A televisão precisa entrar na discussão do futebol
-
Pedro Ivo Almeida / UOL Esporte
Juninho Pernambucano, Seedorf, Cris, Dida e Paulo André representaram o Bom Senso F.C. em reunião com a CBF
Os jogadores de futebol, através do Bom Senso F.C., se uniram por necessárias mudanças no calendário brasileiro e representados por alguns deles – Seedorf, Paulo André, Dida e Juninho, estiveram com o presidente José Maria Marin, naquele que pode ser considerado o pontapé inicial de um amplo entendimento.
No entanto, é preciso considerar que a CBF, embora apresentada como dona do brinquedo, tem até a página três condições de, nesta altura dos acontecimentos, organizar alguma coisa mais humana e justa valendo a partir de 2014.
Ninguém pode esquecer a presença de um componente chamado televisão, que é quem de verdade paga essa conta. Todo e qualquer acordo deve passar necessariamente por ela, que contratou e repassou aos seus patrocinadores um determinado número de datas para o próximo ano.
Houve um pagamento e há o comprometimento para a entrega. O valor do dinheiro em jogo é muito alto, e quebrar uma condição já estabelecida pode implicar sérios prejuízos.
Outra questão - 1
É impossível acreditar que a Globo não tenha, de alguma maneira, abençoado ou participado da decisão da CBF em receber os jogadores. O Marin, que a gente conhece, sem ter este ponto de apoio, dificilmente tomaria tal decisão sozinho.
Outra questão – 2
Tem também o lado da TV fechada que deve ser considerado. Havendo a redução de datas, como se pretende principalmente em relação aos estaduais, muito mais que a Globo ou Bandeirantes, será ela a maior prejudicada.
Outra questão - 3
É, no mínimo, curiosa a situação dos clubes em todo o processo. Eles praticamente se eximiram de qualquer discussão. Preferiram, como sempre, sentar na numerada e não se comprometer com coisa nenhuma, nem mesmo de montar e conservar plantéis que possam tornar as competições mais interessantes.
-
César Filho quer arrumar namorada para Marcelo Rezende
Por último
Não se pode esquecer que os clubes, ou a maioria deles, já pegaram adiantado da televisão aquilo que têm direito pelas transmissões. Como vão fazer agora? Devolver o dinheiro?
Atenção, atenção
A Série B, do Campeonato Brasileiro, está muito próxima de voltar para a Rede TV! a partir do ano que vem. Tudo foi ajustado nesses últimos dias, inclusive com o oferecimento das seguranças exigidas.
Campanha
Ontem, no seu jornal das manhãs no SBT, César Filho lançou uma campanha com o objetivo de arrumar uma namorada para o Marcelo Rezende.
César não se conforma em ver o vizinho e amigo de Tamboré, vivendo num palacete como aquele, solteiro e sozinho. Só cortando pra 18, pra 19, 20... e por aí em diante.
-
Record quer Fontenelle em especial de fim de ano
Fontenelle na pista
A parceria Record e Casablanca pretende contar com Antonia Fontenelle no elenco de "Coisas de Casal", especial de fim de ano escrito por Letícia Dornelles, que terá a direção de Edgard Miranda. As conversas visando a participação da atriz, que esteve na novela "Balacobaco", já começaram.
Um detalhezinho
Ontem aqui se falou da promoção do André Luiz Costa, que deixa o BandNews para ser o segundo homem do Jornalismo da Bandeirantes.
Faltou desejar boa sorte e que, a partir de agora, ele passe ao menos a cumprimentar os seus companheiros de trabalho. Mesmo que, no seu caso, isto possa significar algum sacrifício.
Segunda Guerra
A autora Jackie Vellego, colaboradora em "Lado a Lado", entregou uma proposta de novela sobre os pracinhas da FEB – Força Expedicionária Brasileira, e a participação deles na Segunda Guerra Mundial. O trabalho passa a ser avaliado pela direção de Entretenimento da Globo.
Esteja presa
Amora, personagem de Sophie Charlotte, vai pra cadeia e deve ficar lá, pelo menos, até o antepenúltimo capítulo de "Sangue Bom".
Apostando alto nesse desfecho, os autores Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari vão segurar os dois capítulos restantes, torcendo para que essa informação sobre o destino de Amora - se termina ou não com Bento (Marco Pigossi) - não vaze.
Missão quase impossível.
-
Amora será presa na reta final de "Sangue Bom"
Adriane na Record
Adriane Galisteu acertou com a Record, a princípio para apresentar o "Domingo da Gente", aos domingos, das 12h às 15 horas, na sua estreia. Mas há o desejo de efetivá-la na função. Trata-se de algo que já ficou bem encaminhado na reunião de ontem.
Bate – Rebate
• Em vez de São Paulo, no litoral, Gilberto Barros vai gravar os seus especiais de férias no Rio de Janeiro.
• De acordo com a Fox, apenas Rodrigo Faro está fechado até agora para o elenco do filme sobre a banda "Mamonas Assassinas"...
• ... Ainda não se sabe quando o longa-metragem será rodado nem o diretor-geral do projeto.
• Andrea Bocelli vai se apresentar somente uma noite no MGM Grand, em Las Vegas, no dia 7 de dezembro.
• Amaury Jr. lança hoje a sua linha de chocolates "Gourmand", da Munik, na Casa Fares...
• ... Diversos convidados irão expor as suas obras com o elemento chocolate, que serão doadas para a ONG Instituto Arte de Viver Bem, da Valéria Baraccat.
• Entre eles, Gustavo Rosa, Roberto Camasmie, João Camargo, Joia Bergamo, Léo Shehtman, Gina Elimelek, Fabrizio Giannone, Adriana Restum, Fernando Pires e Fábio Arruda.
• A Miss Brasil Jakelyne de Oliveira estará em Moscou já na outra semana, 21, para disputar o Miss Universo no dia 9 de novembro...
• ... A Bandeirantes vai transmitir com Renata Fan.
C´est fini
Galvão Bueno, Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho vão fazer o jogo Brasil e Coreia do Sul, sábado, em Seul. No estúdio da Globo, no Rio de Janeiro, Caio Ribeiro irá analisar a partida com o auxílio da mesa tática.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
*Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.