A TV paga também tem as suas tragédias

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • John M. Heller/Getty Images

    Adam Savage e Jamie Hyneman, apresentadores do programa" Mythbusters - Os Caçadores de Mitos"

    Adam Savage e Jamie Hyneman, apresentadores do programa" Mythbusters - Os Caçadores de Mitos"

As críticas são sempre muito severas com a TV aberta, mas a fechada também está longe de ser a 50ª maravilha desse mundo. Bem ao contrário.

Não são raros os casos do interessado comprar gato por lebre. Alguns canais, mesmo recebendo pelos serviços que deveriam oferecer, impõem aos seus assinantes programas de televendas, entre outros trastes, com toda sorte de quinquilharias, desde eletrodomésticos até colares de pérolas.

Isto sem contar assuntos que não têm nada a ver com a nossa realidade. O History, por exemplo, tem por hábito exibir e reexibir todas as temporadas do programa "Estradas Mortais Alasca". É bem o caso de perguntar: e as nossas, daqui, entram aonde? O NatGeo e o Discovery também não ficam atrás com os seus respectivos "Missão Pet", "Caçadores de Patos" e "Mythbuster - Os Caçadores de Mitos" (???).

Sempre é importante considerar e repetir, que todas essas emissoras têm como característica reprisar cada um dos seus programas zilhões de vezes. E para nós ainda é imposta a condição de pagar por isso.
 

  • Divulgação

    Silvio Santos precisa de sandálias da humildade

Sandálias da humildade
 
Chegou a vez do Silvio Santos calçar as sandálias da humildade. Assim como colocou no ar um comunicado, chamando de incompetente a direção artística do SBT porque a reprise de "Carrossel" dava 7 pontos, é preciso que escreva um outro agora, contra ele mesmo, com "SBT Notícias" marcando 2,8. Ficou em 5º lugar na quarta-feira.

Cada um tem o seu dia.
 
Como consequência...
 
A TV Cultura fez "festa", para comemorar o fato de ter ficado das 18h07 às 20h00 à frente do SBT, no Ibope da Grande São Paulo: 4 pontos ante 3,1. Ocupou o terceiro lugar, exibindo "Matinê" e o "Sítio".
 

  • UOL

    Fox está de olho em Datena

Paquera forte
 
A Fox está interessada no projeto de um talk-show, programa diário, para o José Luiz Datena apresentar no seu fim de noite. Curioso é que, há poucos meses, o BandNews tinha um plano parecido, com o mesmo Datena, mas que não foi levado à frente. Uma conversa definitiva, para os acertos finais, deve acontecer nessas próximas horas.  
 
Outro lado
 
Em relação ao orçamento destinado aos seus especiais de fim de ano, entre R$ 500 mil e R$ 650 mil, a Record questionou nota deste espaço. Diz que todos os especiais têm custos de produção iguais e que o valor informado sobre "Nova Família Trapo" não procede. A emissora, porém, não revela os valores.

A coluna mantém a informação.
 
Está proibido - 1
 
Os profissionais convidados para o novo filme de Pelé, da mulher do cafezinho aos diretores, tiveram que se comprometer a não revelar detalhes - fotos ou quaisquer comentários - do projeto em redes sociais ou qualquer outro meio. Isso consta em uma das cláusulas do contrato.
 
Está proibido - 2
 
O lançamento do filme vai acontecer um pouco antes da Copa do Mundo, simultaneamente em vários países. A ideia é mostrar, pela primeira vez no cinema, a vida que marcou a trajetória do maior jogador de todos os tempos, desde a infância até os 17 anos, quando o Brasil conquistou seu primeiro título mundial na Suécia.
 
Lançamento
 
Acabo de receber e agradeço o novo CD do Padre Reginaldo Manzotti, conhecido pelos seus programas no rádio e na televisão. É um trabalho bem interessante, com algumas músicas, que também são mensagens, como "Faça-me crer", "Me aceita de volta", "Chagas que curam", "Proteja-me Oh! Mãe" e "Ele é o caminho", entre outras.
 

  • Divulgação

    Olívia Araújo começa a aparecer hoje (18) em "Chiquititas", no SBT. Shirley Santana é a sua personagem, uma empregada doméstica da Virginia Nowicki, que gosta de se intrometer em tudo

Bico do corvo
 
O comentário no departamento de esportes da Bandeirantes aponta para mais uma baixa no seu calendário de eventos para 2014. De acordo com informações de lá, os jogos da Sul Americana, como a Copa do Brasil e Série B, não serão mais transmitidos.

Oficialmente, a emissora mantém uma posição cautelosa, afirmando apenas que esses assuntos continuam em estudos.
 
Passo à frente -1
 
A Espn acertou com a Globo e agora está recebendo material dos jogos de futebol, logo após a partida. E isso já diz respeito ao campeonato brasileiro em curso, o que acabou valorizando ainda mais a sua programação.
 
Passo à frente – 2
 
Um outro detalhe é que o projeto rádio da Espn está apresentando um retorno bem positivo. Valeu o sacrifício de esperar 6 meses por um novo prefixo. Em São Paulo, a Capital, que em breve terá uma FM, só perde para a Globo nas transmissões esportivas do AM.
 
Bate – Rebate
 
•  A Record tem encontrado algumas dificuldades para acertar outros apresentadores, entre cantores e cantoras, para o "Domingo da Gente"...
•  ... O problema é que a maioria desse pessoal está compromissada com o "Show da Virada" da Globo...
•  ... E constam cláusulas que não permitem essa mistura de estações.
•  A Gazeta prepara mexidas na sua programação para o ano que vem. Mas sempre no um mais um.
•  A Bandeirantes, por sua vez, está com uma grade montada, que prevê mudanças especialmente nas faixas da manhã e da tarde...
•  ... Já existem programas bem definidos para esses horários, mas são mudanças que só devem ocorrer a partir de março ou abril do ano que vem.
•  A anunciada participação de Luana Piovani no "Divertics" não vai mais acontecer...
•  ... Ao que parece, para ela, Luana, os planos são outros.
•  Foram feitos vários testes, neste começo de semana, para escolher a substituta de Alinne Moraes na novela "Em Família", substituta de "Amor à Vida".
•  O "Mais Você", da Ana Maria Braga, completa hoje 14 anos de Globo. Foram cerca de 3500 edições. Parabéns.
•  O Multishow exibe hoje, às 20h30, o "Ao vivo - Paula Fernandes - Um Ser Amor", gravado em junho no HSBC Arena, no Rio.
•  Também no Multishow, hoje, 22h30, a estreia de "Fritada", com Diogo Portugal.
 
C´est fini
 
Na Rede TV!, ficou definido que o programa "É Notícia", que era comandado por Kennedy Alencar, será apresentado interina e alternadamente por Amanda Klein e José Roberto de Toledo. Só os dois, por enquanto.
 
E atenção: "Chaves" já foi instruído para acelerar o processo de aquecimento.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos