A crise na TV da Europa é a mesma do Brasil?

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Odilon Coutinho, jornalista e diretor de programas, chama atenção para uma situação interessante. A Europa está em crise já de algum tempo, certo? A Espanha, Portugal e Itália, entre outras, ainda passam por um momento econômico que inspira cuidados, não é mesmo? Então por que as TVs desses países não deixaram cair a qualidade?

A italiana Rai, para dar um só exemplo, apresenta programas sofisticados, caros, com cenários suntuosos, grandes orquestras, iluminação deslumbrante, artistas internacionais, inclusive norte-americanos do topo do show business, e lá não se fala em mandar ninguém embora. Ao contrário, se contratam profissionais do mundo todo, incluindo o Brasil, para desenvolver novas ideias.

E aqui o que se viu foram demissões em praticamente todas as emissoras e cortes de despesas nos mais variados setores. É o SBT que não vai renovar com a Warner, a Band perdendo campeonatos de futebol, a Rede TV ainda saindo de uma crise profunda e por aí afora. Isto sem contar a pendurada Cultura, que para economizar no barbante, bota diretor de Jornalismo para apresentar telejornal. Aí que entra a pergunta do Odilon: a crise na Europa perto da nossa é perfumaria ou os donos das emissoras daqui só conhecem a política da ganância?

  • O diretor Dennis Carvalho fica no comando da próxima novela do Gilberto Braga e Ricardo Linhares

Diretor escolhido

Com muita antecedência, Dennis Carvalho foi definido como diretor da próxima novela do Gilberto Braga e Ricardo Linhares na faixa das 21 horas da Globo. É uma estreia que só vai ocorrer no primeiro trimestre de 2015.

A propósito...

Mesmo com todo esse chão pela frente, sabe-se que o Dennis já teve alguns encontros com os dois autores, para tratar de prováveis atores para o elenco. Existe uma lista com os nomes desejados, que não é revelada, porque ela estará sujeita a alterações.

Fim de um, começo do outro

Hoje, a Record coloca ponto final nos trabalhos do telefilme "O Amor e A Morte", do Marcílio Moraes. Também nesta segunda, no Rio, começam as gravações do "Coisas de Casal", outro da Letícia Dornelles, com Juliana Silveira.

Está caminhando

A direção da Bandeirantes segue trabalhando no "Sabe que não sabe", uma das suas próximas estreias. A equipe de produção já está sendo montada. André Vasco, contratado na semana passada, deve ser o apresentador. A novidade é que este programa será exibido na faixa da tarde.

  • Ainda não existem informações sobre a renovação do contrato de Xuxa com a Globo


Xuxa em suspense

Há um clima de incerteza e apreensão na equipe da Xuxa, porque não existem informações sobre a renovação do contrato dela com a Globo. Está no finzinho e o que se sabe é que não houve nenhuma conversa sobre o assunto até agora.

Abafa o caso

Dentro do SBT foi dado como certo o afastamento temporário do comediante e vereador Marquito, por toda repercussão causada pelo seu voto a favor do aumento do IPTU em São Paulo. Uma iniciativa, dizem, que teria partido do próprio Ratinho para não respingar no seu programa. Marquito, de fato, não participou do ao vivo na quinta-feira. O de sexta já estava gravado. E que hoje ia acontecer nova conversa. Consultados, Ratinho e o diretor Walter Scaramuzzi não confirmaram. Marquito não respondeu.

Pegando aí

Em setores do SBT, não existe uma análise diferente para o caso. Há, no geral, um questionamento sobre a mesma coisa: se o programa do Ratinho é popular, como pode conservar em seu elenco alguém que se colocou contra o povo?

Replanejamento

A Copa do Mundo começa a mexer com as novelas da Globo. "Meu Pedacinho de Chão", do Benedito Ruy Barbosa, substituta de "Joia Rara" e com estreia em março, em vez dos 119 capítulos – 120 com a reprise do último, terá 4 a menos. Isto em razão da transmissão de jogos do mundial no horário.

Área reservada

No Projac, aliás, já existe uma placa com os dizeres "Meu Pedacinho de Chão", na área reservada para a cidade cenográfica da novela. Lá, em breve, começam a ser construídas a Cidade das Antas e a Vila Santa Isabel, com uma igreja, escola e posto de saúde.

Caminho natural

Adriane Galisteu fez um acerto com a Record para apenas dois programas do "Domingo da Gente", mas em todos os setores da emissora já não existem dúvidas que ela será efetivada no posto na fase definitiva, depois dessas 15 edições iniciais. E com a bênção do departamento comercial.

Juntando forças

A Bandeirantes vai unificar os departamentos de esportes da sua TV aberta com o Bandsports na transmissão da Copa do Mundo. A ordem é essa mesmo, a de juntar esforços.

Pediu pra sair

A ex-miss Brasil, Priscila Machado, não participa mais do "Bola Dividida" na Rede TV!. Pediu demissão na última sexta-feira. A partir de hoje, interinamente, Priscila será substituída por Gabriela Pasqualin. A emissora, enquanto isso, procura outro nome para apresentar o programa.

Natal em família

A Record ainda não fechou questão sobre sua programação de fim de ano. Prova disso é que a emissora planeja apresentar no dia 22 de dezembro um especial com Chitãozinho e Xororó, Sandy e Junior e Família Lima.

Não por acaso o programa vem sendo chamado de "Natal em Família".

  • Record planeja grande especial com Chitãozinho e Xororó, Sandy e Junior e Família Lima

Bate – Rebate

•       A Globo está fazendo todo o elenco dela girar no "Encontro", da Fátima Bernardes...
•       ... Sempre tem gente lá, ajudando a consolidar a programação da manhã...
•       ... E a mesma coisa será feita, já a partir do próximo ano, na faixa da tarde. O novo "Vídeo Show", do Zeca Camargo, é apenas o início deste trabalho.
•       Bandeirantes vai exibir a série "Violetta", da Disney, em janeiro, também na faixa da tarde.
•       Mateus Solano, um dos mais exigidos em "Amor à Vida", já traçou seus planos para depois da novela, que fica no ar até 31 de janeiro...
•       ... O ator vai tirar 2 meses de férias longe do Brasil, com a mulher, Paula Braun e a filha, Flora.
•       Ticiana Villas Boas, doente, ficou afastada por dois dias do "Jornal da Band".
•       Integrante da primeira temporada do "Junto & Misturado", Débora Lamm já tem presença confirmada na próxima, substituta do "Sai de Baixo"...
•       ... Mas o diretor Maurício Farias ainda não tem o elenco fechado...
•       ... Sabe-se que ele tentou levar Renata Castro Barbosa para o programa, porém, o pedido foi negado...
•       ...Motivo: Renata está no ar em "Amor à Vida", como a nutricionista Marilda, e começa ganhar espaço na trama...
•       ...Sua personagem sofre violência doméstica e mantém a agressão em segredo.

C´est fini

Adriano Melo, João Boltshauser, Luciano Sabino e Teresa Lampreia completam o time de diretores de "Em Família", novela de Manoel Carlos, que estreia dia 3 de fevereiro, no lugar de "Amor à Vida". Leonardo Nogueira vai aparecer nos créditos como diretor-geral, enquanto o núcleo é de Jayme Monjardim. As gravações externas do primeiro capítulo estão praticamente concluídas, o que comprova o cuidado para evitar problemas de atraso, quando a produção estiver no ar.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos