Globo soube sabiamente formar novos autores
-
Divulgação
À esq., os autores de "Cheias de Charme", Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, e à dir. as autoras de "Joia Rara", Duca Rachid e Thelma Guedes
A renovação no seu quadro de autores é uma prioridade da Globo de muito tempo, mas que somente agora vai acontecendo de uma maneira bastante segura.
Desde lá detrás, sempre existiu esta preocupação de criar novos talentos, como Dias Gomes, Janete Clair, Maneco, Benedito, Negrão, Silvio, Aguinaldo, Gilberto, Glória, Maria Adelaide, entre outros tantos.
Mais recentemente, vieram a se juntar a eles Walcyr Carrasco e João Emanuel Carneiro, bem-sucedidos em todos os seus trabalhos, a exemplo de Duca Rachid e Thelma Guedes ou Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, além de Carlos Gregório e Marcos Bernstein, hoje em cartaz com "Além do Horizonte".
Os novos misturados aos veteranos, sem contar mais alguns deles que ainda atuam como colaboradores do grupo atual, em preparativos finais para, muito em breve, alçar os seus próprios voos.
Como se observa é um setor que pode levar os diretores da Globo dormirem tranquilos.
Faltou liga
Não chega a ser surpresa, na Globo, a rejeição que existe para o tema de abertura de "Amor à Vida", cantado por Daniel.
Apesar de ser um grande sucesso do Gonzaguinha, não deu a chamada "liga" com a história. Às vezes acontece.
Um erro...
Que a Globo não pretende repetir na próxima atração do horário, "Em Família".
Aliás, em se tratando de um trabalho do Manoel Carlos, ele sempre faz questão de participar diretamente desta escolha. Não fosse por outros motivos, mas principalmente porque o seu conhecimento em assuntos da área musical é indiscutível.
Ponto - 1
"Joia Rara", se assim alguém desejar, pode ser criticada pela baixa audiência. Ou porque quem simplesmente não gosta da novela. Tudo bem, é o direito de cada um. Mas ninguém pode falar da sua qualidade. Isto é indiscutível. Há muito tempo a Globo não apresenta um trabalho tão bem feito.
Ponto - 2
É claro que uma emissora como a Globo tem compromissos com os resultados. A audiência é sempre necessária, o que acaba exercendo alguma pressão nos seus bastidores e necessidade de ajustes em algumas gravações.
O que também implica em atrasos na ordem dos trabalhos. Hoje, toda aquela frente de capítulos do começo não existe mais. Está tudo muito em cima do laço.
Sorte nos negócios
A Globo teve o cuidado de montar uma 25 de Março no Projac, especialmente para as cenas que o personagem do Mateus Solano, Félix, vai aparecer como vendedor de hot dog.
Aliás, ele vai se sair tão bem nas novas funções, a ponto de se tornar um próspero empresário do setor.
Handebol
O canal Esporte Interativo vai transmitir com exclusividade o Mundial de Handebol da Sérvia, marcado para acontecer de 6 a 22 de dezembro. A emissora irá enviar Monique Danello – repórter especializada na modalidade – e Daniel Gouveia, para cobrir a competição. Eles embarcam dia 2.
Olha a coincidência
O SBT escolheu 13 de dezembro, uma sexta-feira, para realizar a festa de final de ano dos seus funcionários. Por obra do acaso, o mesmo dia que a Bandeirantes resolveu fazer a dela.
Tapa no visual
O "Esquadrão da Moda", do SBT, entenda-se Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, também entrou nas gravações de "Chiquititas". Os dois vão aparecer no capítulo de quarta-feira dando dicas de beleza para a personagem Ernestina, vivida pela Carla Fioroni.
Não leva ninguém
A acertada transferência do diretor de programa esportivos Mario Quaranta para os canais Fox, fez acender o sinal de alerta na Band.
Todos chegaram a imaginar que junto com ele iriam outros componentes da sua equipe de esportes, até mesmo a apresentadora Renata Fan, com quem o Quaranta sempre trabalhou. Mas nada disso. Ele vai sozinho.
Em cima disso...
Sabe-se, inclusive, que antes de tudo ser esclarecido, houve um telefonema de Diego Guebel, do Artístico da Band, ao Eduardo Zebini, diretor do Fox Sports.
Durante a conversa foram esclarecidas as diversas questões.
Bate – Rebate
• A Bandeirantes pretende transformar o Neto em comentarista fixo do "Jornal da Band"...
• ... A sua participação no jornal deverá acontecer sempre às quintas-feiras.
• "Esporte Espetacular" vai completar 40 anos no domingo que vem, com uma edição comemorativa...
• ... Como de costume, serão lembrados todos os seus apresentadores.
• O autor Marcilio Moraes tem algumas preferências para o elenco do novo "A Lei e o Crime", mas não existe nada fechado com ninguém até agora.
• Ainda não há nada definido sobre mudanças no programa da Xuxa para o ano que vem...
• ... Pelo jeitão da coisa deve continuar como está.
• Rede TV! e Rede Vida irão transmitir a Copa São Paulo de Juniores em janeiro...
• ... SporTV e Espn Brasil também.
• SporTV que escalou Luiz Carlos Jr. para transmitir o Mundial de Clubes no Marrocos, com a participação do nosso Atlético Mineiro.
C'est fini
Lívia Andrade e Roberta Tiepo, apostando no gênero funk, vão gravar o Raul Gil, nesta segunda, e participar do Ratinho, na quarta, ao vivo, para divulgar seus primeiros trabalhos, um deles, "O Amor Não tem Culpa", com participação do Sampa Crew. A coisa parece que é séria mesmo. Haverá, ainda, a gravação de um videoclipe da dupla, dirigido por Waldo Moura.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
* Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.