O novo "Vídeo Show" pegou um caminho que não deveria

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

O "Vídeo Show" tem toda uma história na programação da Globo, desde a sua criação pelo Ronaldo Cury, passando pelas mãos de diretores como Odilon Coutinho, Cacá Silveira, Paulo Ubiratan, mais recentemente o Boninho e o Ricardo Waddington, hoje. Entre outros.

As renovações ou atualizações, como é o caso, têm que ser recebidas com naturalidade em qualquer produto com mais de 30 anos de exibição. Nem poderia ser diferente.

O tempo impõe essa necessidade.

O que surpreende na fase iniciada segunda-feira, é que o "Vídeo Show" foi perigosamente transformado num "Zeca Camargo Show". É ele quase o tempo todo no ar, falando o tempo todo, interagindo e à frente de praticamente todas as situações. Não existe caminho mais arriscado para o programa, mesmo com as alterações realizadas, e para o próprio. Daqui a pouco ninguém vai aguentar. Nem ele, nem o programa.

O "Vídeo Show", como compromisso e proposta, deve ser um canal de comunicação entre a emissora e o público. Nada mais que isso. E, por fim, auditório pra quê? Todos os programas de agora, obrigatoriamente, têm que ter auditório?
 
Sócia da Globo

Veja imagens de Anitta
Veja imagens de Anitta

A cantora Anitta está aparecendo em praticamente todos os programas da Globo. Faltava uma novela. Não falta mais.

Sabe-se agora que ela também fará uma participação especial em "Amor à Vida", em seus próximos capítulos, no cenário de um bar. Mas também não é uma coisa assim. Tem um merchan da Grendene por trás.
 
Doutores
Ainda nos próximos capítulos de "Amor à Vida", Sílvia, personagem da Carol Castro, vai levar Jonas, João Cunha, funcionário do bar, mas formado em Direito, para trabalhar em seu escritório de advocacia.

A ideia do autor Walcyr Carrasco é explorar os estilos tão diferentes de cada um.
 

  • Rodrigo Paiva/UOL

    Otávio Mesquita mostra o "Super Otávio", presente enviado por um fã ao apresentador

Bastidor - 1
Na segunda-feira, no instante em que Silvio Santos determinou o fim do "SBT Notícias", alguns setores do SBT até levantaram a possibilidade de voltar com a reprise de "Carrossel".

Hipótese rapidamente descartada. Seria admitir o erro de ter paralisado a novela para colocar o jornal.
 
Bastidor – 2
Isso pode até não ter nenhum significado, mas nos interiores de qualquer TV tudo é perfeitamente possível.

Na quarta-feira, feriado em São Paulo, os bonecos do Otávio Mesquita não foram vistos na porta do seu camarim na Bandeirantes. Os dois, que ele sempre usou meio que para marcar o território, simplesmente desapareceram.

Ontem, no entanto, estavam lá de novo, como se nada tivesse acontecido, deixando uma dúvida no ar. Ou também se acharam no direito de levar o feriado a sério ou quem tirou foi orientado a colocar de novo, ainda que num lugar diferente.
 
Criação
Além das habituais chamadas, comuns em todas as situações, a Record virá com uma novidade como trabalho de promoção dos seus especiais de fim de ano.

A repórter Mariana Leão está entrevistando os participantes dos programas, que serão colocados no ar, durante os intervalos, em pequenos boletins.
 

  • Reprodução/TV Globo

    O ator Antônio Fagundes

Pretensão
Existe o desejo do autor Benedito Ruy Barbosa e do diretor Luiz Fernando Carvalho em contar com Antonio Fagundes num dos principais papéis de "Meu Pedacinho de Chão", substituta de "Joia Rara".

Uma missão difícil. Será complicado até mesmo convencer o ator a emendar uma novela na outra.
 
Assim, assim
Glória Perez está com a sinopse da sua série aprovada na Globo e ela já está escrevendo os primeiros capítulos.

Por enquanto é isso. Não existem maiores detalhes sobre elenco ou período de exibição.
 
E mais uma...
Séries nacionais inéditas, dos mais diferentes tipos e gostos, não irão faltar no ano que vem, na Globo.

"A Segunda Dama", em 9 episódios, teve a sua estreia definida para 28 de janeiro, terça-feira, depois do "BBB", com Heloisa Périssé no papel das gêmeas Marali e Analu, separadas na infância e se reencontrando 30 anos depois.

Série escrita pela própria Heloisa, com supervisão de João Emanuel Carneiro.
 
Música
Olha essa cantada pelo Zé Simão ontem cedo na BandNews:

Boi, boi, boi,
Boi da cara preta,
Não é o Boi Bandido,
É gol da Ponte Preta.
 
Engenharia

Fotos de Fausto Silva, o Faustão
Fotos de Fausto Silva, o Faustão

O "Domingão do Faustão", por causa da Fórmula 1 e por questão de estratégia, será levado ao ar em dois tempos, neste domingo.

A primeira parte às 16 horas, antecedendo o futebol, e outra depois, às 19 horas. Só um programa, ao vivo, como é o caso, poderá fazer a ponte entre um e outro.

Entre as atrações, Fernanda Torres, Fábio Junior e os imitadores.
 
Bate – Rebate
•       "Medida Certa" entra na reta final. Serão só mais dois domingos.
•       Otávio Mesquita vai promover novo torneio de sinuca entre celebridades. Terça que vem, em São Paulo.
•       O trabalho da Juliana Didone é elogiado nos bastidores da Record, pelo seu desempenho como as gêmeas Leila e Maria Clara de "Pecado Mortal".
•       A retrospectiva da Globo será novamente no "Globo Repórter", em edição especial no dia 27 de dezembro, com Glória Maria e Sérgio Chapelin.
•       Durante todo o mês de dezembro, aos domingos, com paralisação do futebol, a Globo irá preencher os seus espaços com filmes na "Sessão Especial".
•       O próximo destino do Tony Ramos na Globo permanece indefinido, mas não por falta de interessados...
•       ... Existem pelo menos três autores disputando o seu trabalho. Segundo diretores da casa, o primeiro na ordem de apresentações terá prioridade...
•       ... Isto, entre outras coisas, já passa a certeza que o retorno do Tony às novelas se dará ao longo de 2014.
•       Está confirmada a mudança da programação do Bem Simples para o Fox Life em janeiro.
 
C'est fini
Na segunda-feira, dia 25, em Nova York, serão conhecidos os vencedores do prêmio Emmy Internacional.

O evento contará com a presença de Carlos Henrique Schroder – diretor-geral da Globo, que já viajou. Lá também estarão João Emanuel Carneiro, Amora Mautner e José Luiz Villamarim, na torcida por "Avenida Brasil"; Euclydes Marinho e Ricardo Waddington, por "O Brado Retumbante"; João Ximenes Braga, Claudia Lage e Vinícius Coimbra, por "Lado a Lado"; Fernanda Montenegro (indicada como melhor atriz), por "Doce de Mãe"; Alexandre Machado, Fernanda Young e José Alvarenga, por "Como Aproveitar o Fim do Mundo" e Cauã Reymond, que apresentará um dos prêmios da noite.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos