Um desastre chamado "SBT Notícias"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    A jornalista Neila Medeiros, que se mudou de Brasília para apresentar o "SBT Notícias"

    A jornalista Neila Medeiros, que se mudou de Brasília para apresentar o "SBT Notícias"

Alguém já disse, e acho que foi por aqui mesmo, que Silvio Santos é o melhor diretor de programação... das concorrentes. Há um certo exagero, mas a sua decisão de colocar um novo jornal no começo da noite deve ser vista – no mínimo - como outro grande engano.

O "SBT Notícias", comparado com o que existe no horário, não é um produto ruim. Ao contrário. Não está se prendendo apenas aos assuntos policiais e tem procurado, através dos esforços da sua equipe, apresentar alguma coisa diferente em relação aos seus principais competidores, Datena e Marcelo Rezende.

Acontece que esses dois já tinham os seus públicos definidos e conquistados, e não tiveram as suas audiências prejudicadas com o lançamento deste jornal. Quem acabou perdendo e já existe esta constatação, foi o próprio SBT.

Antes, o "SBT Brasil" se mantinha na casa dos 5,5 ou 6 pontos, porque recebia com 6 ou 7 do seriado "Eu, a Patroa e as Crianças". Hoje, com uma entrega de 2 ou 3 do "SBT Notícias", está fechando com 4, e olhe lá, porque jornal nenhum aumenta audiência. Ou mantém o que pegou ou cai. É o que está acontecendo.
 

  • Reprodução/Instagram

    Britto Jr. durante premiação do "Galinho de Ouro" para o "Programa da Tarde"

Parada obrigatória
A Record vai dar férias ao Britto Junior. Ele vem de uma carga de trabalho bem intensa, acumulando o "Programa da Tarde" com a "Fazenda".

Deve parar a partir desta próxima segunda-feira.
 
Fim de ano
O Credicard Hall, em São Paulo, vai receber as gravações do especial "Show da Virada", da Globo, com trabalhos previstos para os dias 26 e 27 de novembro.

A lista de convidados ainda está sendo elaborada, mas Luan Santana, por exemplo, é nome certo.
 
Comando
Responsável pelo especial "Criança Esperança" deste ano, que apresentou um novo formato, Luiz Gleiser já está escalado para dirigir esta próxima edição do "Show da Virada".
 
Mais música - 1
Salvo qualquer alteração, esta é a lista de cantores-apresentadores do "Sai do Chão", novidade da Globo para os próximos meses, cada um comandando seu próprio programa e recebendo convidados.

Foram chamados Luan Santana, Paula Fernandes, Naldo, Anitta, Jorge e Mateus e Thiaguinho.
 
Mais música – 2
"Sai do Chão! – Musical do Verão" tem como proposta seis grandes shows entre janeiro e fevereiro, nas tardes de domingo da Globo.

No especial, o artista vai cantar suas músicas, fazer duetos com seus ídolos e amigos, e contar histórias.

Funkeira "fatiada"

Veja imagens de Anitta
Veja imagens de Anitta

A funkeira Anitta chama atenção também pela quantidade de gente envolvida nos negócios da sua carreira.

São cerca de 11 profissionais, para os mais diferentes casos - da venda de shows a licenciamentos. É como se ela tivesse vários donos, como os jogadores de futebol, "fatiados" entre vários empresários.
 
Raridade
Essa situação que envolve a Anitta faz parte do novo universo da música, com a presença de investidores, que atuam junto também aos muitos sertanejos e pagodeiros.

Por essas e outras, casos como o de Roberto Carlos, por exemplo, que possui apenas um empresário para todos os assuntos, são cada vez mais raros.

Passando a faixa - 1

  • Divulgação

    Globo procura nova Globeleza para substituir Aline Prado

A Globo anunciou domingo, no "Fantástico", que já está à procura de uma nova "Globeleza", que irá substituir Aline Prado, no posto desde o carnaval de 2006.

 

Informou ainda que convidou o público para funcionar como "olheiro" do programa.
 
Passando a faixa - 2
O resultado é que em apenas dois dias a Central de Atendimento da Globo recebeu mais de 700 mensagens de telespectadoras de todo o país querendo ser a nova Globeleza.

Todo esse material será analisado pela produção para as seletivas que vão acontecer em algumas cidades.
 
Rádio
Pessoas próximas ao Ratinho garantem que ele não desistiu de investir no rádio, em São Paulo. Fala-se inclusive que teria reservado para isto algo próximo a R$ 30 milhões, mas não conseguiu, pelo menos até agora, fechar negócio com nenhuma emissora da Capital.

Daí que as suas atenções estariam se voltando para regiões importantes do estado, como Vale do Paraíba, Campinas e Ribeirão Preto.
 
Fim do esconde-esconde

Em "Amor à Vida", a partir de hoje irá deslanchar a participação de Sophia Abrahão na história, como Natasha.

Ela vai formar dupla com Daniel Rocha, Rogério na trama.
 
Sob nova direção
Dennis Salles, sobrinho de Homero Salles, recém-saído do SBT, onde era diretor-geral do "Astros", acaba de acertar seu ingresso na Rede TV!.

Ele foi chamado para tocar o "Morning Show", em substituição a Roberto Ortega, que deixou a emissora.
 
Bate - Rebate
•        O SBT está mandando Fernando Pelégio e Murilo Fraga para a MIP TV em Cannes.
•       Diego Guebel também vai para o mesmo destino, com um pessoal da Band e da Cuatro Cabezas.
•        Bandeirantes está dando passos bem largos na unificação dos seus setores...
•       ... As matérias do Jornalismo e do Esporte já são produzidas para todos os veículos, inclusive as emissoras de rádio.
•       Luan Santana gravou a nova campanha da Tele Sena, empresa do Grupo Silvio Santos.
•       "A Bíblia", série de grande sucesso no ano, com mais de 160 milhões de telespectadores, estreia dia 16 na Record...
•       ... Com exibições sempre às quartas-feiras, às 9 e meia da noite. São 10 episódios.
•       A Globo mostrou jogos seguidos do decadente São Paulo, domingo e quarta-feira. Depois se queixam da baixa audiência...
•       ... E teve Corinthians, nas duas vezes jogando fora da Capital, contra Portuguesa e Bahia.
•       A tarde de sábado da Record, por enquanto, vai continuar como está. Toda e qualquer novidade só no ano que vem.
•       Apresentador de programas da extinta Manchete, Florestan Fernandes Júnior, estará na manhã de hoje na Faculdade Cásper Líbero acompanhando a exibição do documentário "Aconteceu, virou Manchete!".
 
C"est fini
No próximo dia 10, em evento marcado para a Chácara Santa Cecília, em São Paulo, Rafinha Bastos vai apresentar seu novo projeto para Internet, o canal Marcapasso, em parceria com o diretor Leo Rapini, desta vez bem distante da comédia.

Trata-se de um conteúdo que vai contar histórias de pessoas reais de maneira autêntica e inspiradora, como, por exemplo, de uma mulher que passará por um transplante, ou de um homem que sairá de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos