Globo dá passo cauteloso após tropeços aos domingos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Francisco Cepeda/AgNews

    Os ex-integrantes de "Sai de Baixo" Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Márcia Cabrita, Miguel Falabella e Marisa Orth

    Os ex-integrantes de "Sai de Baixo" Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Márcia Cabrita, Miguel Falabella e Marisa Orth

O horário depois do "Fantástico", já há algum tempo, é motivo de preocupação na Globo. Seriados americanos e humorísticos nacionais não conseguiram propiciar bons resultados, provocando frequentes trocas nessa faixa. Houve casos, inclusive, em que séries foram interrompidas devido à baixa audiência.

Mas o grande desejo, ainda, é que se ocupe esse espaço com produções próprias, como foi colocado recentemente pela direção da casa aos redatores finais.

Porém, ciente de que a concorrência no horário, com "PSS" no SBT, "Pânico", na Band, e "Domingo Espetacular", na Record, é muito acirrada, a ideia é investir em trabalhos de curta duração – 4 ou 5 cinco episódios no máximo. O "Sai de Baixo" já apresenta bons índices, e espera-se o mesmo, da atração seguinte, "Junto & Misturado". Haverá uma pausa em suas exibições, em função do "Big Brother Brasil", para retomada logo depois. Toda essa cautela, ao adotar o esquema de "tiro curto", levará a emissora a se prevenir de novos fracassos. Pelo menos é o que se espera.

De qualquer forma, essa (re) abertura deu um novo gás em todos e forte desejo de acertar. Agora, se alguma coisa der errado, aí entrará em cena novamente o Plano B – recorrer a novas alternativas, como filmes, séries de fora etc. Televisão é assim mesmo. Quando não funciona, vira a página e parte pra outra.
 

  • Tatá Werneck é Valdirene em "Amor à Vida"

BBB alerta
Inteligência pura, Valdirene, personagem da Tatá Werneck em "Amor à Vida", vai gravar um vídeo para entrar no próximo "Big Brother". Pelo menos essa é a ideia. Dela.

Ouvirá o seguinte de um produtor picareta - "Vídeo pro BBB é comigo mesmo. Já emplaquei uns 20 vencedores...".

Lembrando que o programa só agora chegará à sua 14ª edição. Portanto, isso também vai servir como um alerta aos interessados em participar do programa. Todo cuidado ainda é pouco.
 
Plateia
Além de artistas da casa, profissionais do departamento comercial e convidados especiais, bispos da Universal também marcaram presença na plateia do programa "A Nova Família Trapo", na gravação do último domingo. E entraram no clima. Acharam tudo bem divertido.

O especial ainda não foi concluído. No roteiro, falta registrar um grande barraco, movimentando principalmente a personagem de Bárbara Borges.
 
Local marcado
A final de "Aprendiz – O Retorno", dia 10 de dezembro, será transmitida ao vivo do Teatro da Record, em São Paulo.

O prêmio é de 1 milhão de reais ao vencedor e, ainda, a oportunidade de trabalhar em uma das empresas de Roberto Justus.
 
Bom senso
No SBT, profissionais da teledramaturgia entendem que é chegada a hora de a emissora reduzir a carga de trabalho da Larissa Manoela.

Ela praticamente não parou, entre "Carrossel" e "Patrulha Salvadora", porque, no meio disso, precisou atender programas e especiais. Como se não bastasse, ainda foi parar no hospital. Na segunda-feira, está confirmado o seu retorno aos estúdios, mas com a recomendação de pegar mais leve.
 
Outro acerto
É aquilo mesmo que já foi colocado pela coluna: "Chiquititas", no SBT, começou e não tem dia para terminar.

Como o desejo é apostar no "perder de vista" – no caso, segunda temporada, muito em breve seus atores terão que prolongar contrato.
 

  • Adriana Garambone reaparece na Record

Correria
"Além do Horizonte", produção das 19 horas na Globo, ainda não conseguiu deslanchar os seus trabalhos.

Em função disso, o elenco tem sido chamado para gravar também aos domingos, levando muita gente a cancelar presença em eventos nesse dia.

Quem necessita dessa ajuda importante, certamente reclama. Mas, fazer o quê? Manda quem pode...
 
Dobradinha
Adriana Garambone vai aparecer como protagonista em dois especiais de fim de ano da Record.

O primeiro, o telefilme "O Amor e A Morte", de Marcílio Moraes, com direção de Marco Altberg. Depois, "Casamento Blindado", de Bosco Brasil, sob a direção de Del Rangel.
 
Clinch perfeito

É impressionante a entrega de Caio Castro e Maria Casadevall em cenas de beijo da novela "Amor à Vida". Uma aula. Essa coisa de "técnico", pelo menos para os dois, não existe, como ficou demonstrado por quase um bloco inteiro da novela na quinta-feira.

Algo bem diferente da "trombada de geladeiras" que de vez em quando se vê por aí.
 
Máquina de escrever
Luciano Faccioli, do "Primeiro Jornal", segundo colegas de Band, ainda prefere se manter distante quando o assunto é Internet, redes sociais...

Na emissora, falam até que nunca usou computador na vida. Que Twitter, Facebook, Explorer, Word, pelo menos para ele, são coisas do outro mundo. Devemos entender, então, que os perfis espalhados por aí são fakes.
 
Climão
O SBT estreia neste sábado, 22h15, o "Máquina da Fama", com apresentação de Patrícia Abravanel. Descrito como "a mais nova competição entre covers da televisão brasileira", de "nova" não tem nada.

É uma cópia do "Famoso Quem?", que até outro dia era exibido na mesma emissora, mas agora sem seus integrantes.

Aliás, jurados do programa anterior, chateados com tudo, ainda tentam entender o motivo dessa mudança. Foram os últimos a saber.
 
"Boi Bandido" tá esperto

  • Divulgação/Band

    O atacante Aloísio, em destaque no São Paulo, dá entrevista a Fernando Fernandes

O atacante Aloísio, em destaque no São Paulo, concedeu uma entrevista ao repórter Fernando Fernandes, que será exibida amanhã, domingo, às 12h35, no programa "Band Esporte Clube", da Band.

Nesse "Papo de Boleiro", entre outros assuntos, o jogador revela que só pretende se casar depois dos 35 anos.

O "Boi Bandido" está esperto com as "marias-chuteiras".
 
Bate – Rebate
•       Devido à correria nas gravações do "The Voice", Tiago Leifert não poderá gravar a mensagem de fim de ano da Globo...
•       ... As datas não coincidiram.
•       O mau tempo no Rio prejudicou as gravações da programação de férias do "Sábado Total" do Gilberto Barros...
•       ... Sem condições, a equipe se viu obrigada a voltar a São Paulo antes do previsto.
•       Estreia em dezembro, agora às segundas-feiras, a 6ª temporada do "50 por 1", do Álvaro Garnero, com total de 10 episódios.
•       Suzana Alves, a ex-Tiazinha, estuda convites para fazer cinema em 2014.
•       No SBT, há 4 roteiros de novela infantil na fila, esperando para entrar em produção...
•       ... Textos da mexicana Televisa, mas sem qualquer previsão de quando irão ao ar.
•       O diretor Raul Gil Jr., Raulzito, negocia um programa na rádio Capital.
•       Não foi apenas o formato de game, o orçamento do novo "Vídeo Show" também enfrentou resistências na Globo...
•       ... Foi considerado fora da realidade, e alvo de ajustes.
 
C'est fini
A Record pretendia contar com Britto Junior numa participação em "A Nova Família Trapo", especial de fim de ano, mas isso não foi possível.

Como o programa fará referência ao reality "A Fazenda", uma vez que o protagonista Quintino, Rafael Cortez, é um ex-participante, logo se pensou no Britto.

Descartada essa possibilidade, restou a Daniel Erthal a missão de "imitar" o apresentador.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos