A volta do guerreiro Talma

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • TV Globo/João Cotta

    Diretor Roberto Talma está de volta à Globo

    Diretor Roberto Talma está de volta à Globo

Nas últimas semanas, cada visita de Roberto Talma ao Projac, complexo de estúdios da Globo no Rio, foi motivo de festa, depois do seu longo período de internação e recuperação em São Paulo.

Todos sempre fizeram questão de saudá-lo e desejar a sua volta rápida aos trabalhos. É um profissional que, com a sua experiência, fez muita falta. Sabe tudo de televisão e é reconhecido pela maioria como um dos maiores diretores de novelas e programas em todos os tempos.

Talma, hoje um dos mais antigos funcionários da Globo em atividade, em muitas dessas ocasiões, chegou a se emocionar com o carinho de todos. Nesta última semana, inclusive com direito a sala nova no Projac, Talma retomou efetivamente o seu expediente na emissora.
 
Faltou dizer
 
Nada foi falado por aqui sobre a estreia, excelente, da Renata Vasconcellos no "Fantástico". Esteve segura e elegante como sempre. Ela e o Tadeu formam uma dupla que deve fazer história.
 
Supervisor de verdade
 
Silvio de Abreu vai fazer a supervisão da novela de estreia do Daniel Ortiz, seu colaborador em outras jornadas. Assim como aconteceu com o Carlos Lombardi lá atrás ou o João Emanuel Carneiro mais recentemente, ele pretende se envolver diretamente com tudo. Ou meter o bedelho em tudo. Desde a escalação do elenco ao desenvolvimento da trama.
 
Curioso isso - 1

 
Na recente feira em Cannes, assim como as anteriores no mesmo local, o grande destaque em vendas da Bandeirantes ainda é a novela "Os Imigrantes".

Um trabalho do Benedito Ruy Barbosa, escrito e apresentado no início da década de 80.
 
Curioso isso – 2
 
Por essas e outras, o dono da Band, Johnny Saad, tem como frustração a sua emissora nunca ter se firmado ou dado continuidade na produção das novelas. Apesar das inúmeras tentativas e dos investimentos realizados.
 
Tudo daqui
 
Ontem, em Seul, a Globo estava com uma equipe completa no estádio, transmitindo o amistoso da seleção brasileira. O SporTV, desta vez, preferiu economizar. Luiz Carlos Jr. e Lédio Carmona fizeram o jogo daqui.
 

  • AgNews

    Camila Rodrigues estará em especial da Record

Outras novidades
 
Além de Juliana Silveira, Angelina Muniz, Manoelita Lustosa e Antonia Fontenelle que já tiveram as suas participações anunciadas, André de Biase, Camila Rodrigues e duas crianças que trabalharam no espetáculo "Família Addams", também foram confirmados no elenco do especial "Coisas de Casal", da Letícia Dornelles, na Record.

Grava em novembro.
 
Agenda comprometida
 
A decisão da alta direção da Globo em espichar "Amor à Vida" até 31 de janeiro provocou, por tabela, alterações também na agenda de compromissos do seu elenco. Caso, por exemplo, de Malvino Salvador, que agora só poderá se dedicar às filmagens do longa-metragem sobre o lutador José Aldo a partir de março.
 
Especial de dezembro

 
O elenco da novela "Chiquititas" vai participar da programação de fim de ano do SBT. Algumas ideias, para o especial, já estão sendo estudadas pela direção musical da emissora.
 

  • Divulgação/Globo

    O amor não tem idade: Ary Fontoura e Nathalia Timberg em cena de "Amor à Vida", na Globo

Plano mantido
 
A Globo está com todo o seu planejamento de HD mantido para os próximos meses. A expectativa é começar com a programação esportiva em novembro e todos os telejornais, locais e rede, ainda em dezembro. A ordem dos trabalhos, por enquanto, se mantém dentro do que foi estabelecido.
 
Participações especiais
 
A convite do diretor Dennis Carvalho, alguns atores farão participações especiais nos capítulos finais de "Sangue Bom". Alejandro Claveaux e Roberto Birindelli, por exemplo, já foram convidados.
 
Bate – Rebate
 
•  A Globo e Fernanda Lima já estão acertadas sobre o próximo trabalho dela...
•  ... Mas o combinado é não falar nada, pelo menos por enquanto.
•  Já existe uma proposta para Maria Casadevall acertar contrato de longa duração com a Globo.
•       A mexicana Televisa tem outras intenções ao abrir um escritório em São Paulo...
•  ... Fala-se que o interesse da sua direção, a partir de agora, também diz respeito aos canais fechados.
•       A Record precisa cuidar um pouquinho mais da imagem dos seus repórteres...
•  ... Alguns deles não têm o menor cuidado com a aparência.
•  A maioria do pessoal que foi trabalhar em Cannes, representando as diversas emissoras brasileiras, reassume amanhã seus postos por aqui.
•  O elenco de "Amor à Vida" já foi avisado que as gravações devem se estender até a segunda quinzena de janeiro...
•  ... Alguns atores, inclusive, se viram forçados a transferir alguns compromissos.
 
C´est fini
 
Em homenagem ao centenário de nascimento de Vinícius de Moraes, no dia 19, sábado que vem, o Canal Brasil exibirá os filmes "Orfeu", "Para Viver Um Grande Amor", "Orfeu Negro" e o documentário "Vinícius".
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos