Globo e Bandeirantes se preparam para o amanhã

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Participei do programa do Amaury Junior e uma das suas perguntas --ele é um craque nisso-- foi sobre a televisão atual e a que nos espera no futuro. E aí, durante a conversa, caiu uma ficha interessante. As emissoras abertas devem, desde já, criar mecanismos para evitar outra importante fuga de telespectadores para a TV fechada, algo que parece inevitável se algumas providências não forem tomadas.

Concorrer filme com outro filme ficou provado que não dá, e programas infantis com programas infantis também não. É preciso trabalhar na criação de produtos que possam fazer frente a isto.

De outra parte, depois de Carnaval e Copa do Mundo, o horário político durante quatro meses também jogará contra os interesses dos canais convencionais. Por motivos como este é que a Globo, antes, e a Bandeirantes, há menos tempo, passaram a tratar de maneira diferente as suas emissoras fechadas. Desde agora começaram a se preparar para o futuro, no ano que vem e em todos os outros, porque este é um problema que só deve se agravar.

Elenco – 1

Ainda pode haver uma mudança ou outra, mas a Record já tem praticamente fechado o elenco de "Natal de Arrepiar", especial do Bosco Brasil. Estão certos: Benvindo Sequeira, Castrinho, Cristina Pereira, Solange Couto, Robertha Portella, Verônica Debom e Sílvio Guindane. André Mattos e José Dumont, também convidados, ainda não foram confirmados.

  • A atriz Solange Couto é uma das confirmadas no especial de fim de ano da Record

Elenco – 2

A Record também possui alguns nomes certos para "Coisas de Casal", da Letícia Dornelles, outro especial de dezembro. Juliana Silveira, Angelina Muniz e Manoelita Lustosa já estão confirmadas. Falta definir dois homens.

E o nosso? – 1

A partir de janeiro, o canal Fox Life terá uma série de novidades na sua programação, entre elas, a versão de "A Escrava Isaura", protagonizada por Bianca Rinaldi na Record, com direito inclusive a final inédito. Tudo isso foi confirmado na festa de 20 anos do Grupo Fox, terça passada, em São Paulo.

E o nosso? – 2

Só que, até o momento, ninguém procurou os atores --Mayara Magri e Carlo Briani, por exemplo-- que participaram desse trabalho para falar sobre seus direitos, uma vez que o anúncio da novela já foi feito. Os dois e todos os outros estão esperando ansiosamente por isso.

Analice voltou

  • Analice Nicolau, uma das participantes da 2ª edição do "Casa dos Artistas"

Depois ter ido ao Jassa, encontrado com Silvio Santos e pedido para voltar, Analice Nicolau já foi reintegrada ao departamento de jornalismo do SBT. E deve também ser reconduzida para os boletins da faixa da noite.

Pré-light

A Record realizou na sexta-feira (4) os primeiros testes de cenário e luz do novo "Domingo da Gente" na sua sede, em São Paulo. Trabalho coordenado pelo diretor Vildomar Batista. A proposta do programa é transformar cantores em apresentadores. Algo, aliás, que já apresenta certa dor de cabeça, em função da agenda de shows de alguns nomes pretendidos.

Cuidado com isso

Está tudo muito estranho. Várias pessoas comentam que o "X-Factor" já está nas mãos da Record. Ela nega. E a Fremantle, dona do formato, também. Como é que ficamos?

Teatro

Adriane Galisteu volta ao teatro, a partir de sexta-feira (11), na peça "Três Dias de Chuva", que já tem no elenco Otávio Martins e Petrônio Gontijo. Ela vai substituir Carolina Ferraz, que deixou o espetáculo neste último fim de semana, por causa da próxima novela das 19h, "Além do Horizonte", na Globo. A direção é do Jô, que aconselhou Adriane a nunca mais se afastar do teatro.

Cinema – 1

Protagonista em "Amor à Vida", Paolla Oliveira também é a estrela do filme "Bala Sem Nome", do diretor Felipe Cagno, sem ainda previsão de lançamento. Paolla faz Suzana, uma garçonete que tem dificuldades de juntar dinheiro para sair do país, e é vítima de sequestro.

Cinema – 2

A personagem de Paolla e o namorado, papel de Sérgio Marone, são levados para um cativeiro, pressionados e torturados, para que devolvam o dinheiro de um suposto roubo. A trama gira também em torno dessa dúvida, se os dois estariam envolvidos nesse roubo ou apenas um deles. Ainda no elenco, Ricardo Monastero, Leopoldo Pacheco, Guta Ruiz, Flávio Tolezani e Zécarlos Machado, entre outros.

Ratinho em Cannes

A Rede Massa também estará representada, a partir de hoje, na feira de Cannes. Para lá seguiram os acionistas Ratinho e Rafael Massa, além do diretor de programação, Mauro Lissoni.

Bate - Rebate

  • A partir de hoje, as coisas começam a se definir sobre o novo "Vídeo Show"...
  • ...O problema entre o pessoal da equipe é saber exatamente quem para e quem continua.
  • Homenagem merecida: Eder Luiz e toda a equipe de esportes da Transamérica FM ofereceram um jantar ao Roberto Carmona, no Prazeres da Carne, semana passada.
  • O Carmona completou 50 anos de profissão.
  • Ainda do rádio, a partir de hoje, o "Morning Show", da Pan FM, passa a ser transmitido também na AM. Vamos ver o que vai dar.
  • Danilo Gentili, do "Agora é Tarde", como se sabe, está em reta final de contrato com a Bandeirantes...
  • ... Até em função dos bons resultados do programa, a renovação é aguardada, como uma coisa natural...
  • ... Porém, se por acaso alguma coisa acontecer --ou deixar de acontecer--, a Record já se mostrou interessada...
  • ... Uma conversinha informal, pelo menos, aconteceu há poucos dias.
  • De acordo com uma pesquisa do Ibope, o "Hoje em Dia", da Record, aparece como líder nacional de público na faixa etária de 25 a 34 anos.
  • Já em São Paulo, segundo o instituto, o programa é líder de audiência entre o público feminino, de 35 a 49 anos, das classes AB e C.
  • No Rio, tem liderança junto ao segmento masculino de 18 a 24 anos de idade nas classes C e D.
  • Por causa de uma notícia que o Nelson Rubens deu e que também envolveu a Ticiane Pinheiro, Otávio Mesquita colocou o caso nas mãos do seu advogado.

C'est fini

O "Mais Você", da Ana Maria Braga, e o "Encontro", da Fátima Bernardes, que sempre foram ao ar ao vivo, todos os dias da semana, agora deixaram de ser. Às sextas-feiras, de uns tempos para cá, passaram a entrar programas gravados. Pode chover canivete. E os dois perdem com isso.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos