Avenida Brasil

O inimigo mora ao "Lado"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Dentro da Globo, pelo menos, "Avenida Brasil" não é apontada como favorita absoluta na briga pelo Emmy Internacional. O clima do "já ganhou" não existe, e por razões altamente justificadas e acima de qualquer discussão.

A novela foi, sim, bem de audiência, contou com uma direção inovadora de Amora Mautner e companhia, teve atuações que conseguiram prender o público até o fim e está hoje entre as mais vendidas no mundo. Só que, o tempo todo, ficou naquilo da vingança, muitas vezes, sem sair do lugar.

Até em função disso, há um forte respeito por outra concorrente, da mesma Globo, "Lado a Lado", escrita por João Ximenes Braga e Cláudia Lage, que apresentou mais originalidade, ao tratar da emancipação feminina e do racismo no início do século XX. As duas brasileiras vão disputar com produções do Canadá e Angola. O resultado será conhecido em cerimônia no dia 25 de novembro, em Nova York.
 
Mudou de nome
 
O especial de Bosco Brasil, "Natal de Arrepiar", sofreu alteração de título na Record. Agora, passa a se chamar "Noite de Arrepiar". André Mattos, Castrinho e Bemvindo Sequeira também foram confirmados em seu elenco.
 
Efeito dominó
 
A Record, da mesma maneira, procura outras opções de títulos para o telefilme "O Amor e a Morte", de Marcílio Moraes, e "Coisas de Casal", de Letícia Dornelles. Quanto a "Nova Família Trapo", "Pa, pe, pi, po, pu" e "Casamento Blindado", estes terão seus nomes mantidos.
 
Dinheiro
 
O orçamento de cada especial de fim de ano da Record é de R$ 500 mil, exceção ao da "Nova Família Trapo", considerado o mais alto, R$ 650 mil. É preciso ressaltar que, apesar da presença de produtoras de conteúdo, nem todos terão o "selo" de parceria. Em alguns casos, ficará com a emissora todo custo de produção.

  • FotoRioNews

    Luana Piovani é confirmada em novo programa da Globo

Novidade no elenco
 
"Divertics", que vem por aí nas tardes de domingo da Globo, além dos nomes já conhecidos, acaba de ter confirmada também a participação de Luana Piovani. Direção do Jorge Fernando e Marcelo Zambelli.
 
Vai funcionar assim

 
Silvio Santos, como sempre vai abrir, em gravação, o próximo Teleton na noite de sexta-feira, 25. No encerramento, aí sim ao vivo, ele terá no palco as companhias da filha, Patrícia, e do neto Tiago Abravanel.
 
Especial da Globo - 1
 
A Globo programou para dia 25, depois "Jô", um "Som Brasil" dedicado ao som do sertão. Participações de Chitãozinho e Xororó, Roberta Miranda, Bonde do Rolê, Lucas Lucco e Karina Zeviani.
 
Especial da Globo – 2
 
João Lucas e Marcelo, do "Eu quero tchu...", também estão confirmados nas gravações do "Show da Virada", da Globo, no dia 27. Mas agora na companhia de MC K9, para cantar "Louquinha". A dupla, como se sabe, sempre teve a força e o impulso do craque Neymar.
 

  • Manuela Scarpa/Photo Rio News

    Tiago Abravanel encerrará o Teleton ao lado do avô, Silvio Santos

Contagem regressiva
 
As gravações de "Amor Veríssimo", nova série do GNT, em 13 episódios, baseada em crônicas de Luis Fernando Veríssimo, serão encerradas neste fim de semana, com exibição em janeiro. No elenco, Fernanda Paes Leme, Gabriela Duarte, Letícia Colin, Marcelo Faria, Paulo Tiefenthaler e Pedro Monteiro, todos fazendo mais de um personagem.
 
Está arrebentando
 
Adriane Galisteu está se saindo muito bem nas gravações do "Domingo da Gente", externas e palco. A sua garra e determinação têm surpreendido a direção da Record. O programa, salvo qualquer surpresa, vai estrear no próximo dia 27.
 
Almoço com o presidente
 
Na última sexta-feira (11), Lula almoçou com os integrantes da equipe de esportes da Espn. Uma iniciativa dele por conhecer e acompanhar o trabalho de todos.

Neste encontro com João Palomino, Juca Kfouri, José Trajano e os demais, o ex-presidente se preocupou em buscar informações com o pessoal especializado, tendo em vista a Copa do Mundo e a Olimpíada que teremos pela frente.
 

  • Greg Salibian/Folhapress

    Adriane Galisteu tem chamado atenção da Record

Silêncio em cima
 
A Globo trabalha de maneira silenciosa na escalação de "Doutora Priscila", novo seriado de Aguinaldo Silva, com início de gravações em março e estreia prevista para abril. Como os nomes ainda não foram fechados, tudo pode acontecer...

Por exemplo, Letícia Spiller, de "Joia Rara", não tem mais a preferência para viver a protagonista.
 
Greta Garbo, quem diria...
 
A Jovem Pan sempre foi uma emissora reconhecida e respeitada pelos serviços de utilidade pública e o seu bom jornalismo. Agora já não é bem assim.

No "Morning Show", um programa que na FM até vai – e que enfiaram na AM, está mexendo com coisas de religião, racismo, além de outras brincadeiras que não têm nada a ver. E um deles perguntou se Ana Hickmann tinha parido. É...
 
Hora da verdade
 
Deixando a brincadeira de lado, a foto do selinho Marcelo Rezende, aqui publicada, não tem nada a ver. Aquilo faz parte de uma matéria, que a Dani Duff fez para novo projeto da Record.
 
Bate – Rebate
 
•  O programa "O Melhor do Brasil", da Record, no próximo domingo, será dedicado aos 40 anos de Rodrigo Faro...
•  ... Nesse dia, Michel Teló irá assumir o comando do quadro "Sua festa é nossa", que terá o próprio Rodrigo como focalizado....
•  ... Na plateia, Val Marchiori, Amanda Françozo, Karina Bacchi e Rafael Cortez, além de familiares do aniversariante.
•  Na Globo, há três projetos candidatos a substituir a atual "Malhação" - que ficará no ar até o início da Copa do Mundo...
•  ... Dois já são conhecidos, um roteiro, estilo trabalho de época, dos autores Maurício Gyboski e Rodrigo Ribeiro, além de um outro, escrito pelo Mauro Wilson.
•  Roberta Miranda gravou o "Estrelas", da Angélica, que será apresentado dia 26...
•  ... Angélica, que grava a partir de hoje em Las Vegas.
•  Um hotel fazenda, no Rio, foi o local escolhido por Gilberto Barros para as gravações dos seus programas de verão. Começa dia 27.
•  A segunda temporada do "Pirei", programa da Betty Lago, estreia dia 28, às 20h30, no GNT...
•  ... Betty, como se sabe, também está no elenco de "Pecado Mortal", na Record.
•  Na Rede Brasil, Cláudio França, o Gaúcho, assumiu a direção do "A Tarde é Show", da Nani Venâncio. O programa será reestruturado.
•  Uma Feira do Livro vai acontecer até o dia 18, no espaço de Convivência da Record, na sede da emissora, em São Paulo.
•  Vai indo muito bem o jornal do César Filho, todas as manhãs, no SBT. O tom descontraído que ele dá ao noticiário tem atingido os mais diferentes tipos de público...
•  ... Ontem, por exemplo, alcançou picos de 5 e fechou com 4 na prévia.
 
C"est fini
 
Em Nova York, Luciana Gimenez começou a gravar uma série de especiais que serão exibidos apenas em 2014. Material para o período de férias. Na próxima semana, ela deve voltar ao Brasil para retomar seus trabalhos nos estúdios da Rede TV!.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos