Rede TV! vive período de maior calmaria

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • AgNews

    Amilcare Dallevo, presidente da Rede TV!: dias de calmaria na emissora

    Amilcare Dallevo, presidente da Rede TV!: dias de calmaria na emissora

É inegável que o clima na Rede TV! está bem tranquilo, depois de um período de maior turbulência com demissões e manifestações de sindicatos em Brasília. A sua direção soube neutralizar essa fase mais complicada e, aos poucos, tem procurado colocar as coisas nos seus devidos lugares.

A enxurrada de notícias ruins em 2012, média de quase uma por dia, aos poucos foi desaparecendo. Tudo ficou mais calmo de uns tempos para cá, indicando que o momento agora é outro, apesar de muito ainda por fazer. E, pelo menos parte dessa aparente calmaria se deve ao trabalho que Andrea Dallevo – filha do número 1, Amilcare Dallevo – vem desenvolvendo internamente, junto às suas produções.

Andrea passou a se reunir com diretores de programas para ouvir suas reivindicações e buscar soluções para as diversas questões. E isso tem funcionado de uma maneira bem positiva. Era uma coisa que faltava. Alguém "de cima" olhar para "a parte de baixo" ou "botar o pé na fábrica", para conhecer os problemas mais de perto.
 
Maior desafio
 
Depois de alguns dias gravando nos Estados Unidos, a equipe do "Planeta Extremo", da Globo, voltou ao Brasil. Mas, só para refazer e aumentar o número de malas.

Na próxima semana, todos voltam a viajar, desta vez para a Indonésia, onde se planeja gravar o maior desafio de todos até hoje. Este material fará parte da programação de 2014.
 
Tia do protagonista
 
Patrycia Travassos é outra que também se garantiu no especial "A Nova Família Trapo", na Record. Vai fazer Gertrudes Tupinambá, a tia do Quintino, que aparece para reivindicar seus "direitos" ao prêmio. O protagonista é um vencedor do reality "A Fazenda", mas que perdeu o dinheiro ao empregá-lo nos negócios de um milionário falido.
 

  • Divulgação

    Renata Fan apresenta Miss Universo

Beleza mundial

Dia 9, um sábado, data do Miss Universo, a Bandeirantes abrirá os trabalhos de cobertura por volta de 3 da tarde, horário de Brasília, através de seu portal de Internet. Já, na televisão, com Renata Fan, será levado ao ar às 22h15. O concurso este ano será realizado na Rússia.

 Não está fácil
 
O especial de Natal do Raul Gil no SBT irá reunir vários talentos revelados pelo programa em 2012 e 2013. Antes se pensou em chamar algum nome de ponta da nossa música, mas o problema é que a maioria já está comprometida com a Globo em dezembro, inclusive com contrato assinado.
 
Novo endereço
 
O tal formato "The Daily Show", que se anunciou para Rafinha Bastos na Band, na verdade está sendo pensado pelo próprio canal dono do programa, o Comedy Central. Três nomes estão cotados para a sua apresentação: Murilo Gun, Rodrigo Fernandes - que tem um blog de humor ou Bruno Motta, criador do "Furo".
 
A propósito...
 
A Band não tem o menor interesse em fazer o "Daily Show", por dois motivos. O primeiro, porque Dani Calabresa foi contratada pra fazer um projeto semelhante que poderá ser desenvolvido pela própria emissora – e só não foi até agora por questões de custo.

E o outro é que há um projeto bem encaminhado pela produtora GLM chamado "Intermédio", bem parecido com o "Daily Show" e o "Furo".
 
Produção ativada
 
Com estreia prevista para 2014, a JPO Produções, do Zé Paulo Vallone, disparou a pré-produção de "Alma Pantaneira", de Yves Dumont. A novela será ambientada numa fazenda do Mato Grosso, com cerca de 60% das suas cenas em externas.
 

  • Divulgação

    Camila Raffanti e Juliana Araripe fazem as irmãs Selma e Chica na primeira e segunda fases de "Em Família", de Manoel Carlos, substituta de "Amor à Vida", em cenas gravadas em Goiás. A produção estreia dia 3 de fevereiro

Segredo da coisa
 
Ainda a propósito de "Alma Pantaneira", embora não se revele de quem se trata, sabe-se que a JPO vai trabalhar com a parceria de uma produtora internacional de conteúdo. A novela já tem a sua pré- venda encaminhada para 5 países, além de negociações aqui no Brasil.
 
Pode ser um caminho...

Emissoras dispostas a produzir novelas poderiam trabalhar com esta possibilidade da parceria. A Record, no passado, entre 1998 e 2001, fez isso e se deu bem. É uma alternativa que SBT e a própria Bandeirantes, que nunca escondeu desejo de voltar com a teledramaturgia, poderiam buscar.
 
Esquema montado
 
As férias do "Pânico" serão em janeiro, com a apresentação de dois "retrôs" e dois inéditos, para voltar ao ar, ao vivo, em fevereiro. Já tem coisa sendo armada para a temporada que vem, mas sabe-se que não existe a intenção de mexer na equipe atual. Não entra ou sai ninguém.
 
Bate – Rebate
 
•   Curioso esse silêncio da Bandeirantes. Ninguém fala rigorosamente nada sobre a Fórmula Indy no ano que vem...
•  ... Na sua última transmissão foi anunciada a cobertura do ano que vem, 2014, mas a direção da emissora, consultada, não respondeu.
•  ... Está com todo jeitinho de feijão queimado.
•  Benedito Ruy Barbosa sempre foi meio assim e mesmo aos 82 anos continua com uma disposição para o trabalho que impressiona a todos...
•  ... Agora, de volta às novelas, reescrevendo "Meu Pedacinho de Chão", ele tem virado cerca de 12 horas por dia. E não tem sábado ou domingo...
•  ... E mesmo sem ter a novela escalada, ele já passou longe dos 100 capítulos.
•  Engenharia da Globo está trabalhando a toque de caixa na instalação do HD em todos os produtos do Jornalismo...
•  ... Dezembro continua sendo colocado como prazo máximo para a conclusão de todas as etapas.
•  O "SBT Notícias", lançado para concorrer com José Luiz Datena e Marcelo Rezende, foi atropelado pelos dois...
•  ... E hoje tem como grande desafio ficar à frente da TV Cultura.
 
C´est fini
 
Glória Perez trabalha em tempo integral na preparação de uma nova série, policial, sobre um assassino em série. A Globo e ela ainda não têm nada ajustado sobre período de exibição ou mesmo elenco.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos