Nunca a censura esteve tão presente como agora

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Longe do brilhantismo, apenas como um modesto derivado do que escreveu Antonio Prata na Folha de domingo, acaba-se concluindo que o mundo está ficando, a cada dia, mais chato e complicado.

Nos dias atuais, quando os escândalos e roubos nunca foram tantos e tão escandalosos, tudo começa pelo não pode ou não é permitido. Nunca a palavra ou a expressão, seja ela qual for, esteve tão censurada. No meu início, ainda engatinhando no jornalismo esportivo, era comum ouvir de qualquer um dos brilhantes narradores da época "lá vem o Negão", quando se referiam a uma qualquer investida do Pelé ao ataque. Hoje, isto, que lá atrás era um elogio, uma forma de se curvar ao maior jogador de futebol de todos os tempos, foi transformado em crime, em algo absolutamente proibido de ser pronunciado.

Todos os cuidados precisam ser tomados e redobrados no momento de falar ou escrever alguma coisa.

Ainda voltando no tempo, com o mesmo Edson Arantes do Nascimento como personagem, o saudoso Mário Moraes na Tupi se dirigia a ele como a "fera". Já tenho minhas dúvidas se nos tempos atuais isto também seria possível. Vai que alguma entidade ou o próprio leão, leopardo ou mesmo um gatinho de estimação viesse a se sentir ofendido. Está difícil.
 

  • Michel Angelo / Record

    Cristine Cardoso, filha de Edir Macedo

Agora sim

O especial "Casamento Blindado" só voltou à cena, na Record, depois de aprovado por Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo. Tentativas anteriores não agradaram.

Trata-se de um trabalho inspirado no livro de mesmo nome, escrito por Cristiane em parceria com o marido, o bispo Renato Cardoso. Estilo comédia romântica, a exemplo dos demais, é candidato a se tornar seriado em 2014. Texto de Bosco Brasil.
 
 

Descobrindo o Brasil

Está a maior confusão na produção do novo "Vídeo Show", que vai estrear, segundo anúncio oficial, a partir do dia 18, com apresentação de Zeca Camargo.

Acontece que os profissionais da falecida MTV Brasil, agora responsáveis pelo formato do programa, pouco entendem da Globo e da sua teledramaturgia, em especial...
 
... Por essas e outras
O piloto sequer foi gravado até agora. O desespero do pessoal da nova equipe é acompanhado, à distância, pela "velha", que tirava isso de letra, e será dispensada muito em breve.

Na Globo, em tom de preocupação, já não se descarta uma outra data para o lançamento. O agravante é que é um programa diário. Depois da estreia, virá o do dia seguinte e assim por diante.
 
Livro do Marcelo
Já está nas livrarias das grandes capitais e até o dia 15 será distribuído em todo o Brasil, o livro "Corta pra mim", do Marcelo Rezende.

São os bastidores das suas grandes reportagens, como as realizadas com Ricardo Teixeira e a CBF, Maníaco do Parque, Favela Naval e tantas outras. Que pode servir de manual para a moçada que está começando no Jornalismo.
 
Duas pontas
1ª - O momento da televisão, hoje, dá ao telespectador a "opção" de não sentir saudade.
No domingo, a Globo aberta colocou no ar o primeiro dos 4 episódios do "Sai de Baixo", com participação especial de Tony Ramos.
 
2ª - Os mais saudosistas certamente se perguntaram: cadê o Ribamar?! - tipo do Tom Cavalcante, que também marcou época.
Meio que de propósito, no mesmo horário, o Viva, canal pago, mostrava episódio com a participação do personagem.
Um competindo com o outro.
 
Antes era perfumaria
A exibição do "Sai de Baixo" em sistema convencional também provocou um momento de reflexão no pessoal que trabalhou, tempos atrás, no seu roteiro.O programa tinha como marca registrada o humor politicamente incorreto – apesar da revisão final.

Ainda assim, dava para levar na boa. Duro, mesmo, são os dias atuais, em que a patrulha proíbe quase tudo. O pior estava por vir, como se constata.
 
Decisão
Hoje tem uma reunião na Bandeirantes para decidir o assunto Otávio Mesquita.

É uma situação delicada. O horário ocupado pelo programa dele, o "Claquete", deve ser destinado a uma igreja.
 
Uma vela pra Deus...
A Band está tentando, de todas as maneiras, ficar bem com todo mundo. E por "todo mundo", entenda-se as igrejas em questão.

A chegada da Universal em sua programação pode não implicar na saída do Valdemiro Santiago. A ordem é acomodar porque o dinheiro dos dois será sempre muito bem recebido.
 
Oficial
Informação dada pela coluna agora é confirmada pela Globo.O humorístico "Junto & Misturado", em 5 episódios, será exibido a partir do dia 1º de dezembro, depois do "Fantástico".

No elenco, Bruno Mazzeo, Fabíula Nascimento, Marcelo Médici, Débora Lamm, Gabriela Duarte, Luiz Miranda, Fernanda de Freitas, Kiko Mascarenhas, Marcos Palmeira, Letícia Isnard e Heloisa Périssé.
 

Lente de Contato

  • Michel Angelo / Record

    Bárbara Borges como Mulher Lasanha, personagem do especial "A Nova Família Trapo", gravado domingo no Rio de Janeiro. Ela usou lente de contato azul

Luz amarela
A direção da Band viu com preocupação os números de domingo. Embora com 3 de média e 5 de pico, a passagem do "Terceiro Tempo" foi baixa. Apenas 2 pontos.

O "Pânico", que entrou a seguir, teve o mérito de triplicar a audiência. Fechou com 6.

Bate – Rebate
•       Sonia e Margareth Abrão lançam hoje, na Livraria da Vila, da Lorena, em São Paulo, o livro "Doces Lembranças".
•       Todas as mudanças no visual "Fantástico" estão previstas para abril, com o lançamento da nova programação da Globo.
•       Depois de um tempo dedicando-se ao lançamento do novo livro do Edir Macedo e um período de férias, Douglas Tavolaro reassumiu o comando do Jornalismo da Record.
•       Aliás, sobre o Jornalismo da Record chama atenção a postura e elegância da Fabiana Scaranzi na apresentação do "Domingo Espetacular".
•       A Rede TV! promove no próximo domingo, às 17h45, o show de abertura da campanha "Direito de Viver", em prol do Hospital de Câncer de Barretos...
•       ... O evento já tem presenças confirmadas de Luan Santana, Munhoz e Mariano, Leonardo, "Só Pra Contrariar" e Edson e Hudson.
•       A igreja da novela "Amor à Vida", como já mostrado, é "A Verdade Reina"...
•       ... Bem simplesinha, marca a nova fase da personagem de Carolina Kasting.
•       ... Em tempo de guerra entre Edir Macedo (Universal) e Valdemiro Santiago (Mundial), parece que houve o cuidado de não levantar bola para quem quer que seja...
•       .... Apesar disso, na Record, há quem tenha visto o "Reina" mais próximo do "Reino", da IURD. O que também não significa nada.
•       O "Domingo da Gente" da Record terá uma hora a mais de duração. Vai começar às 11 da manhã e terminar às 3 da tarde.
•       A exposição "SBT Compartilhe" começa amanhã no Centro Empresarial de São Paulo.
 
C´est fini
Eduardo Zebini, vice-presidente da Fox Sports, acompanhou, direto dos EUA, no sábado, os duelos do Bellator, estreia da Fox.

Segundo o canal, houve uma boa receptividade nas redes sociais e também junto aos fãs e lutadores de MMA. Foram quase 6 horas de transmissão.

E a expectativa, agora, fica voltada para organização de confrontos no Brasil.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos