Ao rádio agora só falta programação de melhor qualidade

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Na última quinta-feira, Dia do Radialista, a presidente Dilma assinou decreto permitindo a migração das 1772 emissoras de AM para FM a partir de 1º de janeiro. A adesão não será obrigatória, mas acredita-se que mais de 90% das rádios se interessem em melhorar a qualidade do sinal. Uma conquista da Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

Os canais terão um ano para fazer o pedido e a mudança dependerá de espaço disponível no espectro. Este ponto, em parte, está resolvido. Falta o outro que é a exigência de uma melhor utilização na transmissão e programação.

A maioria transformou a concessão em verdadeiras casas de aluguel ou templos eletrônicos - em grande parte dos casos, num problema que não se resume mais aos prefixos do interior, mas que já atinge há algum tempo as principais capitais.

E este, como também é um problema político, ninguém se interessa em mexer por causa dos votos que podem representar. As bancadas religiosas crescem a cada eleição. Como se vê, estamos diante de uma questão que dificilmente as nossas autoridades terão coragem ou disposição de enfrentar. Pobre rádio.

Uma coisa é uma coisa...

  • Ivete Sangalo e Silvio Santos durante o Teleton 2013

Silvio Santos realmente se impressionou com Ivete Sangalo no Teleton e, segundo alguns diretores do SBT, pudesse ele usar os mesmos métodos do passado, ainda naquela noite ela sairia de lá com contrato assinado. Dificilmente escaparia da excelente proposta que ele fatalmente apresentaria. Acontece que os tempos agora são bem outros. E não permitem maiores ou menores loucuras.

Prometido

A Record ainda não tem definido o que irá exibir nas suas tardes de sábado. A decisão deve ficar entre dois projetos apresentados pela Fremantle. Sendo um, sendo outro ou nenhuma das opções anteriores, o que prevalecer será destinado a Rafael Cortez.  Já é uma coisa estabelecida com ele.

Último do ano

Um especial em homenagem aos sete anos do "Som Brasil", formato a partir de sua volta em 2007, será o último programa desta temporada e irá ao ar dia 29, na Globo. Participações de Maria Gadu, Lia Sophia, Monique Kessous, Thais Gullin, Dani Black, Leo Cavalcanti, Mariana Aydar e Ana Cañas.

Olha que coisa

"Meu Pedacinho de Chão", substituta de "Joia Rara", terá exatos 115 capítulos e hoje, segunda-feira, Benedito Ruy Barbosa vai entregar os dois últimos, finalizados entre o sábado e o domingo. Resta agora escalar o elenco. O autor continua esperando uma reunião com o diretor Luiz Fernando Carvalho para resolver também este assunto.

Retrospectiva

O Jornalismo do SBT também vai produzir a sua retrospectiva de 2013, com os fatos mais importantes do Brasil e do mundo. Irá ao ar no dia 26 de dezembro, 11 da noite, com apresentação de Roberto Cabrini.

Tiro de canto

A Globo, no "Esporte Espetacular", está apostando numa ideia que a Rede TV! já teve e não deu certo. A de reunir mulheres discutindo futebol. O modelo é exatamente o mesmo, só as participantes são outras. Como se vê não se trata nem mesmo de uma aposta no diferente. E que não funcionou. Não funcionou porque não se deve mais separar homem e mulher de assunto nenhum. Todos podem falar e discutir sobre tudo.

Gravando

Durante toda esta semana a Record vai gravar o "Coral de Rua", com o desejo de selecionar de 20 a 30 moradores do Rio de Janeiro. Os trabalhos serão conduzidos por Rodrigo Faro, Marcos Mion, Cris Flores, Ticiane Pinheiro, Edu Guedes, Celso Zucateli, Raul Gazola e Renata Dominguez. O dia de exibição será definido para o período de festas.

  • Roberto Carlos fará especial em homenagem a Tim Maia

Robertos

O especial de Roberto Carlos, dia 25 de dezembro, em homenagem a Tim Maia e com participações de Lulu Santos, Erasmo Carlos e Tiago Abravanel, uma vez mais corre no núcleo do diretor Jayme Monjardim. Ano que vem, no entanto, o programa voltará para o guarda-chuva do Roberto Talma, que voltou a dar expediente na casa, após afastamento por problemas de saúde.

Plano é esse

Um dos motivos que levaram a Band decidir pelo fim do "Claquete", programa do Otávio Mesquita, a partir de março do ano que vem, é o desejo de antecipar os horários da igreja. De acordo com o plano estabelecido, a programação religiosa ficará no ar entre 2 e 6 da manhã.

Apoio

Manoel Carlos, autor da próxima das 9, "Em Família", na Globo, já tem definido o seu quadro de colaboradores, com Ângela Chaves, Juliana Perez, Marcelo Saback, Maria Carolina e Mariana Torres. E Julia Laks, Gabriela Miranda e Anna Lee, as pesquisadoras. Detalhe: o Saback, na sequência, fará um voo solo – gênero comédia, na faixa das 19 horas.


Bate – Rebate

•       Depois do Projac, Rio, nesse último domingo, a Globo vai gravar em São Paulo, na quarta-feira, a segunda e última parte da sua mensagem de fim de ano.

•       Os redatores contratados pela Globo em São Paulo, para colaborar no "Divertics", estão a todo vapor no texto do programa...

•       ... Mas ainda não conhecem todos os companheiros de trabalho do Rio...

•       ... Haverá, nesses próximos dias, um encontro das duas equipes, no estúdio do programa, com o objetivo de entrosar ainda mais o time.

•       Sábado, o Multishow transmitirá ao vivo, direto de Brasília, o espetáculo "Tira: Codinome Perigo", da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo...

•       ... O espetáculo é uma sátira aos filmes e enlatados policiais americanos.

•       O sorteio da Mega da Virada, em 31 de dezembro, mais uma vez, será apresentado por Luigi Baricelli...

•       ... Que também irá apresentar, antes, o especial "Festival Promessas", dia 15 de dezembro, na Globo.

•       A direção da Band, contrariando rumores internos e nota aqui publicada, esclarece que não existe nada planejado para acabar com o "Dia Dia"...

•       ... E nem mesmo a intenção de transformá-lo em quadro de um novo programa.

•       Renata Dominguez, André Di Mauro e Déo Garcez foram chamados para "Survivor", primeiro longa-metragem do diretor José Cláudio Silva....

•       ... Filme de suspense e ação, será realizado no Rio, em 2014....

•       ... Renata, aliás, está confirmada no elenco do especial "Casamento Blindado", na Record.

C´est fini

O Canal Rural, do grupo J&F Investimentos, se organiza para desvincular sua imagem da RBS, antiga proprietária. Já para o mês de dezembro são aguardadas algumas mudanças na sua programação, como pontapé inicial para o processo de nova identidade. Ainda a propósito do "CR", uma vez mais a emissora participa da campanha "Direito de Viver", em apoio ao Hospital de Câncer de Barretos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos