Tendência: Número de capítulos das novelas deve cair

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Desde que a novela é novela, aqui no Brasil, os custos de produção, geralmente muito altos, acabam se diluindo ao longo dos seus quase 200 capítulos. Tudo o que existe como despesa em cenários, cidade cenográfica, figurinos, equipes, elementos de cena, contrarregra, custeios de viagem e a própria operação, entre tantos outros, terminam por se pagar sem muitadificuldade.

Isso funciona assim desde o começo, num tempo em que a Globo ainda não se dava ao luxo das minisséries ou trabalhos mais curtos na teledramaturgia, preocupada com o risco de um maior prejuízo. Nem mesmo as investidas mais recentes, em séries de 5 ou 10 capítulos, tiveram continuidade pelo perigo que poderiam representar no aspecto financeiro.

Nos últimos anos, isso mudou um pouco. Já existem os seriados de temporada e as novelas mais enxutas na faixa das 11 da noite, experiência que se pretende estender para outros horários. Uma ideia, aliás, que tem nos seus autores um apoio bem importante.
 
Fortes emoções
 
Os atores de "Amor à Vida" receberam ordens para não assumir outro trabalho até 31 de janeiro. Detalhe: é nesse dia, uma sexta-feira - se não houver outra alteração – que a Globo irá exibir o seu último capítulo. Ou seja, as gravações poderão acontecer horas antes da novela entrar no ar.
 

  • Divulgação

    Jacqueline Sato fará sua estreia na Globo

Primeira na Globo
 
Jacqueline Sato, da Rede TV! como apresentadora de "O Encantador de Cães", vai fazer a sua primeira novela na Globo – "Além do Horizonte". Jéssica é a personagem, uma tatuadora e motoqueira, tipo bem radical, que namora um hacker, vivido por Lucas Salles. Entra no segundo capítulo.
 
Festival
 
Em novembro, no Teatro OI Futuro em Ipanema, Rio, vai acontecer o Festival Internacional de Pilotos. O seriado "Grudados e Soltinhos", escrito por Emílio Boechat e Marília de Toledo, com direção de André Miranda, é um dos concorrentes ao prêmio de "Melhor Piloto".
 
Conquista
 
Fonoaudióloga da Record, Vanessa Pedrosa recebeu o prêmio de Excelência na área de voz, no "21º Congresso Brasileiro e 2º Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia", realizado recentemente em Porto de Galinhas, Pernambuco.

Dos 1.500 inscritos de países da América Latina, Portugal e Espanha, ela foi a escolhida. A sua pesquisa vai concorrer ainda ao prêmio Satalof, nos Estados Unidos.

  • Divulgação

    Dani Bananinha em programa do Sportv

Escalada
 
Dani Bananinha gravou no começo da semana uma matéria com o Gabriel Moojen para o "Zona de Impacto" do SporTV. Os dois foram escalar o Morro da Urca, um grande desafio para a assistente de palco do "Caldeirão do Huck" que tem sérios problemas com altura. Vai ao ar ainda este mês.
 
Deixa comigo
 
Nesta reta final de gravações de "Sangue Bom", Dennis Carvalho, diretor de núcleo, assumiu a direção dos trabalhos e assim irá até o "apito" final. O último capítulo vai ao ar no dia 1º de novembro.
 
Descartáveis
 
Pegações à parte, os personagens da Maria Casadevall e Caio Castro não têm mais importância nenhuma nos rumos atuais de "Amor à Vida". Ficaram naquilo, o que é uma pena, a não ser que o autor reserve uma grande reviravolta no caso para os próximos capítulos.
 
Repercussão - 1
 
Não renovar com a Warner, depois de tantos anos de contrato, particularmente para o dono do SBT, Silvio Santos, deve ser uma coisa bastante penosa. Não existe nada que o divirta mais do que escolher os filmes incluídos no pacote daquela distribuidora. E ele não terá mais direito a esta brincadeira a partir de janeiro.
 
Repercussão – 2
 
Nenhuma outra grande rede de televisão, entenda-se Globo ou Record, até agora sinalizou interesse em se tornar a próxima ou nova parceira da Warner. O problema é que esse negócio de filme na TV aberta do Brasil deixou de ser um bom negócio. Em troca de poucas produções que realmente valem alguma coisa, os "blockbusters", o interessado se vê obrigado a engolir outras tantas que nunca serão exibidas.
 

  • Divulgação

    Personagens de Caio Castro e Maria Casadevall perderam rumo em "Amor à Vida"

TV Paga
 
Coincidindo com o 50º aniversário do assassinato de JFK, no domingo, dia 10 de novembro, às 21h15, o canal Nat Geo estreia na América Latina "Quem matou Kennedy?". Baseado no best-seller de Bill O'Reilly e Martin Dugard, "Killing Kennedy", o filme narra a preparação de um dos momentos históricos mais marcantes dos Estados Unidos: o assassinato do presidente John F. Kennedy.

No elenco Rob Lowe e Will Rothhaar, entre outros.
 
Bate – Rebate
 
•  O Premiere deveria agir com mais rigor no aluguel de equipamentos para as transmissões do campeonato brasileiro, séries A e B...
•  ... O que se assiste em determinadas ocasiões é de um nível de qualidade muito abaixo do suportável. Quase um VHS. Não dá...
•  ... E não se deve esquecer, em momento nenhum, que este é um serviço pago. Tem muito dinheiro em jogo.
•  Nova novela da Globo, "Em Família", vai trocar a cor do cabelo da Bianca Rinaldi.
•  Nadja Haddad, nesta última semana, gravou o torneio musical do "Programa Silvio Santos".
•  A ideia da Globo, pelo menos até abril do ano que vem, é continuar com Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt na apresentação do "Fantástico". Só os dois.
•  Fernanda Paes Leme será uma das convidadas do "Esquenta", neste domingo, na Globo...
•  ... Que também vai ter a presença de Jorge Benjor.
•  Nova campanha da Tele Sena entra no ar neste domingo com Luan Santana...
•  ... A Liderança Capitalização completa 22 anos de atividades.
 
C´est fini
 
Permanece o suspense. Até agora não existe uma confirmação oficial do Gugu Liberato, se ele participará ou não do Teleton do próximo fim de semana. O convite foi feito, mas por razões particulares ele ainda não respondeu.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery


 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos