O brasileiro gosta mesmo é de quaquaquá, diz Aguinaldo Silva

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Já faz algum tempo, e os números não deixam mentir, que apenas as comédias estão conseguindo atrair grandes públicos aos cinemas. Isso em se tratando de produção nacional.

Como exemplo recente, "Crô – O Filme", escrito por Aguinaldo Silva e direção de Bruno Barreto. Os demais gêneros não despertam o mesmo interesse e fracassam nas bilheterias.
 
Qual a razão disso? Certamente teremos as desculpas mais diferentes, como roteiros sem criatividade, ausência de investimentos ou falta de uma melhor promoção, entre outras. 
 
Para o "pai" do Crô, a explicação para esse fenômeno é até muito simples: "o brasileiro é leve, leve até demais para o meu gosto. Ele só aprecia comédias ou, no máximo, melodramas que tenham muito chororô". 
 
Portanto, constata Aguinaldo Silva, os cineastas só estão seguindo a preferência popular. Entende também que o teatro faz o mesmo – "e até se criou um gênero para justificar a leveza teatral - o besteirol".
 
E conclui: "claro, existe São Paulo, uma ilha habitada por pessoas diferentes das que eu falei em cima, e onde temáticas mais sérias são apreciadas. Mas uma andorinha só não faz verão, o resto do Brasil agora consome quase tanto quanto São Paulo e o que o resto do Brasil quer, na vida, nas artes e na política é quaquaquá".
 
Todo mundo tá feliz
  • Wayne Camargo/RedeTV!

    A apresentadora Luciana Gimenez

O fato de a Record assediar este ou aquele artista mesmo quando ainda possuem contratos longos em outros canais, é algo que parece não preocupar o número 1 da Rede TV!, Amilcare Dallevo.
 
"Tá todo mundo contente aqui [na sua emissora], justifica o empresário". 
 
De fato, o momento da Rede TV!, hoje, é outro, bem diferente de um ano atrás, período em que enfrentou a sua pior crise. 
 
De qualquer maneira...
É bom não facilitar as coisas, colocar um pezinho atrás. A Rede TV!, a exemplo da Bandeirantes, tem tomado certos cuidados em relação à concorrente Record.
 
Vale lembrar que, não faz muito tempo, houve a tentativa de levar Luciana Gimenez para apresentar uma das edições do "Domingo da Gente". Iniciativa que a direção da Rede TV! não autorizou.
 
Pizza especial
Na tarde deste sábado, está marcada a gravação do "Domingão do Faustão", que irá ao ar no próximo dia 29. 
 
Especialmente para ocasião, o programa irá receber vários convidados para a tradicional "Pizza do Faustão" e entrega do Prêmio Mario Lago.
 
Registro importante
Saíram os números consolidados dos canais esportivos, durante a realização do sorteio da Copa do Mundo, realizado no último dia 6, na Costa do Sauípe.
 
O tempo de permanência assistindo TV. A Fox liderou por 4 minutos, 39 minutos o SporTV e a Espn Brasil, 60. Pesquisa realizada entre homens de 18 a 49 anos.
 
Pelo mundo
A partir de janeiro, o Sportv vai posicionar seus repórteres em diferentes países, visando a busca por informações sobre as delegações classificadas para a Copa do Mundo e os preparativos para a viagem ao Brasil. 
 
Além disso, já está em produção uma série especial a respeito desses 31 países - serão 32 com o Brasil, para mostrar como seus povos convivem com a arte do futebol.
 
Regressiva
Chegaram ao fim as gravações da série "A Mulher do Prefeito", com Denise Fraga e Tony Ramos, que a Globo exibe nas noites de sexta-feira.
 
O último episódio será apresentado no dia 20, e a produção para por aí. Não existe o desejo da emissora em investir numa segunda temporada. 
 
Porchat no alvo
Veja imagens do humorista Fábio Porchat
Veja imagens do humorista Fábio Porchat
Liberado de "A Mulher do Prefeito", o diretor de núcleo Maurício Farias volta suas atenções para outros projetos na Globo.
 
Dentre eles, uma nova série, que terá personagem sob encomenda para Fábio Porchat. A ordem é aproveitar o bom momento dele. O projeto ainda está sendo pensado, e o desejo é colocar no ar em 2014. 
 
Retirada 
Rodrigo Faro grava pela última vez este ano na próxima quarta-feira, dia 18.
 
Em seguida, férias para a equipe do programa "O Melhor do Brasil". Os trabalhos serão retomados apenas no fim de janeiro. 
 
Curiosidade 
Durante a exibição do "Esporte Espetacular", na Globo, comemorativo aos 40 anos, o convidado Léo Batista lembrou de alguns detalhes importantes. 
 
Contou, por exemplo, que tanto o título quanto o tema de abertura do programa foram inspirados em atrações da televisão norte-americana.
 
Foco diferente
Sem o "Casseta & Planeta" no circuito, o "Zorra Total", aos sábados, chamou para si a missão de satirizar produtos da Globo - caso da novela "Amor à Vida". 
 
Para variar, o Félix de lá (Félish) também é o dono do espetáculo. 
 
Galvão não para 
Galvão Bueno
Galvão Bueno
Esqueça tudo aquilo que saiu por aí a respeito de uma suposta aposentadoria do Galvão Bueno após o Mundial do Brasil. O plano é outro.
 
Para a coluna, na festa de segunda-feira em São Paulo, Galvão contou que não pensa em parar coisa nenhuma. 
 
E ressalta que foi mal compreendido durante declaração emitida na Copa da África. 
 
"Enquanto eu tiver força, enquanto eu tiver saúde, vou continuar trabalhando", avisa.
 
Nome é trabalho
O atual momento do Galvão Bueno na Globo não poderia ser dos melhores. Além do "Bem, Amigos!" no Sportv, faz futebol, Fórmula 1, UFC... 
 
E segue muito prestigiado pelo comando geral e de esportes da emissora.
 
Até em função desse bom ambiente, o Galvão já fala até em ir ao Mundial da Rússia em 2018. 
 
Bate – Rebate
•       Douglas Sampaio, ex-"Malhação", foi chamado para a série "Doctor Pri", que a Globo vai gravar em janeiro.
•        A dupla João Lucas e Marcelo está confirmada no "Encontro", da Fátima Bernardes, dia 23.
•       Fazer um programa que possa ser digerido por todas as classes sociais...
•       ... Esse é o objetivo da equipe do "Divertics", que chega à sua segunda edição, amanhã, na Globo...
•       ... Até em função disso, há uma cobrança maior, agora, no trabalho dos seus redatores.
•       Bianca Rinaldi já sabe que irá se envolver com Reynaldo Gianecchini na próxima das 9, "Em Família", de Manoel Carlos...
•       ... Nesta nova novela, como já se sabe, Gianecchini será o marido de Giovanna Antonelli, que irá trocá-lo por uma mulher, Tainá Muller.
•       "A Tarde é Sua", comandado por Sonia Abrão na Rede TV!, será alvo de investimentos na temporada de 2014...
•       ... Como o objetivo é ampliar sua cobertura no país, o programa ganhará novos integrantes em sua equipe.
•       ... Aliás, o programa "Operação de Risco", da mesma Rede TV!, também aumentará seu raio de ação, com gravações em diferentes regiões do país. 
•       Rugby, futebol americano e hockey no gelo são as modalidades que estarão em foco na série inédita Esportes Paralelos, no "Hora do Esporte", da TV Cultura, a partir de segunda-feira, às 12h45. Apresentação de Cadu Cortez.
 
C"est fini
O craque Juninho Pernambucano, do rebaixado Vasco da Gama, permanece nos planos do canal Sportv, e poderá trabalhar como comentarista assim que pendurar definitivamente as chuteiras.
 
Evidente que o torcedor do clube espera contar com o seu futebol na luta para voltar à divisão principal.
 
Mas, de qualquer forma, as portas da emissora já estão abertas. 
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos