A TV precisa qualificar as suas redações

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

O Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, desde lá detrás, preconizava que o Jornalismo seria o grande negócio da TV aberta. E é bem isso o que está acontecendo. Hoje todas as redes estão nessa. O SBT, sempre a mais resistente, tem atualmente 8 horas dedicadas à informação. É um terço do dia.

A única coisa que ainda falta, de uma maneira geral, é qualificar um pouquinho mais. Mesmo considerando as dificuldades e o custo atrelado às necessárias operações que o bom Jornalismo exige, as redações não podem abrir mão da experiência como em alguns casos se verifica.

Dia desses, um jovem repórter na rua, num gravado, perguntou ao homem que tentava apagar o fogo no seu carro como ele estava se sentindo. Para toda pergunta idiota, é quase inevitável, vem uma resposta idiota.

E o pior é que nem na edição alguém teve o cuidado de tirar. Por aí se vê a falta de uma melhor preparação, trabalho que no passado o rádio sempre soube oferecer e agora cabe a cada uma das TVs realizar.
 

  • Mastrangelo Reino/Folha Imagem

    Valdemiro Santiago

Guerra pelo voto – 1
 
Valdemiro Santiago, líder da igreja Mundial, prestes a perder a Rede 21 e seu horário na Bandeirantes para a Universal de Edir Macedo, trabalha agora em duas frentes. Primeiro, em tom de desespero, tem pedido dinheiro dos fiéis para continuar com a "obra" da igreja. E, segundo, já se movimenta para aumentar a sua base em Brasília e em outros cenários importantes.
 
Guerra pelo voto – 2
 
O apóstolo Valdemiro pretende, simplesmente, triplicar seu número de políticos nas eleições de 2014. Como se observa, além dos horários na TV, ele tem esse outro grande objetivo, para fazer frente à Universal. A guerra pelo voto, pelo lado religioso, também promete fortes emoções.
 
O que será?
 
Durante sua programação no domingo, chamou atenção o momento em que Valdemiro Santiago disse ter recebido um recado de Silvio Santos. "Mandou recado pra mim?!".

Nesse momento, as câmeras se voltam para Herbert de Souza, que mostra uma foto em que o repórter aparece com o dono do SBT. O teor da mensagem não foi revelado.
 

  • AgNews

    Taina Muller: intimidade com a fotografia

É da área
 
Tainá Muller, escalada para viver a namorada de Giovanna Antonelli em "Em Família", no lugar de Alinne Moraes, que está grávida, vai conhecer ainda nesta semana maiores detalhes da sua personagem. Mas pelo que ela já sabe não haverá problema. "Estudei um pouco de fotografia na faculdade de jornalismo e adoro. Vai ser muito legal interpretar uma fotógrafa".
 
SporTV – 1
 
O SporTV já escalou Milton Leite, Maurício Noriega e o repórter Bruno Cortes para os dois últimos amistosos da seleção brasileira neste ano. Dia 16, Honduras, em Miami e dia 19 contra o Chile, em Toronto. Karin Duarte, correspondente nos Estados Unidos, também irá se integrar a esta equipe.
 
SporTV – 2
 
Para o Mundial de Clubes, no Marrocos, com a participação do nosso Atlético Mineiro e o Bayern da Alemanha, entre outros menos votados, o SporTV também já tem a sua equipe definida, com Luiz Carlos Jr, Lédio Carmona, Belletti, Edgar Alencar e Josino Ribeiro.
 

  • Divulgação

    Deborah Secco volta ao cinema em papel cômico

Reforço na escrita
 
A pedido do titular Carlos Lombardi, o jornalista e dramaturgo Mario Viana, a partir de novembro, passará a colaborar na novela "Pecado Mortal", na equipe que já conta com Emílio Boechat e Nélio Abade. A Record acredita no trabalho do Lombardi, em sua recuperação nos índices de audiência, e não descarta outros investimentos.
 
Comédia no cinema
 
Em férias na TV, Deborah Secco continua bastante dedicada a trabalhos no cinema. Também faz parte da sua lista o filme "A Estrada do Diabo", de André Moraes.Apesar do título, o roteiro é de uma comédia, estilo Tarantino. E a personagem dela será a mais engraçada. O elenco reúne ainda Júlio Andrade, Lúcio Mauro Filho e Marcos Veras.
 
Esqueceram de avisar?
 
Zeca Camargo já se desligou do "Fantástico" há algum tempo, para se dedicar ao novo formato do "Vídeo Show", que será exibido na Globo ainda em novembro. Isso é uma coisa. Que todo mundo sabe, certo? Errado. O pessoal do GC do "Show da Vida" parece que não. Nos créditos do programa o nome dele continua aparecendo.  Veja o frame.

  • Reprodução

    Nome de Zeca Camargo ainda aparece no "Fantástico"

 
Glória fechou
 
A informação sobre o encontro de Aguinaldo Silva e Glória Pires, num almoço de quase três horas, terminou com final feliz, conforme anúncio do próprio autor. Será dela, Glória, o papel de protagonista do seriado "Doutora Priscila", que estreia em abril.

Aguinaldo e os colaboradores Megg Santos e Brunno Pires já estão às voltas com o oitavo episódio do programa. Marcos Schechtman vai fazer a direção-geral.
 
Danilo porcaria
 
Danilo Gentili, chamado de porcaria pelo Silvio Santos no domingo, se divertiu com a brincadeira. Gosta muito dele. Aliás, o "Agora é Tarde", da Band, começa nesta semana com uma parodia do "The Voice" com o seu próprio apresentador, o Danilo. É o "The Voice Fina".

Dois dias

Conforme a programação inicial, "O Aprendiz – O Retorno", será exibido em dois dias da semana, a partir do próximo dia 13. Sempre às terças, como já vem acontecendo, e também às quartas-feiras.

Bate – Rebate
 
•  "Os Normais", a série, será exibida no Viva, todas as quartas-feiras, a partir do dia 6.
•  Tatá Werneck foi acertada para ser uma das próximas entrevistadas do Arquivo X, da Xuxa.
•  A direção da Bandeirantes continua trabalhando no novo projeto jornalístico para as manhãs, que irá integrar todas as emissoras de rádio e TV...
•  ... Mas acredita-se que este é um plano que só será possível colocar em prática no começo do ano que vem...
•  ... Embora algumas providências a respeito já estejam acontecendo.
•  Sobre o "Lo sabe no lo sabe" que vem aí, a Band informa que negociou diretamente com a distribuidora Dorimedia a compra do formato "Smart Face"...
•  ... É o mesmo que foi produzido na Espanha, Portugal e há dois anos é produzido pela Eyeworks na Argentina.
•  A Globo optou por fazer contrato de seis meses com o pessoal do "Divertics", novo programa dos domingos, que será exibido durante as férias do "Esquenta"...
•  ... Um compromisso que poderá ser revisto em caso de sucesso desse humorístico...
•   ... Afinal, a faixa de domingo à tarde é sempre muito arriscada.
 
C´est fini
 
A Bandeirantes vai mudar o dia de apresentação do "Quem fica em pé?", do José Luiz Datena. Em vez dos domingos, como aconteceu até agora, o programa passará a ser exibido nas noites de quinta-feira, faixa das 22 horas.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos