processo de formação do elenco do reality show "The Bachelor – Em Busca de Um Grande Amor".

Serão 16 mulheres, entre anônimas e famosas, na disputa por um homem. Muitas inclusive se colocaram à disposição do programa durante a festa de apresentação da grade 2014, no último dia 10. Mas se colocaram mesmo.

Versátil

  • Divulgação/Globo

    A atriz Renata Castro Barbosa

Atriz e escritora, Renata Castro Barbosa tem se dividido entre o trabalho em "Amor à Vida", como a doutora Marilda Fernandes, e o roteiro da série "Alucinadas", que será gravada a partir de janeiro.
Irá ao ar pelo Multishow, em data a ser definida.

Bem na fita
O especial "Tá Tudo em Casa", escrito por Letícia Dornelles e com Juliana Silveira à frente do elenco, empolgou a direção da Record. A produção é séria candidata a virar programa semanal na temporada de 2014.

Bate – Rebate
•         No SBT, não estão previstas contratações para o elenco de "A Praça é Nossa"...
•         ... A ordem é apostar, também em 2014, no mesmo time de agora...
•         ... Ou, quando muito, efetivar algum humorista que trabalha em esquema de cachê.
•         O advogado Jonas, vivido por João Cunha em "Amor à Vida", vai ganhar um banho de loja, nas cenas que irão ao ar a partir do dia 2.
•         Com roteiro de Suzana Pires e direção de Cininha de Paula, estreia em abril, em Belo Horizonte, o espetáculo "Eles são os caras"...
• ... No elenco, Karina Martin, Ilvio Amaral e Maurício Canguçu...
• ... Karina Martin que já está confirmada na terceira temporada de "Pé na Cova", na Globo.
• Na Record, há quem defenda um programa fixo na grade com a dupla Chitãozinho e Xororó, depois da experiência com o especial de fim de ano.
• Gilberto Barros, apresentador do "Sábado Total" na Rede TV!, viajou para os Estados Unidos, mas deixou material inédito para ser exibido até a primeira semana de fevereiro...
• ... Ele só voltará ao Brasil no fim de janeiro, para retomar as gravações do programa.

C"est fini
Caberá ao diretor de núcleo Ricardo Waddington a missão de implantar a novela de estreia de Rui Vilhena na Globo, na faixa das 18h. Uma história que entrará no ar logo depois de "Meu Pedacinho de Chão", de Benedito Ruy Barbosa, ou seja, no segundo semestre de 2014.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos