Quem pegou de quem? Bandeirantes, SBT e Multishow vivem uma guerra de formatos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Clayton Militão/Foto rio News

    Daniele Suzuki estará em programa no Multishow

    Daniele Suzuki estará em programa no Multishow

O canal Multishow vai estrear em novembro um programa chamado "Vamos Rachar?", com a Daniele Suzuki. As gravações foram feitas em São Paulo, incluindo uma diária em Santos. Serão 27 edições. Consultada, a emissora informa que a GLM, produtora parceira, adquiriu o "Vamos as Medias" de uma empresa espanhola - no Google pelo menos não aparece nada parecido com isso. Mas tudo bem.

A Bandeirantes tem esse formato como original, criado pela Eyeworks-Cuatro Cabezas, e já há algum tempo vem fazendo pilotos do "Lo sabe no lo sabe", que aqui será "Sei que não sei". Vários apresentadores foram testados, até com gravações no Rio realizadas pela Paloma Tocci. Tudo bem também.

Acontece que desde junho passado, o "Programa Silvio Santos" apresenta aos domingos o quadro "Patrícia Tá na Rua", que não tira e nem põe absolutamente nada em relação aos outros dois. Consultado, o SBT informa que foi um "conteúdo desenvolvido pela sua produção".

Mas é bom não tirar conclusões precipitadas. Antecedentes à parte, vai que numa dessas todo mundo passou a copiar o que o SBT inventou.
 
Só mais uma
 
Hoje, a moda no mundo, é a pegadinha de terror. Havia, inclusive, vários formatos à venda na recente MipCom, em Cannes. O SBT, por sinal, tinha a "menina fantasma", que está novamente no ar, como uma das atrações do seu stand.
 
Tá pegando
 
Ricardo Waddington solicitou mais empenho à equipe de criação do "Vídeo Show". Ele quer um formato novo para dar o start nas gravações dos pilotos. Internamente, na Globo, entende-se que os prazos estão batendo no teto, porque a estreia não pode passar de novembro.
 

  • Divulgação/Rede TV!

    Marcela Leal fechou com a Globo

Pessoal da escrita
 
Marcela Leal assinou com a Globo para integrar a equipe de roteiristas do "Divertics", programa de humor, que estreia em 8 de dezembro, nas férias do "Esquenta". O "Saturday Night Live", da Rede TV!, foi o último trabalho dela. Outros dois, Bruno Motta e Daniel Nascimento também acertaram para compor a equipe de São Paulo.
 
História do Belo
 
Dentro da Record corre a história que o cantor Belo chegou a ser colocado entre os possíveis para apresentar o "Domingo da Gente". Mas a informação é que ele condicionou fazer o programa, desde que sua mulher, Gracyanne Barbosa, também participasse. Queria porque queria a presença dela. Aí não teve acordo.
 
Discussão do momento
 
Na Bandeirantes, discussões sobre assuntos como programação, desistência da Indy em São Paulo ou abrir mão de campeonatos como a Série B e Copa do Brasil estão temporariamente suspensas. A questão de agora é decidir qual será o bispo da vez. A ordem, inclusive, é se cercar de todos os cuidados para não ficar mal com igreja nenhuma. E, nisso, o Paulo Saad é um "papa".
 

  • AgNews

    Belo queria Gracyanne em programa na Record

Integração - 1
 
A direção de Desenvolvimento Artístico da Globo anunciou uma novidade que beneficiou outros tantos nomes da casa. O seu Centro de Convivência, espaço criado para receber o pessoal da área artística, possui um grande acervo de filmes e obras literárias de referência.

Até então, apenas autores e diretores eram cadastrados para retirar esse material emprestado. Agora, o direito foi estendido aos atores, também como forma de integração e acesso.
 
Integração – 2
 
Dentro dessa etapa de integração de seus veículos, anunciada em agosto, a área de Entretenimento da Globo vai ampliar sua produção de conteúdo para canais pagos e de Internet.

Isto, inclusive, se encontra agora em processo avançado de captação de projetos. Autores e diretores já estão desenvolvendo ideias para serem realizadas nessas outras plataformas.
 

Então é assim
 
A Bandeirantes vai colocar no ar em janeiro o reality "Quem quer casar com meu filho?", com apresentação da Adriane Galisteu. Está completamente afastada a possibilidade de regravar as cabeças com a Renata Fan, como se cogitou, ou qualquer outra pessoa. Vai a Adriane mesmo e pronto.
 
Casa nova
 
Desde o fim de agosto, o diretor Cacá Marcondes vem trabalhando na área de conteúdo do Arte 1, canal de cultura do Grupo Band, a convite de Rogério Gallo. Anteriormente, ele dirigiu a segunda temporada do "TUF – The Ultimate Fighter", na Globo. Cacá também é muito lembrado pelo trabalho na extinta MTV Brasil.
 

Negócios

  • David Laloum, Spike Lee, Jackson Lee e Rui Branquinho

Spike Lee, que está em São Paulo acompanhado do seu filho Jackson, se encontrou ontem com David Laloum e Rui Branquinho, COO e VP de Criação da agência Y&R, respectivamente. 

Existem boas perspectivas de novos projetos e parcerias na área da propaganda, entretenimento e produção audiovisual. Spike veio ao Brasil para dar continuidade ao documentário "Go, Brazil, Go" – "Pra Frente, Brasil", que está rodando desde 2012

 

Explosivo

Os responsáveis pelo TUF – entenda-se UFC, Globo e Floresta – acreditam que a temporada de 2014, com estreia em março, tem tudo para superar as anteriores. A começar pela escolha dos rivais Wanderlei Silva e o americano Chael Sonnen como treinadores.

A simples presença dos dois serve de aviso para reforçar a segurança. Dia 11, no Rio, acontecerá a primeira chamada de elenco. Johnny Martins vai dirigir.
 
Saúde
 
Nesta quinta-feira (24), às 9h30, será debatido na Câmara dos Deputados, em Brasília, o projeto de lei 484/2011 que tramita na Comissão de Seguridade Social e Família e visa expandir a triagem neonatal no Sistema Único de Saúde.

Bianca Rinaldi, presidente do instituto "Eu Quero Viver", que luta pela melhor qualidade de vida dos portadores de Mucopolissacaridose (MPS), estará presente na audiência pública para pleitear a inclusão desta doença rara no momento da realização do "Teste do Pezinho".
 
Bate – Rebate
 
•  Pessoal do "CQC" já iniciou a busca por outro repórter para o ano que vem...
•  ... Outro repórter é forma de dizer. Também pode ser perfeitamente uma outra repórter.
•  Pela primeira vez o Sony Spin transmitirá todo o Teleton ao vivo, junto com o SBT...
•  ... Os canais AXN e Sony Entertainment Television já estão apoiando o evento com chamadas na programação...
•  ... E os atores de "Agora Sim", primeira série nacional da Sony, também estarão presentes participando do programa ao vivo.
•  Hoje, no "Conexão Repórter", do SBT, Roberto Cabrini apresenta uma entrevista com Jorge Beltrão Negromonte da Silveira...
•  ... Condenado por assassinatos e por vender salgados com carne humana.
•  Foi bem a Fox com a exibição do "Se eu fosse você", dia 16 passado...
•  ... Primeiro lugar fácil, com o dobro de audiência do segundo, Discovery Kids. Capote.
•  Carol Zoccoli, que também aparecia nos planos da Globo para o "Divertics", não pode aceitar porque está morando e estudando no Canadá.
•  Adriane Galisteu estará na tarde de hoje gravando o "De Frente com Gabi", no SBT, que será irá ao ar neste próximo domingo.
 
C´est fini
 
E não é só programa de televisão não. É de se lamentar a fase do jornalismo de hoje, dos que vivem de chupinhar notícias. Ou copiam na íntegra, sem dar crédito nenhum, ou "cozinham" o que já foi publicado. E nada de correr atrás. Em vez de buscar fontes, gastar sola de sapato, gasolina e telefone, preferem simplesmente xerocar e tudo bem. É triste. Mas fazer o quê? Cada um é cada um.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais – e só notícia nova. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos