Chiquititas

Poucas emissoras se utilizam bem da contraprogramação

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Lourival Ribeiro/SBT

    "Chiquititas" é um exemplo de contraprogramação bem sucedido

    "Chiquititas" é um exemplo de contraprogramação bem sucedido

Pessoal que atua na área, os verdadeiros especialistas na montagem e estratégias de grade, sabem muito bem tirar proveito de produtos bem-sucedidos nas concorrentes.

É o que eles costumeiramente chamam de contraprogramação. Existem dois exemplos clássicos, ambos do SBT, para melhor especificar o assunto.

A colocação das novelas às 20h30. Não foi por acaso que isto aconteceu. "Carrossel", antes, foi muito bem e "Chiquititas", agora, também está indo, porque se abriu um horário de novela exatamente quando a Globo encerra a sua, para a exibição do "Jornal Nacional".

Seguindo esta mesma linha de pensamento, "A Praça é Nossa", depois de perambular um pouco, foi fixada nas noites de quinta-feira e nunca mais perdeu a vice-liderança, porque a sua entrada sempre aconteceu no momento que "A Grande Família" saia do ar na concorrente. Este panorama, com ligeira alteração nos números, só se modificou um pouco a partir da chegada do "The Voice".

Como se observa, existe toda uma engenharia atrás disso, embora para a TV, como no caso dos técnicos de futebol, contam-se aos milhares os que também se consideram especialistas.
 
A propósito disso...

A TV Globo também vem realizando estudos para definir a sua grade durante a realização da Copa do Mundo na metade do ano.

As novelas das 6 e 7, em boa parte daquele período, terão as suas exibições canceladas ou reduzidas. Não haverá outro meio de acomodar tudo.
 
Termômetro

 
Uma prova indiscutível e bem interessante sobre o sucesso das novelas do canal Viva, é o que acontece em seus horários de exibição.
 
Todas, normalmente, se transformam nos assuntos mais comentados das redes sociais. "Água Viva" é um exemplo impressionante.
 
E assim vai...

 
O "Saia Justa", ao longo deste último ano, teve uma das suas melhores formações e o programa deu um salto de qualidade bem interessante.

Principalmente por isso foi um dos primeiros produtos confirmados na grade do GNT para 2014.
 
Desfalques
 
A Rede TV!, quietinha no seu canto, tirou duas coisas importantes da Bandeirantes nesses últimos tempos.

Em primeiro lugar, os sorteios diários da Caixa Econômica Federal, que representam uma boa e necessária entrada de dinheiro e agora, mais no final de ano, o contrato da Série B para 2014.
 
E mais uma...

  • Márcio Atalla vai mostrar diferentes formas de se emagrecer

Márcio Atalla, missão cumprida com mais um "Medida Certa", agora vai, num voo solo, estrear programa no GNT.

É o "Loucuras de verão" em oito episódios, com histórias de pessoas que recorrem a diferentes métodos para emagrecer.
 
Boa frente
 
"Em Família", depois de externas em Goiás e na Áustria, está gravando nos estúdios da Globo desde o começo do mês.

Como substituta de "Amor à Vida", a sua estreia deve acontecer em 3 de fevereiro. Acredita-se que até lá o diretor Jayme Monjardim irá alcançar uma boa frente de capítulos.
 
Start
 
Também em janeiro, a Globo vai dar início às gravações de "Doctor Pri", série do Aguinaldo Silva.

Glória Pires e José Mayer estarão nos papéis principais e a surpresa no elenco será a presença do Jacaré, ex-Tchan e ex-"Turma do Didi".
 
Central de boatos - 1

 

Veja fotos de Monica Iozzi
Veja fotos de Monica Iozzi

Bastou Monica Iozzi anunciar sua saída do "CQC", da Band, para pipocarem um monte de especulações a respeito da sua próxima parada.
Chutaram de tudo um pouco. E cada uma...
 
Central de Boatos - 2
 
Falaram que a Monica estaria fechada para a próxima novela de Aguinaldo Silva - o autor jura que nunca pensou nisso, que poderia entrar no "BBB-14" ou até mesmo no "Divertics".

Mas, certo mesmo, após um mês de férias, o anunciado desejo de retomar a carreira de atriz. Só não se sabe ainda o tipo de veículo.
 
E com direito a recado...
 
Mas, pelo jeitão de uma mensagem da Mônica, tudo caminha para cinema ou teatro: "Um ótimo 2014 pra todos! Com menostelevisão, mais sexo e livros!!!!". É uma dica.
 
Bate – Rebate

  • Américo Martins, superintendente de Jornalismo e Esporte da Rede TV!, admite a necessidade de reforçar a atual equipe para a transmissão da Série B...
  • ... Só não há uma definição ainda sobre quais setores serão alvos dessas contratações...
  • ... O que se sabe é que haverá necessidade de montar uma retaguarda, algo que praticamente se desmanchou nos últimos anos...
  • ... Isto, evidentemente, sem contar o pessoal de vídeo.
  • Ainda da Rede TV!, a sua direção tem justificativas para manter na grade programas bem populares, como os do João Kleber, por exemplo ...
  • ... Embora não tenham nenhuma força comercial, eles ajudam compor a média e participação na audiência, diariamente, necessárias para efetuar vendas no mercado.
  • Terminaram as filmagens de "Os Caras de Pau", com Leandro Hassum e Marcius Melhem...
  • ... Participação de Christine Fernandes, como mocinha da história.
  • Se já não bastassem Aline, Félix e companhia bela, "Amor à Vida" fez crescer em seus últimos capítulos o lado mal do Ninho, personagem do Juliano Cazarré...
  • ... Se é que ao longo da novela ele teve outro.

 
C"est fini
 
A cena do primeiro beijo de Linda (Bruna Linzmeyer) e Rafael (Rainer Cadete) terá início no capítulo 203 de "Amor à Vida", no ar em janeiro.

O autor Walcyr Carrasco, que pediu delicadeza ao momento, classificou os personagens, no texto, como "duas pessoas que estão na mesma bolha dentro do mundo".
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos