Programas de humor estão em franca recuperação

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Pé na Cova/TV Globo

    Sunday e Monday são gêmeos de pais diferentes que namoram as cachorras quentes em "Pé na Cova"

    Sunday e Monday são gêmeos de pais diferentes que namoram as cachorras quentes em "Pé na Cova"

Até bem pouco tempo se reclamava da falta de bons humorísticos na televisão. Eram a "Praça" e o "Zorra Total" de sempre e mais nada, ao contrário de outros tempos, quando, além dos dois, ainda havia outras opções importantes com o Jô Soares, Chico Anysio, "Casseta & Planeta" e "Os Trapalhões", além de seriados como "A Grande Família", "Shazan" e companhia bela.

Como não existiu um trabalho mais consistente por parte das diversas emissoras, os grandes redatores de humor foram desaparecendo e a reposição dessas peças simplesmente não aconteceu. Por consequência, a maioria desses programas saiu do ar por absoluta falta de qualidade e interesse por parte do público.

Hoje, verifica-se, a situação já é outra. "Praça" e "Zorra" continuam, mas a comédia voltou ao cartaz em seriados muito bons, como "Tapas & Beijos", "Pé na Cova" ou, de uma maneira diferente, no "Pânico" e "CQC".

Uma reação que não existe, por exemplo, na área musical. Além do Raul Gil e o "The Voice", especialmente esta última edição que mexeu com todo mundo, não há outros com as mesmas condições ou qualidades. As demais experiências realizadas só fizeram a audiência despencar.
 
Bem diferente – 1
 
Na Globo de hoje tem pouca coisa de um ou dois anos atrás.

Hoje, no caso dos atores, por exemplo, muito poucos ficam um tempo maior parados. Só por absoluta estratégia.
 

  • Delson Silva/AgNews

    Adriana Esteves e Dénora Falabella em intervalo de gravações de "Avenida Brasil"

Bem diferente – 2
 
Adriana Esteves e Débora Falabella são exemplos clássicos das que, estrategicamente, foram de forma proposital excluídas das escalações mais recentes das novelas ou séries.

Ambas tiveram papéis muito marcantes em "Avenida Brasil" e ainda precisam de um tempo maior para que Carminha e Nina caiam definitivamente no esquecimento.

Por enquanto, e em se tratando de trabalhos desta natureza, não há nada que indique a volta de nenhuma das duas.
 
Por outro lado...
 
Sabe-se que João Emanuel Carneiro, o autor de "Avenida Brasil", já tem, pelo menos, o rascunho da sua próxima novela na Globo.

Uma história, de acordo com pessoas próximas, emaranhada de mistérios e trabalho que, segundo as previsões, só estará no ar no primeiro semestre de 2015. Numa dessas...
 
Surpresa – 1
 
Muita gente ainda aposta no acerto da Adriane Galisteu com a Record, para apresentar um novo programa.

Não se espantem, porém, se a carreira dela observar uma virada importante em 2014. Tem gente da Globo, que prefere não ter o nome divulgado, querendo promover a escalação da Adriane numa próxima novela.
 
Surpresa – 2
 
Sempre é bom recordar que carreira de atriz não é algo estranho para Adriane Galisteu.

Já são muitos os seus trabalhos no teatro, inclusive com incentivos e elogios importantes de diretores como Jô Soares, por exemplo.
 
Preparação
 
Quem, a partir de agora, prestar bem atenção nos programas da Record, poderá saber antecipadamente quais serão os participantes da próxima "Fazenda".

O plano da direção da emissora é o de fazer essas pessoas conhecidas. Um trabalho de promoção que será desenvolvido ao longo dos meses que antecedem sua estreia.
 
Aposta 1
 
"Amor à Vida" tem atuações muito boas. Paolla Oliveira, por exemplo, tem na Paloma muito provavelmente o seu melhor trabalho na televisão.

Ela está sabendo usar bem suas cenas, às vezes só na base da expressão ou do olhar.Vanessa Giácomo é a queridinha de Walcyr Carrasco

  • Divulgação/TV Globo

    Vanessa Giácomo é a queridinha de Walcyr Carrasco

Aposta 2
 
Sabe-se que a atuação de Vanessa Giácomo também é uma das que mais agrada ao autor Walcyr Carrasco.

Ele, o Walcyr, não fala nada, mas algumas pessoas revelam que a grande quantidade de cenas da personagem Aline não acontece por obra do acaso. Aliás, os dois já fizeram vários trabalhos juntos.
 
Pé da situação
 
Luciano Borges, o novo diretor de esportes da Rede TV!, só agora completa um mês à frente do departamento. Um período que ele usou para tomar contato com os diversos setores da emissora.

O seu trabalho, efetivamente, começará em janeiro, inclusive com a possibilidade de acertar algumas contratações.
 
Importante considerar
 
A Rede TV! terá em 2014 os direitos de transmissão do campeonato brasileiro da Série B, com a participação de clubes com grandes torcidas.

Além de Ceará, Joinville, Santa Cruz, América MG e tantos outros, a eles irão se juntar Vasco, Náutico e Ponte Preta que caíram este ano.
 
Bate – Rebate

  • Rogério Ceni e a Globo terão um novo encontro ainda na primeira ou segunda semana de janeiro...
  • ... Mesmo com contrato renovado no São Paulo, a sua participação na cobertura da Copa do Mundo não pode ser descartada...
  • ... Fala-se, inclusive, que o Central da Copa seria uma das opções.
  • A Globo vai levar "Além do Horizonte" até o fim, conforme os planos traçados em seu início...
  • ... E nem poderia ser diferente, porque a substituta no horário, "Geração Brasil", também só agora ganhará maior embalo na sua produção.
  • O movimento nas emissoras de televisão, entre o Natal e a chegada do Ano Novo, é quase nenhum...
  • ... Apenas as novelas continuam sendo gravadas e os departamentos de jornalismo trabalhando a meia marcha...
  • ... Só com metade do seu pessoal.
  • A Globo pretende continuar exibindo as suas novelas das 6 e das 7 normalmente durante a Copa do Mundo, via Internet...
  • ... Evidente que existem as vozes contrárias, entendendo que com isso haverá um grande prejuízo para todo o trabalho.

C´est fini
 
Ainda em janeiro, a direção da Record irá avaliar os resultados dos trabalhos apresentados por produtoras independentes na programação deste mês.

Tudo em função do desejo de transformar alguns desses especiais em séries na temporada de 2014.

Determinados produtos receberam boa aceitação, enquanto outros não passaram de uma tremenda frustração.

Caberá a Marcelo Silva, número 1 do Artístico e Programação, a decisão sobre os especiais que irão virar série no ano que vem.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos