Por que tanto medo das biografias?

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

A partir das declarações do Roberto Carlos anunciando que ele mesmo vai se autobiografar, é bem o caso de perguntar: quando alguém resolve escrever a sua por acaso não irá fatalmente citar outras pessoas? Não estará ele, conforme os argumentos conhecidos, também invadindo a privacidade dos mencionados? Ou sairá o Roberto catando a autorização de todos?

Vamos combinar que isso está indo longe demais. De um modo ou de outro é impossível para qualquer narrativa a ausência de personagens. E os livros de História, então? Como poderiam existir se houvesse o impedimento  de relatar fatos da vida de ilustres brasileiros, inclusive de alguns com intimidades? Até no ficcional pode haver certo tipo de invasão.

Os telejornais diariamente não transmitem histórias de pessoas públicas e de gente do povo? Não é essa uma maneira de se fazer, via mídia eletrônica, uma biografia parcial? Seria isso também uma invasão à privacidade dos noticiados? O conceito de privacidade é irremediavelmente pessoal. O que é privado para mim pode não ser para o próximo. Não há como medir. Mas, enfim, o que as pessoas que defendem a censura das obras literárias com cunho biográfico têm tanto a temer?
 
Tem outra...
Roberto Carlos, desde o início da sua carreira, teve uma vida transparente, com todas as passagens bastante conhecidas pelo seu público.

Aliás, algo que sempre foi assim. Até mesmo o caso do acidente na infância foi colocado num antigo programa da TV Record, o "Quem tem medo da verdade?", apresentado pelo Carlos Manga.

  • Foto Rio News

    Patrícia Abravanel

Situação diferente - 1
O SBT transformou o "Famoso Quem?" num outro programa. A figura do apresentador ou apresentadora, que no original não existe, no novo passará a existir.

Patrícia Abravanel foi definida para desempenhar tal função.
 
Situação diferente – 2
Também está certo que o lançamento deste "novo" programa será no próximo sábado, no mesmo horário que o outro era exibido. Faixa das 22 horas.

A dúvida está só no título. Existe a intenção de usar o "Famoso Quem?", mas para isso será necessária a autorização da Fremantle.
 
E sem sair do SBT...
Vale um elogio às correções feitas no cenário do "SBT Brasil". Precisas.

Pelo que se viu já na noite de segunda-feira, o esforço de todo o seu pessoal no fim de semana foi recompensado.
 
Tamborim
Na Band, o carnaval já começou. Reuniões estão acontecendo para definir a transmissão de Salvador e Recife, como nos anos anteriores.

João Pessoa e Vitória também entraram na pauta, mas ainda dependem de alguns acertos de ordem política e financeira.
 
Uma coisa...
A festa dos melhores do campeonato brasileiro, que a CBF organizava e o SporTV apresentava, não vai mais acontecer.

A organização, na verdade, sempre deixou a desejar. Agora tudo se resumirá a uma edição especial do "Bem, Amigos!".
 
... Outra coisa
Está confirmada, no entanto, a festa da Placar com a Espn Brasil, que também irá eleger os melhores do Brasileirão.

Será em 9 de dezembro, na hora do almoço, um dia após o encerramento da competição.
 
Inferno astral

Félix, Mateus Solano, acostumado a uma vida de luxo, vai comer o pão que o diabo amassou, nos próximos capítulos de "Amor à Vida".

Irá inclusive parar num hotel de quinta categoria, com quarto de alta rotatividade e colcha "rosa choque". Tudo caindo aos pedaços...
 
... Lado comédia
Lá, certa noite, Félix será atacado por... baratas. Essa cena, aliás, provocou uma recomendação, por escrito, do autor Walcyr Carrasco.

Ele entende que a barata em si "não deve ser mostrada".

Porque "as mulheres [telespectadoras] realmente têm horror a baratas e vão sair correndo da sala". Só as mulheres???
 
Montando equipe
A Bandeirantes já está montando a produção do "Sabe não sabe", para estrear em janeiro como programa de grade. Não será de temporada.

Apresentação do André Vasco e direção do Allan Lico. Começa a gravar na metade deste mês.
 
Musical
"Sai do Chão" será exibido na Globo de 5 de janeiro a 9 de fevereiro, na faixa da tarde, depois do "Temperatura Máxima".

Os programas serão apresentados por Thiaguinho, Jorge & Mateus, Anitta, Luan Santana, Paula Fernandes e Naldo. Direção do Luís Gleiser.
 

Palmirinha

  • Divulgação/Fox

    No canal "Bem Simples", hoje às 22h15, Palmirinha recebe o cantor Lobão. Todos os programas da apresentadora para esta temporada já foram gravados

Bate – Rebate
•       Depois de passar pela Europa, Didi Wagner desembarca em Los Angeles para nova temporada do "Lugar Incomum"...
•       ... Que estreia dia 10, às 18h, no Multishow.
•       O presidente da CBF, José Maria Marin almoçou ontem na Rede TV!. Foi recebido por Amilcare Dallevo, Marcelo de Carvalho e Américo Martins.
•       A série "Sleepy Holllow", adaptação da famosa Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, estreia no Brasil, via Fox, no dia 28 de janeiro às 22h30, em 13 episódios.
•       João Gordo será o entrevistado do "De Frente com Gabi", da Marília Gabriela, domingo, no SBT.
•        Antes da novela "Em Família", na Globo, em que fará um artista que trabalha com esculturas em madeira, Humberto Martins finaliza trabalho no cinema...
•       ... O filme é "Os Homens São de Marte...", da Mônica Martelli, com lançamento previsto para maio do ano que vem.
•       Entre os dez itens mais pedidos de figurino da CAT (Central de Atendimento ao Telespectador), da Globo,  cinco são vestidos...
•       ...Os mais procurados são o vestido rosa usado por Giane (Isabelle Drummond) em "Sangue Bom", o rosa de crochê de Amora (Sophie Charlotte), da mesma novela...
•       ...O preto, usado por Renata Vasconcellos no "Fantástico", o preto e branco da Fátima Bernardes e o longo estampado de Paloma (Paolla Oliveira) em "Amor à Vida".
•       O curta "Pizza Me Mafia", com Tom Cavalcante, será lançado sábado no The Sherry Lansing Theater, da Paramount Studios, na Califórnia.
•       Também no sábado, Adriane Galisteu e Leonardo vão participar pela primeira vez do programa "Legendários", na Record.  
 
C´est fini
A Vila Mariana, em São Paulo, recebeu ontem, terça, uma seletiva do Big Brother Brasil 14. Chamou a atenção o grande número de mulheres e gays no local, durante as entrevistas.
Boninho também estava lá, observando a tudo, sem interferir. Deixou o trabalho sob os cuidados dos comandados, porque também está cuidando das vinhetas do carnaval.
 
Larissa Manoela voltará às gravações do seriado "Patrulha Salvadora", no SBT, no próximo dia 11. A atriz recebeu alta, domingo, do hospital São Luiz, em São Paulo, após ficar internada por conta de uma meningite viral e de catapora.

Além desse trabalho na TV, ela irá finalizar um CD, que chegará ao mercado em janeiro.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos