Falta ao "Divertics" convidar o telespectador a participar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Também na TV, investir no novo sempre tem um preço. A Globo estreou o "Divertics", com um modelo de humor diferente, apostando no mais moderno, como no passado já fizeram o "TV Pirata", o próprio "Casseta & Planeta" e tantos outros. 

O que se verifica, em experiências do tipo, é que sempre existe de cara uma rejeição natural por parte do público. Alguns se perdem no meio do caminho, enquanto outros acabam se firmando e caindo no gosto popular.
 
O "Divertics" chegou com essa proposta, desenvolvida pela equipe do diretor Jorge Fernando, que é um craque. Tem uma linguagem próxima do teatro e tenta trabalhar em torno de temas bem próprios do cotidiano, procurando atingir os mais diferentes tipos de público – de A a Z, que é aquele das tardes de domingo.
 
O "Divertics", em suas duas apresentações, chegou próximo disso. Em tudo é muito bem feito, mas parece divertir mais quem está fazendo do que o público em casa. A impressão é essa mesmo, que o telespectador ainda não foi convidado a participar. Está faltando isso, chamar quem está em casa, algo que o Chico Anysio sempre foi um especialista em fazer, às vezes olhando diretamente para a lente da câmera. 
 
Casadevall - 1
Luciana Pimentel, agente da Maria Casadevall, no ar em "Amor à Vida", não confirma notícias de que ela já teria renovado contrato com a Globo.
 
Existe, sim, o interesse em acertar um novo vínculo, mas por enquanto é apenas isso. Nada foi assinado até o momento. O atual compromisso vai até fevereiro.
 
Casadevall - 2
E também, segundo a mesma Luciana e os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, não foi feito nenhum convite oficial para Maria Casadevall protagonizar "Geração Brasil", substituta de "Além do Horizonte".
 
Aliás, nem haveria como conciliar essas gravações - o início da nova coincide com "Amor à Vida" em sua fase final.
 
Deborah também tá fora 
Deborah Secco
Deborah Secco
Ainda em relação a "Geração Brasil", também não se confirmam os rumores sobre a participação de Deborah Secco. Nunca houve a pretensão de contar com ela.
 
De certo mesmo, a presença de Renata Sorrah, fazendo a mãe de Murilo Benicio – eles terão uma convivência muito complicada durante toda a novela.
 
Protagonista
... E só para não deixar o serviço pela metade e não exista mais nenhuma dúvida a respeito, Chandelly Braz será a protagonista de "Geração Brasil".
 
Ela vem de trabalhos em "Cheias de Charme" e "Saramandaia". 
 
Café da manhã
Ontem, toda a direção da Record foi convocada para uma reunião, café da manhã, num hotel de São Paulo.
 
Encontro bem reservado, realizado propositadamente fora da emissora, segundo um deles, para evitar as paredes que têm ouvidos.
 
Nota à imprensa
A respeito da nota de ontem, sobre o ingresso do Rogério Gallo na Turner, veio um esclarecimento oficial:
 
"A Turner International do Brasil tem o prazer de confirmar que Rogério Gallo se juntará ao escritório da companhia, em São Paulo, no início de 2014, e assumirá o recém-criado cargo de vice-presidente e gerente dos canais de Movies & Series Brasil. Gallo supervisionará a programação, criação e gestão operacional de on-air dos canais de filmes e séries da Turner Brasil, que inclui TNT, Warner Channel, Space e TBS muitodivertido. Sua última posição no mercado foi como diretor-geral do canal Arte 1, do Grupo Bandeirantes".
 
Vai ser complicado - 1
Em relação ao passado, a próxima Libertadores terá poucas datas disponíveis para os clubes brasileiros.
 
Caso Atlético Paranaense e Botafogo passem pela pré-classificatória, juntando-se ao Flamengo, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Grêmio, as 6 equipes jogarão durante toda a fase de classificação na mesma semana.  
 
Vai ser complicado – 2
De todas, a Globo na aberta deve ficar com o jogo da quarta-feira, como de costume, optando por aquele que mais interessar à determinada praça.
 
O problema vai ficar com as fechadas, Fox Sports e SporTV, para operacionalizar todas as transmissões. 
 
Bem na fita
Alexandre Nero
Alexandre Nero
Aguinaldo Silva, admirador declarado do trabalho de Alexandre Nero, pretende transformá-lo em protagonista da sua próxima novela, com estreia entre julho ou agosto do ano que vem.
 
É um ator, segundo o Aguinaldo, que passa confiança e sempre faz bem o que é destinado a ele.
 
Ensaio
  • Divulgação/Renato Rocha Miranda

    Otávio Muller, em seu primeiro trabalho atrás das câmeras, dirige Fernanda Souza e Marcelo Serrado

Otávio Muller, em seu primeiro trabalho atrás das câmeras, dirige Fernanda Souza e Marcelo Serrado nas gravações do 3º episódio da série "A Mulher da Sua Vida" que vai ao ar neste domingo, no "Fantástico".
 
Eles interpretam um casal do Século XIX e dois outros casais contemporâneos para mostrar como os homens devem fazer para sempre manter a mulher amada.
 
Mudou o jogo
Se tem uma coisa que está levando as concorrentes da Globo ao desespero é o horário de "Amor à Vida". 
 
A exibição da novela está se estendendo, diariamente, até por volta de 22h50, quebrando no meio a estratégia de suas rivais. A quarta-feira, agora com as férias do futebol, entra também nesse bolo.
 
Separando as coisas
Na última sexta-feira, de acordo com memorando distribuído para os mais diferentes setores do Grupo Bandeirantes, Marcelo Mainardi assumiu a direção de comercialização de todas as TVs, a aberta e as fechadas.
 
No mesmo dia, talvez por coincidência, Paulo Saad também soltou um comunicado, elogiando os componentes da sua equipe nos canais BandNews e BandSports.
 
Bate – Rebate
•       Band continua pilotando o novo jornal das manhãs, com estreia prevista para janeiro...
•       ... A ideia é chegar a uma dupla de apresentadores, que a sua direção entenda como ideal.
•       A mesma coisa vai acontecer imediatamente com o "CQC"...
•       ... Há o desejo de se iniciar os testes para encontrar o substituto do Oscar Filho na bancada o mais depressa possível...
•       ... E esta é uma escolha que pode sair do próprio elenco do programa como também poderá ser alguém de fora...
•       ... Aquele ou aquela que se apresentar melhor, leva.
•       A São Jorge Produções, que faz a assessoria da Tatá Werneck, sobre nota publicada ontem, não confirma a assinatura de um novo contrato com a TV Globo...
•       ... "Estamos ainda em processo. Nada assinado até o momento" – é o que afirmam.
•       A ex-garota de programa, Vanessa de Oliveira, será a entrevistada de hoje no "De frente com Gabi", meia-noite, no SBT.
 
C´est fini
Sabrina Sato não vai revidar ataques nem do Tutinha, dono do "Pânico", nem da Bandeirantes. A ordem é passar por cima de tudo e voltar suas atenções para o objetivo maior, o programa que irá estrear entre março e abril na Record.
 
Quando for chamada a se manifestar, irá declarar que sempre será "muito grata" a essas duas empresas, Pan e Band. 
 
Aliás, toda e qualquer manifestação da Sabrina, a partir de agora, terá que ser autorizada pela Comunicação da Record, entenda-se Celso Teixeira.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos