Chiquititas

Novela infantil do SBT dá mau exemplo de compra de voto

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Ninguém deve esperar das novelas um manual de civilidade ou de boas maneiras e comportamento. Longe disso. Mas sempre será interessante usar de certo bom senso. Isso tudo para dizer que foi de cair de costas o que a inocente "Chiquititas", do SBT, apresentou em seus dois últimos capítulos.

Numa eleição do orfanato, uma das candidatas, Cíntia, amante do dono do estabelecimento, para atingir os seus objetivos, compra os votos de duas crianças. Uma coisa inaceitável em se tratando de uma novela infantil. Às crianças, desde muito cedo, nas escolas ou fora delas, e aí se inclui também a TV, o ensinamento tem que ser exatamente o oposto. O de que o voto, seja ele para o que for, tem que ser a manifestação da livre vontade ou preferência de quem está exercendo aquele direito.

A personagem, com os votos comprados das duas crianças e a promessa de que irá encontrar os pais delas, foi eleita diretora-geral do orfanato. Evidente que no decorrer da história, ela será destituída e desmascarada, mas nada que se faça depois irá eliminar o mau exemplo de agora.
 
Bola rolando
 
A Série B do campeonato brasileiro, 2014, está em jogo. A Rede TV! tinha interesse, mas a sua direção dá indicações que jogou a toalha, diante das dificuldades encontradas.

O "Esporte Interativo" é o grande favorito da vez. As negociações, como admitem alguns dos seus diretores, estão muito bem encaminhadas. Vale lembrar que a "bênção" da Globo, em toda e qualquer situação, sempre será necessária.
 
Plano avançado - 1
 
Todas as discussões na Band estão voltadas para o ano que vem. E pode parecer piada, mas já se fala – novamente – em tirar a igreja do horário nobre.
 
Plano avançado -2
 
O que a direção da Bandeirantes planeja é continuar com a igreja do R.R. Soares e o dinheiro dela, hoje perto dos R$ 10 milhões/mês, mas num outro horário que não comprometa tanto a sua audiência da noite. Evidente que a proposta também deve apresentar outras compensações.
 
Plano avançado – 3

 
Há o entendimento, na alta cúpula da Band, que após o trabalho de reestruturação colocado em prática a partir dos resultados da consultora McKinsey, a TV estará em condições de alçar voos mais arrojados. Entende-se, inclusive, que o momento nunca esteve tão propício para encostar nas audiências de SBT e Record.
 

  • AgNews

    Boninho foi escolhido pela Globo para dirigir a festa de lançamento da programação 2014

Vem aí – Segunda edição
 
Boninho, cuidando do "The Voice" de agora e do "BBB" que vem aí, além de todos os outros programas do seu núcleo, foi novamente escolhido pela Globo para dirigir a festa de lançamento da programação 2014.

O evento, com a participação de boa parte do elenco da emissora, vai acontecer em São Paulo no começo de abril.
 
Teleton
 
Aldo Quiroga e Gabriela Mayer, do "Jornal da Cultura Primeira Edição", Adriana Couto, do "Metrópolis", e Bárbara Thomaz, do "Mais Cultura", serão os representantes da TV Cultura no Teleton, do SBT, hoje e amanhã.

Também foram produzidas chamadas exclusivas sobre o evento com a turma do "Cocoricó" e "Quintal da Cultura".
 
Desfalque - 1
 
Em toda essa mexida que a Globo deu no "Fantástico", abriu-se um vazio importante no seu setor de reportagens. Renata Vasconcellos, perfeita naquilo que faz, é mais estúdio. Pelo menos até agora ela só fez a entrevista com Wagner Moura.
 
Desfalque – 2
 
Renata Ceribelli, durante todo o período que esteve no "Fantástico", além de compor a equipe de apresentadores, também se preocupou em fazer matérias com certa frequência. E gravou coisas interessantes, com Lea T, Marrone – na queda do helicóptero e Zezé di Camargo e Luciano, quando estiveram para se separar. Entre outras. Vai fazer falta.
 
Chegamos lá
 
A respeito do "abre" de ontem, "quem pegou de quem?", o formato com perguntas nas ruas, concorrendo a prêmios, não foi difícil chegar ao "dono do brinquedo". Direto de Portugal vem o esclarecimento que é a israelense Dori Media Group, conforme atesta a nota em anexo. SBT, Multishow e Bandeirantes têm ou terão programas semelhantes por aqui.
 

  • Reprodução

    Grupo israelense é dono de formato de programa comprado pelo SBT, Multishow e Band

Novo Rei do Funk
 

  • Folhapress

    Carlito será rei do funk em "Amor à Vida"

Carlito, Anderson Di Rizzi, em "Amor à Vida", também vai virar astro do funk. Nos próximos capítulos, ele passa a trabalhar como DJ fixo do bar frequentado por médicos. Durante falta de energia no local, acaba improvisando uma música, e desperta o interesse de um empresário, que investe na sua carreira.

Várias ações já estão sendo pensadas para essa nova fase do "Palhaço", como aparições em programas e cenas com nomes famosos do funk. E, Valdirene, Tatá Werneck, sobrará a missão de afastar as periguetes.     


Bate – Rebate
 
•  Vildomar Batista está gravando cerca de 5 a 6 horas do novo "Domingo da Gente" da Record...
•  ... Ele pretende reduzir na edição para apenas 3 de arte, selecionando os melhores momentos.
•  Uma equipe da Rede TV! vai ao Rio, no domingo, com 27 profissionais, equipamentos e cenários para gravar os programas de férias do "Sábado Total"...
•  ... Os trabalhos devem se estender até quarta-feira.
•  Se tem alguém na Band, especialista em evangélicos, este alguém é o Paulo Saad...
•  ... É o único que consegue se entender perfeitamente com todos.
•  Ainda sobre essa indefinida situação das igrejas na Bandeirantes, os seus responsáveis têm disputado lugar na sala de espera do dono Johnny Saad...
•  ... Todos em fila, aguardando a vez, para cerimônia do beija mão.
•  Já tem um curto-circuito perigoso nos especiais da Record. A falta de comunicação entre autores e diretores é um problema que pode atrapalhar.
 
C´est fini
 
No ar, Ana Furtado ainda aparece no "Vídeo Show" e assim vai até quinta-feira, 31, conforme o combinado. Ela, porém, já deixou de trabalhar no programa. Está com a sua missão encerrada. Não grava há mais de duas semanas.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos