Premiada como drama, "Breaking Bad" vira comédia no Brasil

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

No passado, quando ainda havia a censura, de triste e tenebrosa memória, os artistas, autores e a sociedade em geral, além da própria existência daquilo, reclamavam da falta de critérios na apreciação e liberação dos diversos conteúdos.

Hoje, por incrível que pareça, a falta de critérios é a mesma, se não for pior, com a tal "classificação indicativa". Seria importante, inclusive, se conhecer quem são e a qualificação das pessoas que realizam este trabalho.

Quer um exemplo? As séries de fora, que em seus países de origem podem ser apresentadas em qualquer horário do dia, aqui são consideradas impróprias antes das 20 ou 21 horas. 

Quer outro, ainda mais absurdo? Os responsáveis pela "classificação indicativa", que até então devemos entender como pessoas capazes e especialistas, classificaram a série "Breaking Bad", adquirida pela Record para exibição no ano que vem, como "comédia", mesmo depois de ter vencido dois Emmys nas categorias melhor série dramática e melhor atriz de série dramática em 2013. 

Sem contar que a mesma série foi considerada indicada para maiores de 16 anos. Mas trata-se de um conteúdo forte, que já no primeiro episódio tem personagem se masturbando. Além do uso de drogas e violência o tempo todo.  

Realmente, conforme o ponto de vista, não deixa de ser uma comédia.

  • Reprodução/http://portal.mj.gov.br/

    Classificação dada a "Breaking Bad" pelo Ministério da Justiça


A tal cena...
Da masturbação em "Breaking Bad", para que não reste a menor dúvida a respeito, é apresentada aos 14 minutos do episódio 1, da primeira temporada.

É um presente que o protagonista recebe da mulher no dia do aniversário dele.


E uma informação...
A mais aos responsáveis pela tal da "classificação indicativa": "Breaking Bad" ganhou o Emmy como melhor série dramática deste ano, 2013.

Nessa hora...

  • 17189
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2013/12/09/voce-acha-que-a-sabrina-sato-deve-trocar-a-band-pela-record.js

A direção da Bandeirantes, na reunião da noite de segunda-feira com as irmãs Sabrina e Karina Sato, usou de todos os argumentos para convencê-las que aceitar o convite da Record seria um tremendo mau negócio.

Recortes de jornais e comentários de telespectadores ou internautas, com opiniões favoráveis a permanência na Band foram utilizados como prova.


Depois falam do homem

Galvão Bueno
Galvão Bueno

Galvão Bueno foi o primeiro a chegar na festa do SporTV, segunda-feira. E se encarregou, pessoalmente, de verificar se estava tudo do jeito para a transmissão.

Ficou praticamente 5 horas em pé apresentando o programa e foi o último a sair, depois de conversar e se despedir de todos os presentes. Isso se chama profissionalismo.


Repaginado
Ainda do Galvão, o "Bem, Amigos!" terá um formato diferente em 2014.

A direção do Sportv ainda não decidiu em que momento isso será apresentado ao público, se antes ou depois da Copa do Mundo, mas fato é que já existe um grupo trabalhando em outro conceito. Além de um novo cenário, a presença de plateia é praticamente certa.

Foco
Renato Ribeiro, diretor de esportes da Globo, sobre o processo de cobertura da Copa do Mundo, declarou que a transmissão irá envolver centenas de profissionais, mas que esse número ainda não está fechado.

Prometeu ainda novidades em vários campos, inclusive no de tecnologia, sempre ressaltando que a prioridade será "botar um esporte de qualidade no ar".

Mais esporte
O "Planeta Extremo", em 2014, irá ao ar em 9 episódios, com Carol Barcellos e Clayton Conservani. Seis programas já foram editados.

De acordo com o seu pessoal, a temporada do ano que vem está tão alucinante, que a Globo ainda não decidiu com qual delas vai abrir a série. Renato Ribeiro não confirmou a ida do "PE" para as noites de quinta-feira, contrariando informações de integrantes da sua equipe.

Aviso à praça
Estão usando o nome deste colunista para conseguir notícias, esclarecimentos e favores de algumas pessoas. Cuidado que é algum bandido.

Ontem, por exemplo, o procurado foi o advogado Sérgio D´Antino. Olha o atrevimento. Nos dias atuais é preciso tomar cuidado até com este tipo de coisa.

Especial sem nome

  • Munir Chatack/Record

    Cena de "Tá Tudo em Casa"

A Record tem umas coisas diferentes. Domingo foi ao ar o especial "Tá Tudo em Casa" e até aí, normal, porque estava anunciado e entrou no horário combinado.

O diferente é que em nenhum momento botaram em caracteres os nomes do diretor, da autora e do diretor de fotografia. Apenas isso. Para que ninguém fique sem a informação, pela ordem: Edgard Miranda, Letícia Dornelles e Edgard Moura.

Escolinha da Fifa
A Fifa encerra hoje, quarta-feira, no hotel Windsor, da Barra, no Rio de Janeiro, o WBM – World Broadcaster Meeting. Isto vem a ser o seguinte: é um evento em que as TVs, detentoras dos direitos de transmissão da Copa, recebem as mais variadas informações sobre a transmissão no denominado "padrão Fifa" - em todos os seus detalhes.

Quatro vezes

Tiago Leifert
Tiago Leifert

Atualmente no comando do "The Voice Brasil", Tiago Leifert, editor-chefe e apresentador do "Globo Esporte" de São Paulo, conquistou pela 4ª vez consecutiva o título de melhor apresentador de TV aberta em premiação da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP).

Ainda pela Globo, neste mesmo evento, o "Esporte Espetacular" foi contemplado na categoria melhor equipe de produção de TV aberta e Caio Ribeiro venceu como ex-atleta comentarista.


Bate – Rebate
•       A partir de hoje, o canal BandSports poderá ser sintonizado, gratuitamente, por todos os assinantes da Net e da Claro.
•       Aliás, na Net, a partir de hoje, todos os canais esportivos estarão liberados sem custo.
•       O cantor Roberto Leal gravou nova participação em "Chiquititas", do SBT, na segunda-feira.
•       Nadja Haddad, que foi da Band, não tem nada fechado no SBT, mas tem participado com frequência de vários programas.
•       Domingo a Globo estreou o "Divertics". É realmente muito bem feito, tem um elenco forte, respeitado, um bonito jogo de cenários e situações interessantes...
•       ... Como programa de humor só faltou uma coisa: ser engraçado.
•       Nesta quinta-feira, direto do Paraguai, o canal Fox Sports vai transmitir o sorteio da próxima "Libertadores da América".
•       No mercado voltam a circular informações de uma aproximação do pessoal do "Pânico" com o SBT...
•       ... E no meio desse buchicho todo, o nome do cabeleireiro Jassa aparece como articulador de tudo...
•       ... E é claro também que ninguém está confirmando coisa nenhuma.

C'est fini
A Record, desde o último sábado quando surgiram as primeiras informações, tem adotado uma postura bastante tranquila com relação ao seu acerto com Sabrina Sato. Declara que não tem nada assinado, mas que já foi tudo acertado e sacramentado durante reuniões ao longo de todo o último mês. Curioso é que a própria Sabrina e a Band adotaram a mesma postura. Oficialmente ninguém se manifesta.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos